Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/46860 |
Resumo: | O desejo que anima esta tese é a de contribuir para uma filosofia do corpo vivo, a partir de uma composição de conceitos filosóficos, coletados principalmente da filosofia de Gilles Deleuze, com pensamentos e práticas provindos da dança. A tese é composta de quatro movimentos:1) No movimento do DESENHO, inspirada pelo mito grego do labirinto, exponho alguns paradoxos que concernem ao corpo; traço a estratégia de tratar a dança, suas operações de força e de sentido, a partir do conceito de gesto e de seu elemento fundante, a gravidade; por fim, delimito meu campo, propondo o conceito de dança intempestiva, entendida sob três perspectivas: a (est)ética da diferença, a epistemologia prática e a coreopolítica. 2) No movimento da QUEDA, exploro o tema do pensamento a partir de um diálogo entre os dançarinos e dançarinas de contato improvisação e Deleuze. Proponho uma modulação do conceito de pensamento e de consciência que não se pauta no dualismo mente-corpo, a partir dos conceitos deleuzeanos de atual e virtual, bem como do conceito de sensação de consciência, inspirado em Steve Paxton e Nita Little. 3) No movimento do POVOAMENTO, dedico-me a pensar o tema do espaço, do sensível e de seus elementos constituintes: as intensidades. Parto da performance Self Unfinished, do dançarino e coreógrafo Xavier Le Roy, para defender que a dança é programa para constituir e colocar em circulação corpos sem órgãos ou corpos de sensação. 4) No movimento da REPETIÇÃO, são algumas práticas de repetição no universo da dança que disparam o pensamento sobre o tempo. Proponho uma análise das três sínteses do tempo e do conceito Deleuze-Guattariano de ritornelo para explorar a repetição na dança, como retorno da diferença. |
id |
UFMG_bbdd9a5951515053834f88dafd46d58d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/46860 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigo Antonio de Paiva DuarteCV: http://lattes.cnpq.br/9952013182741941Mariana de Toledo BarbosaWalter Romero Menon JuniorRoberto Charles Feitosa de OliveiraVirgínia de Araujo Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/4172669652284158Ana Rita Nicoliello Lara Leite2022-11-03T15:19:56Z2022-11-03T15:19:56Z2022-07-11http://hdl.handle.net/1843/46860O desejo que anima esta tese é a de contribuir para uma filosofia do corpo vivo, a partir de uma composição de conceitos filosóficos, coletados principalmente da filosofia de Gilles Deleuze, com pensamentos e práticas provindos da dança. A tese é composta de quatro movimentos:1) No movimento do DESENHO, inspirada pelo mito grego do labirinto, exponho alguns paradoxos que concernem ao corpo; traço a estratégia de tratar a dança, suas operações de força e de sentido, a partir do conceito de gesto e de seu elemento fundante, a gravidade; por fim, delimito meu campo, propondo o conceito de dança intempestiva, entendida sob três perspectivas: a (est)ética da diferença, a epistemologia prática e a coreopolítica. 2) No movimento da QUEDA, exploro o tema do pensamento a partir de um diálogo entre os dançarinos e dançarinas de contato improvisação e Deleuze. Proponho uma modulação do conceito de pensamento e de consciência que não se pauta no dualismo mente-corpo, a partir dos conceitos deleuzeanos de atual e virtual, bem como do conceito de sensação de consciência, inspirado em Steve Paxton e Nita Little. 3) No movimento do POVOAMENTO, dedico-me a pensar o tema do espaço, do sensível e de seus elementos constituintes: as intensidades. Parto da performance Self Unfinished, do dançarino e coreógrafo Xavier Le Roy, para defender que a dança é programa para constituir e colocar em circulação corpos sem órgãos ou corpos de sensação. 4) No movimento da REPETIÇÃO, são algumas práticas de repetição no universo da dança que disparam o pensamento sobre o tempo. Proponho uma análise das três sínteses do tempo e do conceito Deleuze-Guattariano de ritornelo para explorar a repetição na dança, como retorno da diferença.The desire that animates this dissertation is to contribute to a philosophy of the living body, by the composition of philosophical concepts, collected mainly from Gilles Deleuze’s philosophy, and some thoughts and practices from contemporary dance. The thesis is composed of five movements:1) In DRAWING, inspired by the greek myth of the labyrinth, I expose some paradoxes concerning the body; I trace the strategy of dealing with dance, its force and meaning operations, based on the concept of gesture and its founding element, gravity; finally, I delimit my field, proposing the concept of untimely dance understood from three perspectives: the (aesth)etic of difference, practical epistemology and choreopolitics; 2) In FALLING, I explore the theme of thought by a dialogue between contact improvisation dancers and Deleuze. I propose a modulation of the concepts of thought and consciousness not based on mind-body dualism, but grounded on Deleuzian concepts of actual and virtual, as well as on the concept sensation of consciousness, inspired in Steve Paxton and Nita Little. 3) In PEOPLING, I engage myself in thinking about the space, the sensible and its constituent elements: the intensities. I start from Xavier Le Roy’s performance Self Unfinished, to defend that dance is a program to constitute and to put into circulation bodies without organs or bodies of sensation. 