Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Rita Nicoliello Lara Leite
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/46860
Resumo: O desejo que anima esta tese é a de contribuir para uma filosofia do corpo vivo, a partir de uma composição de conceitos filosóficos, coletados principalmente da filosofia de Gilles Deleuze, com pensamentos e práticas provindos da dança. A tese é composta de quatro movimentos:1) No movimento do DESENHO, inspirada pelo mito grego do labirinto, exponho alguns paradoxos que concernem ao corpo; traço a estratégia de tratar a dança, suas operações de força e de sentido, a partir do conceito de gesto e de seu elemento fundante, a gravidade; por fim, delimito meu campo, propondo o conceito de dança intempestiva, entendida sob três perspectivas: a (est)ética da diferença, a epistemologia prática e a coreopolítica. 2) No movimento da QUEDA, exploro o tema do pensamento a partir de um diálogo entre os dançarinos e dançarinas de contato improvisação e Deleuze. Proponho uma modulação do conceito de pensamento e de consciência que não se pauta no dualismo mente-corpo, a partir dos conceitos deleuzeanos de atual e virtual, bem como do conceito de sensação de consciência, inspirado em Steve Paxton e Nita Little. 3) No movimento do POVOAMENTO, dedico-me a pensar o tema do espaço, do sensível e de seus elementos constituintes: as intensidades. Parto da performance Self Unfinished, do dançarino e coreógrafo Xavier Le Roy, para defender que a dança é programa para constituir e colocar em circulação corpos sem órgãos ou corpos de sensação. 4) No movimento da REPETIÇÃO, são algumas práticas de repetição no universo da dança que disparam o pensamento sobre o tempo. Proponho uma análise das três sínteses do tempo e do conceito Deleuze-Guattariano de ritornelo para explorar a repetição na dança, como retorno da diferença.
id UFMG_bbdd9a5951515053834f88dafd46d58d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/46860
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rodrigo Antonio de Paiva DuarteCV: http://lattes.cnpq.br/9952013182741941Mariana de Toledo BarbosaWalter Romero Menon JuniorRoberto Charles Feitosa de OliveiraVirgínia de Araujo Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/4172669652284158Ana Rita Nicoliello Lara Leite2022-11-03T15:19:56Z2022-11-03T15:19:56Z2022-07-11http://hdl.handle.net/1843/46860O desejo que anima esta tese é a de contribuir para uma filosofia do corpo vivo, a partir de uma composição de conceitos filosóficos, coletados principalmente da filosofia de Gilles Deleuze, com pensamentos e práticas provindos da dança. A tese é composta de quatro movimentos:1) No movimento do DESENHO, inspirada pelo mito grego do labirinto, exponho alguns paradoxos que concernem ao corpo; traço a estratégia de tratar a dança, suas operações de força e de sentido, a partir do conceito de gesto e de seu elemento fundante, a gravidade; por fim, delimito meu campo, propondo o conceito de dança intempestiva, entendida sob três perspectivas: a (est)ética da diferença, a epistemologia prática e a coreopolítica. 2) No movimento da QUEDA, exploro o tema do pensamento a partir de um diálogo entre os dançarinos e dançarinas de contato improvisação e Deleuze. Proponho uma modulação do conceito de pensamento e de consciência que não se pauta no dualismo mente-corpo, a partir dos conceitos deleuzeanos de atual e virtual, bem como do conceito de sensação de consciência, inspirado em Steve Paxton e Nita Little. 3) No movimento do POVOAMENTO, dedico-me a pensar o tema do espaço, do sensível e de seus elementos constituintes: as intensidades. Parto da performance Self Unfinished, do dançarino e coreógrafo Xavier Le Roy, para defender que a dança é programa para constituir e colocar em circulação corpos sem órgãos ou corpos de sensação. 4) No movimento da REPETIÇÃO, são algumas práticas de repetição no universo da dança que disparam o pensamento sobre o tempo. Proponho uma análise das três sínteses do tempo e do conceito Deleuze-Guattariano de ritornelo para explorar a repetição na dança, como retorno da diferença.The desire that animates this dissertation is to contribute to a philosophy of the living body, by the composition of philosophical concepts, collected mainly from Gilles Deleuze’s philosophy, and some thoughts and practices from contemporary dance. The thesis is composed of five movements:1) In DRAWING, inspired by the greek myth of the labyrinth, I expose some paradoxes concerning the body; I trace the strategy of dealing with dance, its force and meaning operations, based on the concept of gesture and its founding element, gravity; finally, I delimit my field, proposing the concept of untimely dance understood from three perspectives: the (aesth)etic of difference, practical epistemology and choreopolitics; 2) In FALLING, I explore the theme of thought by a dialogue between contact improvisation dancers and Deleuze. I propose a modulation of the concepts of thought and consciousness not based on mind-body dualism, but grounded on Deleuzian concepts of actual and virtual, as well as on the concept sensation of consciousness, inspired in Steve Paxton and Nita Little. 3) In PEOPLING, I engage myself in thinking about the space, the sensible and its constituent elements: the intensities. I start from Xavier Le Roy’s performance Self Unfinished, to defend that dance is a program to constitute and to put into circulation bodies without organs or bodies of sensation. 