Estratégia de gamification em gestão de projetos de tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniella Fernanda Machado Campos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZPL9R
Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em descrever as estratégias e os procedimentos utilizados para a construção de uma plataforma para a gestão com base em gamification e medir seus reflexos para com a motivação de uma equipe de projetos de uma fábrica de software. Com fulcro na plasticidade das interações humanas baseadas em capital intelectual, a gestão de equipes capacitadas e motivadas para a elaboração de projetos impulsionou a seguinte pergunta: em que medida a adoção de uma estratégia para gestão de projetos com base em gamification pode alterar a relação de uma equipe com o seu ambiente de trabalho em termos de motivação? Este estudo, de natureza descritiva-quantitativa, selecionou dois grupos de amostragem, totalizando dezessete indivíduos e concluiu que não existem evidências significativas que comprovem o potencial da adoção de medidas com base em gamification para a alteração da relação da equipe de projetos analisada, com o seu trabalho, em termos de motivação. Esta pesquisa demonstra a relevância da elaboração de experimentos científicos em administração e aponta para a fidedignidade entre a proposta inicial e seus achados como um meio para o refinamento do aprendizado.
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