As práticas educativas do enfermeiro na estratégia saúde da família: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neusa da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWH75
Resumo: Introdução: O Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) foi criado pelo Ministério da Saúde como forma de prestar atenção básica voltada especificamente para a família e seus componentes. Um dos elementos da equipe é o enfermeiro, que possui a educação em saúde como forma de cuidado em enfermagem primordial, já definido em sua formação. A educação em saúde por sua vez, desenvolve no indivíduo a consciência cidadã, que possibilidade a melhoria da sua qualidade de vida com consequente redução dos problemas de saúde. Por isso, é importante conhecer quais as práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro neste programa. Objetivo: conhecer as práticas educativas do enfermeiro no programa Estratégia Saúde da Família, de 2004 a 2014. Metodologia: revisão integrativa. Para seleção da população e da amostra foi realizada busca na base de dados Scielo. Resultados: a amostra foi constituída por seis artigos, onde as ações educativas forma mais evidenciadas nos grupos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde (hiperdia, gestantes, diabéticos, gestantes, crianças, adolescentes), além de salas de espera, visitas domiciliares. As práticas mais comuns foram as palestras, sendo o uso de material de apoio em menor número e as dinâmicas de grupo quase inexistentes. Considerações finais: Percebeu-se que é indiscutível a importância do enfermeiro na ESF, mas que é preciso conscientização por parte do próprio profissional sobre tal importância. As práticas educativas resumem-se em palestras, com poucas oportunidades de uso de material como panfletos, cartazes ou mesmo formas criativas de prática educativa; o método menos utilizado são as dinâmicas de grupo.
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