Processos avaliativos na educação profissional em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUJ5G |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo caracterizar como são desenvolvidos os processos avaliativos da aprendizagem na educação profissional em saúde. O estudo foi realizado por meio do método de Revisão Integrativa no qual foram pesquisados trabalhos que abordassem a temática do estudo. A coleta dos dados foi feita por consulta online nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultaram desta busca cinco artigos, os quais constituem a amostra deste trabalho. Para análise e discussão dos resultados, os artigos foram categorizados de acordo com as discussões e resultados. A partir da análise dos dados emergiram os seguintes temas: Falta de preparação/capacitação pedagógica para avaliar; Função e objetivos da avaliação da aprendizagem; Critérios e instrumentos avaliativos e Aspectos da avaliação da aprendizagem. Os resultados apontam para a necessidade de conhecer e refletir sobre os processos avaliativos, buscando aliar metodologias e instrumentos necessários para a construção de uma avaliação voltada para formação global do aluno. |
id |
UFMG_b169ca8e1da9046a93e8fad9d91989b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUJ5G |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Geralda Fortina dos SantosPaula Cambraia de Mendonca ViannaIsmar Joao Candido2019-08-10T10:10:55Z2019-08-10T10:10:55Z2012-02-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUJ5GEste estudo teve como objetivo caracterizar como são desenvolvidos os processos avaliativos da aprendizagem na educação profissional em saúde. O estudo foi realizado por meio do método de Revisão Integrativa no qual foram pesquisados trabalhos que abordassem a temática do estudo. A coleta dos dados foi feita por consulta online nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultaram desta busca cinco artigos, os quais constituem a amostra deste trabalho. Para análise e discussão dos resultados, os artigos foram categorizados de acordo com as discussões e resultados. A partir da análise dos dados emergiram os seguintes temas: Falta de preparação/capacitação pedagógica para avaliar; Função e objetivos da avaliação da aprendizagem; Critérios e instrumentos avaliativos e Aspectos da avaliação da aprendizagem. Os resultados apontam para a necessidade de conhecer e refletir sobre os processos avaliativos, buscando aliar metodologias e instrumentos necessários para a construção de uma avaliação voltada para formação global do aluno.This study aimed to characterize the processes are developed and evaluative learning in health professional education. The study was performed using the method of integrative Review in which was researched work that addressed the topic of study. Data collection was done by consulting databases in the Virtual Health Library (VHL). This search resulted in five articles, which constitute the study sample. For analysis and discussion of results, the articles were categorized according to the discussions and result. The data analysis revealed the following themes: Lack of preparation/training to evaluate teaching, role and objectives of the evaluation of learning instruments and evaluative criteria and evaluation aspects of learning. The results point to the need to know and reflect on the evaluation processes, seeking to combine methodologies and tools needed to build an evaluation focused on the student.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação profissionalizanteAvaliação da aprendizagemAvaliação educacionalProcessos avaliativos na educação profissional em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc___ismar_jo_o_candido.pdfapplication/pdf304437https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUJ5G/1/tcc___ismar_jo_o_candido.pdf19f6d421fa724c60d3bf6bcd2b4403eeMD51TEXTtcc___ismar_jo_o_candido.pdf.txttcc___ismar_jo_o_candido.pdf.txtExtracted texttext/plain57009https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUJ5G/2/tcc___ismar_jo_o_candido.pdf.txt90aefb9fc304a8f2e47965fbd836b283MD521843/BUBD-9DUJ5G2019-11-14 09:08:50.971oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUJ5GRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:08:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processos avaliativos na educação profissional em saúde |
title |
Processos avaliativos na educação profissional em saúde |
spellingShingle |
Processos avaliativos na educação profissional em saúde Ismar Joao Candido Educação profissionalizante Avaliação da aprendizagem Avaliação educacional Educação em enfermagem Capacitação profissional |
title_short |
Processos avaliativos na educação profissional em saúde |
title_full |
Processos avaliativos na educação profissional em saúde |
title_fullStr |
Processos avaliativos na educação profissional em saúde |
title_full_unstemmed |
Processos avaliativos na educação profissional em saúde |
title_sort |
Processos avaliativos na educação profissional em saúde |
author |
Ismar Joao Candido |
author_facet |
Ismar Joao Candido |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Geralda Fortina dos Santos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paula Cambraia de Mendonca Vianna |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ismar Joao Candido |
contributor_str_mv |
Geralda Fortina dos Santos Paula Cambraia de Mendonca Vianna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissionalizante Avaliação da aprendizagem Avaliação educacional |
topic |
Educação profissionalizante Avaliação da aprendizagem Avaliação educacional Educação em enfermagem Capacitação profissional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Capacitação profissional |
description |
Este estudo teve como objetivo caracterizar como são desenvolvidos os processos avaliativos da aprendizagem na educação profissional em saúde. O estudo foi realizado por meio do método de Revisão Integrativa no qual foram pesquisados trabalhos que abordassem a temática do estudo. A coleta dos dados foi feita por consulta online nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultaram desta busca cinco artigos, os quais constituem a amostra deste trabalho. Para análise e discussão dos resultados, os artigos foram categorizados de acordo com as discussões e resultados. A partir da análise dos dados emergiram os seguintes temas: Falta de preparação/capacitação pedagógica para avaliar; Função e objetivos da avaliação da aprendizagem; Critérios e instrumentos avaliativos e Aspectos da avaliação da aprendizagem. Os resultados apontam para a necessidade de conhecer e refletir sobre os processos avaliativos, buscando aliar metodologias e instrumentos necessários para a construção de uma avaliação voltada para formação global do aluno. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T10:10:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T10:10:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUJ5G |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUJ5G |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUJ5G/1/tcc___ismar_jo_o_candido.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUJ5G/2/tcc___ismar_jo_o_candido.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
19f6d421fa724c60d3bf6bcd2b4403ee 90aefb9fc304a8f2e47965fbd836b283 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676860810067968 |