A política de educação permanente à saúde em Alagoas implementada pela ETSUS: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Solange Salustiano de Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSGBU
Resumo: A Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora, da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas, tem enfrentado dificuldades para viabilizar os cursos de formação profissional destinados aos trabalhadores contextualizados no Sistema Único de Saúde (SUS), decorrentes dos entraves político-administrativos na formação de Recursos Humanos da Saúde nos municípios. O estudo justifica-se pela necessidade de levantar os nós críticos que dificultam a execução dos cursos nos municípios, possibilitando aos gestores municipais compreender a importância do papel da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde na execução da Política de Educação Permanente, para o Estado, mediante propostas de intervenção para a Instituição Formadora. O presente estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção, para contribuir com a execução da política de educação permanente à saúde implementada pela Escola Técnica do Sistema de Único de Saúde de Alagoas. A metodologia utilizada foi arevisão narrativa da literatura. A busca bibliográfica foi desenvolvida na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS-BIREME) na base de dados eletrônica Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e do Scientific Electronic Library Online (SciELO), site do Ministério da Saúde e em alguns textos da revista RETSUS. A investigação será realizada na supracitada Escola e nos 102 municípios do Estado. Utilizamos como estratégia a sensibilização dos gestores municipais quanto à Política Nacional de Educação Permanente, rodas de conversas e elaboração de cronogramas das atividades. Espera-se a validação do plano de intervenção propositiva ao gestor da Instituição Formadora, bem como a implementação das estratégias que serão utilizadas, objetivando dar respostas ao problema do estudo na perspectiva de uma nova releitura das ações à Política de Educação Permanente no Estado, em atendimento aos Programas de Educação Permanentes executados, sem interrupção com o cumprimento da pactuação por parte dos gestores municipais, segundo os pressupostos preconizados em dispositivos normativos. Espera-se que a execução das propostas elencadas, possa resultar em despertamento e sensibilidade da importância do compromisso dos atores envolvidos no processo, pactuação e, por sua vez, maior integração entre a Instituição Formadora e gestores municipais, mediatizado pela Comissão de Integração Ensino e Serviços CIES, na condição
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O presente estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção, para contribuir com a execução da política de educação permanente à saúde implementada pela Escola Técnica do Sistema de Único de Saúde de Alagoas. A metodologia utilizada foi arevisão narrativa da literatura. A busca bibliográfica foi desenvolvida na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS-BIREME) na base de dados eletrônica Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e do Scientific Electronic Library Online (SciELO), site do Ministério da Saúde e em alguns textos da revista RETSUS. A investigação será realizada na supracitada Escola e nos 102 municípios do Estado. Utilizamos como estratégia a sensibilização dos gestores municipais quanto à Política Nacional de Educação Permanente, rodas de conversas e elaboração de cronogramas das atividades. Espera-se a validação do plano de intervenção propositiva ao gestor da Instituição Formadora, bem como a implementação das estratégias que serão utilizadas, objetivando dar respostas ao problema do estudo na perspectiva de uma nova releitura das ações à Política de Educação Permanente no Estado, em atendimento aos Programas de Educação Permanentes executados, sem interrupção com o cumprimento da pactuação por parte dos gestores municipais, segundo os pressupostos preconizados em dispositivos normativos. Espera-se que a execução das propostas elencadas, possa resultar em despertamento e sensibilidade da importância do compromisso dos atores envolvidos no processo, pactuação e, por sua vez, maior integração entre a Instituição Formadora e gestores municipais, mediatizado pela Comissão de Integração Ensino e Serviços CIES, na condiçãoThe Technical School of Health Prof. Valeria Time, University of Health Sciences of Alagoas, has struggled to enable the vocational training courses for workers contextualized in the Unified Health System (SUS), resulting barriers political-administrative in training Health Human Resources in the municipalities. The study is justified by the need to raise the critical nodes that hinder the implementation of the courses in the municipalities, enabling municipal managers understand the importance of the role of ETSUS in implementing the EducationPolicy Committee, to the State upon intervention proposals for Institution Trainer. This study aims to develop a proposal for intervention to contribute to the implementation of education policy implemented by permanent health ETSUS-AL. We chose to study in the review of theliterature. A literature search was performed in the Virtual Health Library (VHL-BIREME) in electronic databases Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) and Scientific Electronic Library Online (SciELO), site of the Ministry of Health and in some texts the magazine RETSUS. The investigation will be conducted in the aforementioned school and 102 municipalities. Used as a strategy to raise awareness of municipal managers on the National Policy on Education Permanent wheels conversations and preparation of schedules of activities. It is expected to validate the intervention plan purposeful Forming the manager of the institution, as well as the implementation of strategies that will be used, in order to respond to the problem of the study from the perspective of a new reading of the policy actions of Continuing Education in the state in compliance with Education Programs Permanent executed without interruption compliance with the pact by the municipal managers, according to the assumptions advocated in normative devices. It is expected that the implementation of the proposals listed, may result in awakening and sensitivity to the importance of the commitment of the actors involved in the process, agreements and, in turn, greater integration between the Institution Trainer and municipal managers, mediated by the Commission on Integration and Education Services - CIES, provided builders policy guiding the training of workers in the State of SUS.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemETSUSPolíticas de Educação PermanenteSaúdeA política de educação permanente à saúde em Alagoas implementada pela ETSUS: desafios e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsolange_salustiano_de_lima.pdfapplication/pdf572194https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSGBU/1/solange_salustiano_de_lima.pdfc5e29993a81399d6c527ab29dc03dc0aMD51TEXTsolange_salustiano_de_lima.pdf.txtsolange_salustiano_de_lima.pdf.txtExtracted texttext/plain55008https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSGBU/2/solange_salustiano_de_lima.pdf.txta26ed2ad4d7784d41e25eb21acbf6998MD521843/BUBD-9KSGBU2019-11-14 03:39:49.419oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KSGBURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:39:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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