4) In REPEATING, I start with some repetition practices in dance universe to think about time. I propose an analysis of the three syntheses of time as well as the Deleuze and Guattari’s concept of refrain to explore the repetition in dance, as the return of the difference.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofia - TesesDança - TesesDiferença (Filosofia) - TesesCorpoDançaPensamentoSensívelDiferençaCoreografia das sensações : corpo, dança e filosofiaChoreography of sensations : body, dance and philosophy.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46860/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46860/7/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD57ORIGINALCOREOGRAFIA DAS SENSAÇÕES - paginação correta.pdfCOREOGRAFIA DAS SENSAÇÕES - paginação correta.pdfapplication/pdf5495048https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46860/6/COREOGRAFIA%20DAS%20SENSA%c3%87%c3%95ES%20-%20pagina%c3%a7%c3%a3o%20correta.pdf1bba55967b14a688df38dc87a6743ab1MD561843/468602022-11-03 12:19:56.75oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-03T15:19:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Choreography of sensations : body, dance and philosophy. |
title |
Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia |
spellingShingle |
Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia Ana Rita Nicoliello Lara Leite Corpo Dança Pensamento Sensível Diferença Filosofia - Teses Dança - Teses Diferença (Filosofia) - Teses |
title_short |
Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia |
title_full |
Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia |
title_fullStr |
Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia |
title_full_unstemmed |
Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia |
title_sort |
Coreografia das sensações : corpo, dança e filosofia |
author |
Ana Rita Nicoliello Lara Leite |
author_facet |
Ana Rita Nicoliello Lara Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigo Antonio de Paiva Duarte |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
CV: http://lattes.cnpq.br/9952013182741941 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mariana de Toledo Barbosa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Walter Romero Menon Junior |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Roberto Charles Feitosa de Oliveira |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Virgínia de Araujo Figueiredo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4172669652284158 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Rita Nicoliello Lara Leite |
contributor_str_mv |
Rodrigo Antonio de Paiva Duarte Mariana de Toledo Barbosa Walter Romero Menon Junior Roberto Charles Feitosa de Oliveira Virgínia de Araujo Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Dança Pensamento Sensível Diferença |
topic |
Corpo Dança Pensamento Sensível Diferença Filosofia - Teses Dança - Teses Diferença (Filosofia) - Teses |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Filosofia - Teses Dança - Teses Diferença (Filosofia) - Teses |
description |
O desejo que anima esta tese é a de contribuir para uma filosofia do corpo vivo, a partir de uma composição de conceitos filosóficos, coletados principalmente da filosofia de Gilles Deleuze, com pensamentos e práticas provindos da dança. A tese é composta de quatro movimentos:1) No movimento do DESENHO, inspirada pelo mito grego do labirinto, exponho alguns paradoxos que concernem ao corpo; traço a estratégia de tratar a dança, suas operações de força e de sentido, a partir do conceito de gesto e de seu elemento fundante, a gravidade; por fim, delimito meu campo, propondo o conceito de dança intempestiva, entendida sob três perspectivas: a (est)ética da diferença, a epistemologia prática e a coreopolítica. 2) No movimento da QUEDA, exploro o tema do pensamento a partir de um diálogo entre os dançarinos e dançarinas de contato improvisação e Deleuze. Proponho uma modulação do conceito de pensamento e de consciência que não se pauta no dualismo mente-corpo, a partir dos conceitos deleuzeanos de atual e virtual, bem como do conceito de sensação de consciência, inspirado em Steve Paxton e Nita Little. 3) No movimento do POVOAMENTO, dedico-me a pensar o tema do espaço, do sensível e de seus elementos constituintes: as intensidades. Parto da performance Self Unfinished, do dançarino e coreógrafo Xavier Le Roy, para defender que a dança é programa para constituir e colocar em circulação corpos sem órgãos ou corpos de sensação. 4) No movimento da REPETIÇÃO, são algumas práticas de repetição no universo da dança que disparam o pensamento sobre o tempo. Proponho uma análise das três sínteses do tempo e do conceito Deleuze-Guattariano de ritornelo para explorar a repetição na dança, como retorno da diferença. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-03T15:19:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-03T15:19:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/46860 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/46860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46860/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46860/7/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46860/6/COREOGRAFIA%20DAS%20SENSA%c3%87%c3%95ES%20-%20pagina%c3%a7%c3%a3o%20correta.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 1bba55967b14a688df38dc87a6743ab1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589570513600512 |