Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simone Aparecida Sousa Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNCP
Resumo: O presente trabalho consiste num relato de experiências, vivenciadas, desenvolvidas e observadas numa turma de 4º ano da escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira da cidade de Ibiá. Essa pesquisa surgiu através de inquietações pessoais e profissionais acerca do ensino de artes nos anos iniciais da educação fundamental. Após analisar o comportamento dos professores e alunos dos anos iniciais do fundamental perante a disciplina de arte foi possível constatar a insegurança e ao mesmo tempo as potencialidades de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Também foi possível verificar a postura comodista que muitas vezes assumimos perante o ensino, falta o desejo de querer inovar e modificar o ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental de nossas escolas públicas. Com tudo o professor necessita sim de empatia e criatividade, mas também necessita de parceiros, de cursos, materiais e de liberdade para ensinar. Pois ainda hoje em alguns casos a aula de arte e vista como aquela aula que vai enfeitar a escola, descansar os alunos para as demais disciplinas ou simplesmente passar o tempo.
id UFMG_b5b524a1901f9d1462f87ea24fe51e10
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KSNCP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jussara Vitoria de FreitasAmir Brito CadôrSimone Aparecida Sousa Rodrigues2019-08-11T02:52:08Z2019-08-11T02:52:08Z2014-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNCPO presente trabalho consiste num relato de experiências, vivenciadas, desenvolvidas e observadas numa turma de 4º ano da escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira da cidade de Ibiá. Essa pesquisa surgiu através de inquietações pessoais e profissionais acerca do ensino de artes nos anos iniciais da educação fundamental. Após analisar o comportamento dos professores e alunos dos anos iniciais do fundamental perante a disciplina de arte foi possível constatar a insegurança e ao mesmo tempo as potencialidades de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Também foi possível verificar a postura comodista que muitas vezes assumimos perante o ensino, falta o desejo de querer inovar e modificar o ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental de nossas escolas públicas. Com tudo o professor necessita sim de empatia e criatividade, mas também necessita de parceiros, de cursos, materiais e de liberdade para ensinar. Pois ainda hoje em alguns casos a aula de arte e vista como aquela aula que vai enfeitar a escola, descansar os alunos para as demais disciplinas ou simplesmente passar o tempo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesatualidadeEducaçãoensino-aprendizagemarteArtes visuais nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsimone___mono_pronta2.pdfapplication/pdf6415672https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSNCP/1/simone___mono_pronta2.pdf85a01cb297b52239bc7498e1320aac38MD51TEXTsimone___mono_pronta2.pdf.txtsimone___mono_pronta2.pdf.txtExtracted texttext/plain69365https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSNCP/2/simone___mono_pronta2.pdf.txt8f701991d057e2f74b410d467fff47a7MD521843/BUOS-9KSNCP2019-11-14 03:17:51.153oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KSNCPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:17:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental
title Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental
Simone Aparecida Sousa Rodrigues
atualidade
Educação
ensino-aprendizagem
arte
Artes
title_short Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental
author Simone Aparecida Sousa Rodrigues
author_facet Simone Aparecida Sousa Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jussara Vitoria de Freitas
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Amir Brito Cadôr
dc.contributor.author.fl_str_mv Simone Aparecida Sousa Rodrigues
contributor_str_mv Jussara Vitoria de Freitas
Amir Brito Cadôr
dc.subject.por.fl_str_mv atualidade
Educação
ensino-aprendizagem
arte
topic atualidade
Educação
ensino-aprendizagem
arte
Artes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artes
description O presente trabalho consiste num relato de experiências, vivenciadas, desenvolvidas e observadas numa turma de 4º ano da escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira da cidade de Ibiá. Essa pesquisa surgiu através de inquietações pessoais e profissionais acerca do ensino de artes nos anos iniciais da educação fundamental. Após analisar o comportamento dos professores e alunos dos anos iniciais do fundamental perante a disciplina de arte foi possível constatar a insegurança e ao mesmo tempo as potencialidades de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Também foi possível verificar a postura comodista que muitas vezes assumimos perante o ensino, falta o desejo de querer inovar e modificar o ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental de nossas escolas públicas. Com tudo o professor necessita sim de empatia e criatividade, mas também necessita de parceiros, de cursos, materiais e de liberdade para ensinar. Pois ainda hoje em alguns casos a aula de arte e vista como aquela aula que vai enfeitar a escola, descansar os alunos para as demais disciplinas ou simplesmente passar o tempo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T02:52:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T02:52:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNCP
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNCP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSNCP/1/simone___mono_pronta2.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSNCP/2/simone___mono_pronta2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 85a01cb297b52239bc7498e1320aac38
8f701991d057e2f74b410d467fff47a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589556682883072