Gerenciamento de riscos de engenharia em contratos de parcerias público-privadas no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/58395 |
Resumo: | Em que pese a evolução positiva da economia brasileira, o esgotamento da capacidade de endividamento do Estado e as deficiências na infraestrutura brasileira que demandam vultosos recursos, tempo, além de know how especializado na criação e gestão dessa infraestrutura, ao mesmo tempo em que parece existir um razoável consenso que o setor público não conta com recursos econômicos e humanos para superar esta limitação, é que houve no Brasil a ascensão das Parcerias Público-Privadas (PPPs). A implementação de parcerias concretiza um novo modelo de Estado, baseado nas relações contratuais com o setor privado firmadas por meio de um processo competitivo de licitação, tornando-se uma solução viável para recuperar a capacidade de investimento público e implementar melhorias de eficiência nas estruturas tradicionais de governança. No que toca especificamente, o objeto desta pesquisa é a análise de Riscos de Engenharia associados aos projetos, construção/reforma, manutenção e operação do empreendimento ao longo da execução do contrato, de forma a buscar antecipar ocorrências mais prováveis, e absorver/mitigar determinados riscos, viabilizando econômica e financeiramente projetos de infraestrutura. Este trabalho foi elaborado, utilizando-se de estratégias que se concentraram na delimitação do problema e dos objetivos, bem como a partir da revisão da literatura, de modo a permitir a identificação dos riscos referentes ao objeto em estudo nos contratos de concessões vigentes ou em tramitação, em bibliografias específicas, além de buscar o envolvimento de especialistas no Brasil, e atuantes na área em comento e, mediante a aplicação de questionários (formulários eletrônicos) e a análise de riscos de engenharia em termos contratuais e de responsabilidade em contratos de Parceria. Nesse sentido foi possível examinar como os riscos se alocam, e como a adoção de Matrizes de Riscos com nível de objetividade e de detalhamento satisfatórios podem evitar lacunas indesejadas e ambiguidades aptas a comprometer a eficiência do projeto, na expectativa de que sejam mitigados os riscos nos contratos realizados no Brasil. |
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A implementação de parcerias concretiza um novo modelo de Estado, baseado nas relações contratuais com o setor privado firmadas por meio de um processo competitivo de licitação, tornando-se uma solução viável para recuperar a capacidade de investimento público e implementar melhorias de eficiência nas estruturas tradicionais de governança. No que toca especificamente, o objeto desta pesquisa é a análise de Riscos de Engenharia associados aos projetos, construção/reforma, manutenção e operação do empreendimento ao longo da execução do contrato, de forma a buscar antecipar ocorrências mais prováveis, e absorver/mitigar determinados riscos, viabilizando econômica e financeiramente projetos de infraestrutura. Este trabalho foi elaborado, utilizando-se de estratégias que se concentraram na delimitação do problema e dos objetivos, bem como a partir da revisão da literatura, de modo a permitir a identificação dos riscos referentes ao objeto em estudo nos contratos de concessões vigentes ou em tramitação, em bibliografias específicas, além de buscar o envolvimento de especialistas no Brasil, e atuantes na área em comento e, mediante a aplicação de questionários (formulários eletrônicos) e a análise de riscos de engenharia em termos contratuais e de responsabilidade em contratos de Parceria. Nesse sentido foi possível examinar como os riscos se alocam, e como a adoção de Matrizes de Riscos com nível de objetividade e de detalhamento satisfatórios podem evitar lacunas indesejadas e ambiguidades aptas a comprometer a eficiência do projeto, na expectativa de que sejam mitigados os riscos nos contratos realizados no Brasil.Despite the positive evolution of the Brazilian economy, the depletion of the State's debt capacity and the deficiencies in the Brazilian infrastructure that demand significant resources and time, in addition to specialized know-how in the creation and management of this infrastructure, at the same time that it seems there is a reasonable consensus that the public sector does not have the economic and human resources to overcome this limitation, there was the rise of Public-Private Partnerships (PPP's) in Brazil. The implementation of partnerships materializes a new State model based on contractual relations with the private sector signed through a competitive bidding process, becoming a viable solution to recover public investment capacity and improve efficiency in traditional governance structures. Specifically, the object of this research is the analysis of Engineering Risks associated with projects, construction/renovation of the undertaking, maintenance and operation throughout the execution of the contract, seeking to anticipate more likely occurrences, and absorb/mitigate specific risks, making infrastructure projects economically and financially viable. This work was elaborated using strategies that focused on the delimitation of the problem and objectives and literature review, the identification of risks related to the object under study in concession contracts in force or process, in specific bibliographies and seeking the involvement of specialists in Brazil, through the application of questionnaires (electronic forms) and the analysis of engineering risks in contractual terms and responsibility in 3Ps contracts, examining how they are allocated, and how the adoption of Risk Matrices with a satisfactory level of objectivity and detail can avoid unwanted gaps and ambiguities capable of compromising the efficiency of the project, in the expectation that the risks in contracts executed in Brazil are mitigated.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Construção CivilUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVILConstrução civilGerenciamento de riscoParcerias público-privadasParcerias público-privadasPPPsRiscos de engenhariaMatriz de riscosGerenciamento de riscosGerenciamento de riscos de engenharia em contratos de parcerias público-privadas no BrasilManagement of engineering risks in contracts of public-private partnerships in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALVaneide S. Pereira de Carvalho.pdfVaneide S. Pereira de Carvalho.pdfapplication/pdf5979668https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58395/3/Vaneide%20S.%20Pereira%20de%20Carvalho.pdff6c123d9949453e1e0d92b592d2d724eMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58395/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/583952023-09-01 15:56:46.067oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-09-01T18:56:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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