Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNCP |
Resumo: | O presente trabalho consiste num relato de experiências, vivenciadas, desenvolvidas e observadas numa turma de 4º ano da escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira da cidade de Ibiá. Essa pesquisa surgiu através de inquietações pessoais e profissionais acerca do ensino de artes nos anos iniciais da educação fundamental. Após analisar o comportamento dos professores e alunos dos anos iniciais do fundamental perante a disciplina de arte foi possível constatar a insegurança e ao mesmo tempo as potencialidades de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Também foi possível verificar a postura comodista que muitas vezes assumimos perante o ensino, falta o desejo de querer inovar e modificar o ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental de nossas escolas públicas. Com tudo o professor necessita sim de empatia e criatividade, mas também necessita de parceiros, de cursos, materiais e de liberdade para ensinar. Pois ainda hoje em alguns casos a aula de arte e vista como aquela aula que vai enfeitar a escola, descansar os alunos para as demais disciplinas ou simplesmente passar o tempo. |
id |
UFMG_b5b524a1901f9d1462f87ea24fe51e10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KSNCP |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jussara Vitoria de FreitasAmir Brito CadôrSimone Aparecida Sousa Rodrigues2019-08-11T02:52:08Z2019-08-11T02:52:08Z2014-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNCPO presente trabalho consiste num relato de experiências, vivenciadas, desenvolvidas e observadas numa turma de 4º ano da escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira da cidade de Ibiá. Essa pesquisa surgiu através de inquietações pessoais e profissionais acerca do ensino de artes nos anos iniciais da educação fundamental. Após analisar o comportamento dos professores e alunos dos anos iniciais do fundamental perante a disciplina de arte foi possível constatar a insegurança e ao mesmo tempo as potencialidades de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Também foi possível verificar a postura comodista que muitas vezes assumimos perante o ensino, falta o desejo de querer inovar e modificar o ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental de nossas escolas públicas. Com tudo o professor necessita sim de empatia e criatividade, mas também necessita de parceiros, de cursos, materiais e de liberdade para ensinar. Pois ainda hoje em alguns casos a aula de arte e vista como aquela aula que vai enfeitar a escola, descansar os alunos para as demais disciplinas ou simplesmente passar o tempo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesatualidadeEducaçãoensino-aprendizagemarteArtes visuais nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsimone___mono_pronta2.pdfapplication/pdf6415672https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSNCP/1/simone___mono_pronta2.pdf85a01cb297b52239bc7498e1320aac38MD51TEXTsimone___mono_pronta2.pdf.txtsimone___mono_pronta2.pdf.txtExtracted texttext/plain69365https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSNCP/2/simone___mono_pronta2.pdf.txt8f701991d057e2f74b410d467fff47a7MD521843/BUOS-9KSNCP2019-11-14 03:17:51.153oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KSNCPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:17:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental Simone Aparecida Sousa Rodrigues atualidade Educação ensino-aprendizagem arte Artes |
title_short |
Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Simone Aparecida Sousa Rodrigues |
author_facet |
Simone Aparecida Sousa Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jussara Vitoria de Freitas |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Amir Brito Cadôr |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simone Aparecida Sousa Rodrigues |
contributor_str_mv |
Jussara Vitoria de Freitas Amir Brito Cadôr |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atualidade Educação ensino-aprendizagem arte |
topic |
atualidade Educação ensino-aprendizagem arte Artes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes |
description |
O presente trabalho consiste num relato de experiências, vivenciadas, desenvolvidas e observadas numa turma de 4º ano da escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira da cidade de Ibiá. Essa pesquisa surgiu através de inquietações pessoais e profissionais acerca do ensino de artes nos anos iniciais da educação fundamental. Após analisar o comportamento dos professores e alunos dos anos iniciais do fundamental perante a disciplina de arte foi possível constatar a insegurança e ao mesmo tempo as potencialidades de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Também foi possível verificar a postura comodista que muitas vezes assumimos perante o ensino, falta o desejo de querer inovar e modificar o ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental de nossas escolas públicas. Com tudo o professor necessita sim de empatia e criatividade, mas também necessita de parceiros, de cursos, materiais e de liberdade para ensinar. Pois ainda hoje em alguns casos a aula de arte e vista como aquela aula que vai enfeitar a escola, descansar os alunos para as demais disciplinas ou simplesmente passar o tempo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T02:52:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T02:52:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNCP |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSNCP |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSNCP/1/simone___mono_pronta2.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSNCP/2/simone___mono_pronta2.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
85a01cb297b52239bc7498e1320aac38 8f701991d057e2f74b410d467fff47a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589556682883072 |