A contribuição da enfermagem através da Educação em Saúde no Programa Saúde da Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eloisa de Fatima Miranda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9P4J54
Resumo: Ao longo dos anos, está em processo de construção no país um serviço de saúde democrático que se realiza a partir da formulação de políticas públicas voltadas para saúde, e, essencialmente, no cotidiano do serviço de saúde. Esse processo teve início a partir da criação do Sistema Único de Saúde, consolidado com a implantação do Programa Saúde da Família (PSF). Embora a educação em saúde esteja prevista e atribuída a todos os profissionais que compõem as equipes do PSF, alguns destes profissionais se destacam, tais quais os profissionais de enfermagem. O objetivo do presente estudo foi buscar evidências científicas relacionadas à contribuição da enfermagem, especificamente do enfermeiro, na educação em saúde no PSF. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, em que foram consultadas as bases de dados LILACS, SciELO e Periódicos CAPES, através dos descritores Enfermagem; Educação em Saúde e Programa Saúde da Família. Foi estabelecido o recorte de tempo de 2004 a 2013. A análise crítica dos dados obtidos revela que a prática de educação em saúde requer do profissional de enfermagem, por sua proximidade com esta prática, uma análise crítica da sua atuação, bem como uma reflexão de seu papel como educador. Portanto, saúde e educação não podem ser dissociadas, caminham juntas, se articulam enquanto práticas sociais.
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