Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHST |
Resumo: | A dificuldade que os alunos, muitas vezes, apresentam ao tentarem resolver um problema matemático pode estar relacionada não apenas à falta de conhecimento matemático ou à pouca fluência na leitura, mas também à falta de um trabalho específico com o texto do problema. A partir da abordagem da Resolução de Problemas como uma perspectiva metodológica pretendeu-se criar nas aulas de Matemática um ambiente que privilegiasse a comunicação. A partir da sequência de atividades apresentada neste Plano de Ação os alunos puderam, através da leitura e compreensão de textos matemáticos, resolver situações-problema com autonomia e confiança, buscando diferentes estratégias de resolução e argumentando sobre seu raciocínio além de compará-lo com o dos colegas. Nesse ambiente pretendeu-se, ainda, através da formulação de problemas verificar a compreensão dos alunos sobre as ideias matemáticas relacionadas às operações. Foi possível perceber que um trabalho planejado sob essa perspectiva precisa ser contínuo já que favorece a aprendizagem dos alunos e impede que eles desenvolvam concepções sobre a resolução de problemas que impeçam ou criem barreiras no processo de aquisição do conhecimento. |
id |
UFMG_c846684dccbce8ff87e0d0223ba45b53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQHST |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Manuela Martins Soares DavidSandra de Lacerda CardosoPaula Rodrigues Alves Silva2019-08-09T19:32:31Z2019-08-09T19:32:31Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHSTA dificuldade que os alunos, muitas vezes, apresentam ao tentarem resolver um problema matemático pode estar relacionada não apenas à falta de conhecimento matemático ou à pouca fluência na leitura, mas também à falta de um trabalho específico com o texto do problema. A partir da abordagem da Resolução de Problemas como uma perspectiva metodológica pretendeu-se criar nas aulas de Matemática um ambiente que privilegiasse a comunicação. A partir da sequência de atividades apresentada neste Plano de Ação os alunos puderam, através da leitura e compreensão de textos matemáticos, resolver situações-problema com autonomia e confiança, buscando diferentes estratégias de resolução e argumentando sobre seu raciocínio além de compará-lo com o dos colegas. Nesse ambiente pretendeu-se, ainda, através da formulação de problemas verificar a compreensão dos alunos sobre as ideias matemáticas relacionadas às operações. Foi possível perceber que um trabalho planejado sob essa perspectiva precisa ser contínuo já que favorece a aprendizagem dos alunos e impede que eles desenvolvam concepções sobre a resolução de problemas que impeçam ou criem barreiras no processo de aquisição do conhecimento.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica Estudo e ensinoResolução de ProblemasComunicaçãoFormulação de ProblemasCompreensão de EnunciadosResolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALresolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdfapplication/pdf814359https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQHST/1/resolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdf908ceee461ab8ad78836fc29f3376f49MD51TEXTresolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdf.txtresolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdf.txtExtracted texttext/plain38352https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQHST/2/resolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdf.txtaff146c9894e483c5b264684d203bce0MD521843/VRNS-9QQHST2019-11-14 05:37:00.936oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QQHSTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática |
title |
Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática |
spellingShingle |
Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática Paula Rodrigues Alves Silva Resolução de Problemas Comunicação Formulação de Problemas Compreensão de Enunciados Educação Matematica Estudo e ensino |
title_short |
Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática |
title_full |
Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática |
title_fullStr |
Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática |
title_sort |
Resolução de problemas: leitura e escrita nas aulas de matemática |
author |
Paula Rodrigues Alves Silva |
author_facet |
Paula Rodrigues Alves Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Manuela Martins Soares David |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sandra de Lacerda Cardoso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula Rodrigues Alves Silva |
contributor_str_mv |
Maria Manuela Martins Soares David Sandra de Lacerda Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de Problemas Comunicação Formulação de Problemas Compreensão de Enunciados |
topic |
Resolução de Problemas Comunicação Formulação de Problemas Compreensão de Enunciados Educação Matematica Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Matematica Estudo e ensino |
description |
A dificuldade que os alunos, muitas vezes, apresentam ao tentarem resolver um problema matemático pode estar relacionada não apenas à falta de conhecimento matemático ou à pouca fluência na leitura, mas também à falta de um trabalho específico com o texto do problema. A partir da abordagem da Resolução de Problemas como uma perspectiva metodológica pretendeu-se criar nas aulas de Matemática um ambiente que privilegiasse a comunicação. A partir da sequência de atividades apresentada neste Plano de Ação os alunos puderam, através da leitura e compreensão de textos matemáticos, resolver situações-problema com autonomia e confiança, buscando diferentes estratégias de resolução e argumentando sobre seu raciocínio além de compará-lo com o dos colegas. Nesse ambiente pretendeu-se, ainda, através da formulação de problemas verificar a compreensão dos alunos sobre as ideias matemáticas relacionadas às operações. Foi possível perceber que um trabalho planejado sob essa perspectiva precisa ser contínuo já que favorece a aprendizagem dos alunos e impede que eles desenvolvam concepções sobre a resolução de problemas que impeçam ou criem barreiras no processo de aquisição do conhecimento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T19:32:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T19:32:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHST |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHST |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQHST/1/resolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QQHST/2/resolu__o_de_problemas__leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matem_tica.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
908ceee461ab8ad78836fc29f3376f49 aff146c9894e483c5b264684d203bce0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589193142632448 |