O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fatima Pinheiro de Barcelos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NML4Z
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre o uso do computador no ensino Fundamental I, com crianças de oito a dez anos de idade, partindo da premissa de que pensar a arte é um processo criativo que tem interação com a sensibilidade e que ambos são potencialidades humanas. Utilizando o computador no trabalho com as artes visuais abre-se um leque de oportunidades para a educação dos aspectos artísticos e estéticos do conhecimento, pensar o tempo, o movimento, a cor, a imagem, o som, além de permitir a discussão e a construção do conhecimento ligado ao mundo imagético da tela dos computadores.
id UFMG_c1d8e157d47a2605eb4e388cdc8d6339
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NML4Z
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lucia Gouvea PimentelLucimar Bello Pereira FrangeMaria Angelica Melendi de BiasizzoFatima Pinheiro de Barcelos2019-08-13T23:32:10Z2019-08-13T23:32:10Z2002-08-12http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NML4ZEsta dissertação apresenta um estudo sobre o uso do computador no ensino Fundamental I, com crianças de oito a dez anos de idade, partindo da premissa de que pensar a arte é um processo criativo que tem interação com a sensibilidade e que ambos são potencialidades humanas. Utilizando o computador no trabalho com as artes visuais abre-se um leque de oportunidades para a educação dos aspectos artísticos e estéticos do conhecimento, pensar o tempo, o movimento, a cor, a imagem, o som, além de permitir a discussão e a construção do conhecimento ligado ao mundo imagético da tela dos computadores.This dissertation has a its object the a study use of computers in elementary school, with students ranging from eight to ten years of age. The initial premise is that to think artistically is a creative process which interacts with sensitivity and that both thinking artistically and sensitivity are human potentialities. The use computers in working with visual arts opens up a range of opportunities for artistic and esthetic education, such as, time, motion, color, and sound. Furthermore, it allows the opening of discussion, and the construction of knowledge connected to world of imagens made available via computer screen.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte Estudo e ensino (Primeiro Grau)Arte por computador Estudo e ensinoArtesO uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_f_tima_pinheiro_de_barcelos.pdfapplication/pdf1922667https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NML4Z/1/disserta__o_f_tima_pinheiro_de_barcelos.pdf94eb71d827b63f10ca26e37838c2b8f1MD51TEXTdisserta__o_f_tima_pinheiro_de_barcelos.pdf.txtdisserta__o_f_tima_pinheiro_de_barcelos.pdf.txtExtracted texttext/plain197121https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NML4Z/2/disserta__o_f_tima_pinheiro_de_barcelos.pdf.txt96818a86aeaaffe3bc0ba5d2e961ede5MD521843/BUOS-9NML4Z2019-11-14 15:00:32.227oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NML4ZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:00:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais
title O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais
spellingShingle O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais
Fatima Pinheiro de Barcelos
Artes
Arte Estudo e ensino (Primeiro Grau)
Arte por computador Estudo e ensino
title_short O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais
title_full O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais
title_fullStr O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais
title_full_unstemmed O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais
title_sort O uso das tecnologias informatizadas no Ensino Fundamental I: o uso do computador no rnsino das Artes Visuais
author Fatima Pinheiro de Barcelos
author_facet Fatima Pinheiro de Barcelos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucia Gouvea Pimentel
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lucimar Bello Pereira Frange
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Angelica Melendi de Biasizzo
dc.contributor.author.fl_str_mv Fatima Pinheiro de Barcelos
contributor_str_mv Lucia Gouvea Pimentel
Lucimar Bello Pereira Frange
Maria Angelica Melendi de Biasizzo
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
topic Artes
Arte Estudo e ensino (Primeiro Grau)
Arte por computador Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte Estudo e ensino (Primeiro Grau)
Arte por computador Estudo e ensino
description Esta dissertação apresenta um estudo sobre o uso do computador no ensino Fundamental I, com crianças de oito a dez anos de idade, partindo da premissa de que pensar a arte é um processo criativo que tem interação com a sensibilidade e que ambos são potencialidades humanas. Utilizando o computador no trabalho com as artes visuais abre-se um leque de oportunidades para a educação dos aspectos artísticos e estéticos do conhecimento, pensar o tempo, o movimento, a cor, a imagem, o som, além de permitir a discussão e a construção do conhecimento ligado ao mundo imagético da tela dos computadores.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T23:32:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T23:32:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NML4Z
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NML4Z
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NML4Z/1/disserta__o_f_tima_pinheiro_de_barcelos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NML4Z/2/disserta__o_f_tima_pinheiro_de_barcelos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 94eb71d827b63f10ca26e37838c2b8f1
96818a86aeaaffe3bc0ba5d2e961ede5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589492689338368