O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NML4Z |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um estudo sobre o uso do computador no ensino Fundamental I, com crianças de oito a dez anos de idade, partindo da premissa de que pensar a arte é um processo criativo que tem interação com a sensibilidade e que ambos são potencialidades humanas. Utilizando o computador no trabalho com as artes visuais abre-se um leque de oportunidades para a educação dos aspectos artísticos e estéticos do conhecimento, pensar o tempo, o movimento, a cor, a imagem, o som, além de permitir a discussão e a construção do conhecimento ligado ao mundo imagético da tela dos computadores. |
id |
UFMG_c1d8e157d47a2605eb4e388cdc8d6339 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NML4Z |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Lucia Gouvea PimentelLucimar Bello Pereira FrangeMaria Angelica Melendi de BiasizzoFatima Pinheiro de Barcelos2019-08-13T23:32:10Z2019-08-13T23:32:10Z2002-08-12http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NML4ZEsta dissertação apresenta um estudo sobre o uso do computador no ensino Fundamental I, com crianças de oito a dez anos de idade, partindo da premissa de que pensar a arte é um processo criativo que tem interação com a sensibilidade e que ambos são potencialidades humanas. Utilizando o computador no trabalho com as artes visuais abre-se um leque de oportunidades para a educação dos aspectos artísticos e estéticos do conhecimento, pensar o tempo, o movimento, a cor, a imagem, o som, além de permitir a discussão e a construção do conhecimento ligado ao mundo imagético da tela dos computadores.This dissertation has a its object the a study use of computers in elementary school, with students ranging from eight to ten years of age. The initial premise is that to think artistically is a creative process which interacts with sensitivity and that both thinking artistically and sensitivity are human potentialities. The use computers in working with visual arts opens up a range of opportunities for artistic and esthetic education, such as, time, motion, color, and sound. Furthermore, it allows the opening of discussion, and the construction of knowledge connected to world of imagens made available via computer screen.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte Estudo e ensino (Primeiro Grau)Arte por computador Estudo e ensinoArtesO uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_f_tima_pinheiro_de_barcelos.pdfapplication/pdf1922667https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NML4Z/1/disserta__o_f_tima_pinheiro_de_barcelos.pdf94eb71d827b63f10ca26e37838c2b8f1MD51TEXTdisserta__o_f_tima_pinheiro_de_barcelos.pdf.txtdisserta__o_f_tima_pinheiro_de_barcelos.pdf.txtExtracted texttext/plain197121https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NML4Z/2/disserta__o_f_tima_pinheiro_de_barcelos.pdf.txt96818a86aeaaffe3bc0ba5d2e961ede5MD521843/BUOS-9NML4Z2019-11-14 15:00:32.227oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NML4ZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:00:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais |
title |
O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais |
spellingShingle |
O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais Fatima Pinheiro de Barcelos Artes Arte Estudo e ensino (Primeiro Grau) Arte por computador Estudo e ensino |
title_short |
O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais |
title_full |
O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais |
title_fullStr |
O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais |
title_sort |
O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais |
author |
Fatima Pinheiro de Barcelos |
author_facet |
Fatima Pinheiro de Barcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lucia Gouvea Pimentel |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lucimar Bello Pereira Frange |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Angelica Melendi de Biasizzo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fatima Pinheiro de Barcelos |
contributor_str_mv |
Lucia Gouvea Pimentel Lucimar Bello Pereira Frange Maria Angelica Melendi de Biasizzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes |
topic |
Artes Arte Estudo e ensino (Primeiro Grau) Arte por computador Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Arte Estudo e ensino (Primeiro Grau) Arte por computador Estudo e ensino |
description |
Esta dissertação apresenta um estudo sobre o uso do computador no ensino Fundamental I, com crianças de oito a dez anos de idade, partindo da premissa de que pensar a arte é um processo criativo que tem interação com a sensibilidade e que ambos são potencialidades humanas. Utilizando o computador no trabalho com as artes visuais abre-se um leque de oportunidades para a educação dos aspectos artísticos e estéticos do conhecimento, pensar o tempo, o movimento, a cor, a imagem, o som, além de permitir a discussão e a construção do conhecimento ligado ao mundo imagético da tela dos computadores. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002-08-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T23:32:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T23:32:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NML4Z |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NML4Z |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NML4Z/1/disserta__o_f_tima_pinheiro_de_barcelos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NML4Z/2/disserta__o_f_tima_pinheiro_de_barcelos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
94eb71d827b63f10ca26e37838c2b8f1 96818a86aeaaffe3bc0ba5d2e961ede5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589492689338368 |