4) In REPEATING, I start with some repetition practices in dance universe to think about time. I propose an analysis of the three syntheses of time as well as the Deleuze and Guattari’s concept of refrain to explore the repetition in dance, as the return of the difference.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofia - TesesDança - TesesDiferença (Filosofia) - TesesCorpoDançaPensamentoSensívelDiferençaCoreografia das sensações : corpo, dança e filosofiaChoreography of sensations : body, dance and philosophy.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46860/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46860/7/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD57ORIGINALCOREOGRAFIA DAS SENSAÇÕES - paginação correta.pdfCOREOGRAFIA DAS SENSAÇÕES - paginação correta.pdfapplication/pdf5495048https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46860/6/COREOGRAFIA%20DAS%20SENSA%c3%87%c3%95ES%20-%20pagina%c3%a7%c3%a3o%20correta.pdf1bba55967b14a688df38dc87a6743ab1MD561843/468602022-11-03 12:19:56.75oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-03T15:19:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Choreography of sensations : body, dance and philosophy.
title Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia
spellingShingle Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia
Ana Rita Nicoliello Lara Leite
Corpo
Dança
Pensamento
Sensível
Diferença
Filosofia - Teses
Dança - Teses
Diferença (Filosofia) - Teses
title_short Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia
title_full Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia
title_fullStr Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia
title_full_unstemmed Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia
title_sort Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia
author Ana Rita Nicoliello Lara Leite
author_facet Ana Rita Nicoliello Lara Leite
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv CV: http://lattes.cnpq.br/9952013182741941
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mariana de Toledo Barbosa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Walter Romero Menon Junior
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Roberto Charles Feitosa de Oliveira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Virgínia de Araujo Figueiredo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4172669652284158
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Rita Nicoliello Lara Leite
contributor_str_mv Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
Mariana de Toledo Barbosa
Walter Romero Menon Junior
Roberto Charles Feitosa de Oliveira
Virgínia de Araujo Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Dança
Pensamento
Sensível
Diferença
topic Corpo
Dança
Pensamento
Sensível
Diferença
Filosofia - Teses
Dança - Teses
Diferença (Filosofia) - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Filosofia - Teses
Dança - Teses
Diferença (Filosofia) - Teses
description O desejo que anima esta tese é a de contribuir para uma filosofia do corpo vivo, a partir de uma composição de conceitos filosóficos, coletados principalmente da filosofia de Gilles Deleuze, com pensamentos e práticas provindos da dança. A tese é composta de quatro movimentos:1) No movimento do DESENHO, inspirada pelo mito grego do labirinto, exponho alguns paradoxos que concernem ao corpo; traço a estratégia de tratar a dança, suas operações de força e de sentido, a partir do conceito de gesto e de seu elemento fundante, a gravidade; por fim, delimito meu campo, propondo o conceito de dança intempestiva, entendida sob três perspectivas: a (est)ética da diferença, a epistemologia prática e a coreopolítica. 2) No movimento da QUEDA, exploro o tema do pensamento a partir de um diálogo entre os dançarinos e dançarinas de contato improvisação e Deleuze. Proponho uma modulação do conceito de pensamento e de consciência que não se pauta no dualismo mente-corpo, a partir dos conceitos deleuzeanos de atual e virtual, bem como do conceito de sensação de consciência, inspirado em Steve Paxton e Nita Little. 3) No movimento do POVOAMENTO, dedico-me a pensar o tema do espaço, do sensível e de seus elementos constituintes: as intensidades. Parto da performance Self Unfinished, do dançarino e coreógrafo Xavier Le Roy, para defender que a dança é programa para constituir e colocar em circulação corpos sem órgãos ou corpos de sensação. 4) No movimento da REPETIÇÃO, são algumas práticas de repetição no universo da dança que disparam o pensamento sobre o tempo. Proponho uma análise das três sínteses do tempo e do conceito Deleuze-Guattariano de ritornelo para explorar a repetição na dança, como retorno da diferença.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-03T15:19:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-03T15:19:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/46860
url http://hdl.handle.net/1843/46860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46860/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46860/7/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46860/6/COREOGRAFIA%20DAS%20SENSA%c3%87%c3%95ES%20-%20pagina%c3%a7%c3%a3o%20correta.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
1bba55967b14a688df38dc87a6743ab1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589570513600512