Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92QP7K |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo conhecer e compreender quais são as implicações para a gestão escolar e a organização do trabalho docente em escolas de educação básica da rede municipal de ensino, advindas da adoção da parceria público-privada entre a Prefeitura de Santo Antônio do Amparo e a Fundação Pitágoras, durante os anos de 2007 a 2010. Considerando os objetivos do estudo, foi desenvolvida a pesquisa utilizando métodos qualitativos de coleta de dados (documentos, observação e entrevista semiestruturada). Constata-se que a estratégia da parceria público-privada tem implicado fortemente na gestão das escolas públicas e no trabalho dos docentes, implantando uma lógica mercantil, tecnicista, gerencialista, eficaz e eficiente, disseminando as regras de competitividade, da avaliação e da prestação de contas, o que tem contribuído para a privatização da gestão escolar e para a intensificação do trabalho docente. |
id |
UFMG_cafe7079a497bf39e86aee7627de3f83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-92QP7K |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Livia Maria Fraga VieiraCarlos Roberto Jamil CuryAlvaro Luiz Moreira HypolitoKildo Adevair dos Santos2019-08-11T00:12:23Z2019-08-11T00:12:23Z2012-08-06http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92QP7KEste estudo tem como objetivo conhecer e compreender quais são as implicações para a gestão escolar e a organização do trabalho docente em escolas de educação básica da rede municipal de ensino, advindas da adoção da parceria público-privada entre a Prefeitura de Santo Antônio do Amparo e a Fundação Pitágoras, durante os anos de 2007 a 2010. Considerando os objetivos do estudo, foi desenvolvida a pesquisa utilizando métodos qualitativos de coleta de dados (documentos, observação e entrevista semiestruturada). Constata-se que a estratégia da parceria público-privada tem implicado fortemente na gestão das escolas públicas e no trabalho dos docentes, implantando uma lógica mercantil, tecnicista, gerencialista, eficaz e eficiente, disseminando as regras de competitividade, da avaliação e da prestação de contas, o que tem contribuído para a privatização da gestão escolar e para a intensificação do trabalho docente.The present study aims at getting to know and understanding which are the implications for school management and teacher work organization in schools of fundamental education of the public system of education, coming from the adoption of the public-private partnership between the City Hall of Santo Antônio do Amparo and Fundação Pitágoras, during the years from 2007 to 2010. Concerning the objectives of the study, we have carried out the research using qualitative data gathering methods (documents, observation and semi-structured interview). We have found that the public-private partnership strategy have strongly impacted on the management of the public schools and on the teachers work, implanting a mercantile, tecnicist, generalist, effective and efficient logic, disseminating the rules of competitiveness, evaluation and accountability, what has contributed to the privatizing of school management for the intensification of the teacher work.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores Condições sociais EducaçãoParceria público-privadaEscolas Organização e administração Educação e EstadoTrabalho docentePolítica educacionalParceria público-privadaGestão escolarParcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALparcerias_p_blico_privadas_no_ensino_fundamental_e_na_educa__o_infantil.pdfapplication/pdf1817305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-92QP7K/1/parcerias_p_blico_privadas_no_ensino_fundamental_e_na_educa__o_infantil.pdf9c5420fa05d018f358159d88a2f61abdMD51TEXTparcerias_p_blico_privadas_no_ensino_fundamental_e_na_educa__o_infantil.pdf.txtparcerias_p_blico_privadas_no_ensino_fundamental_e_na_educa__o_infantil.pdf.txtExtracted texttext/plain458440https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-92QP7K/2/parcerias_p_blico_privadas_no_ensino_fundamental_e_na_educa__o_infantil.pdf.txt77065b01e7ef28198e5c4bf37c20154fMD521843/BUBD-92QP7K2019-11-14 09:22:09.686oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-92QP7KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:22:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente |
title |
Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente |
spellingShingle |
Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente Kildo Adevair dos Santos Trabalho docente Política educacional Parceria público-privada Gestão escolar Professores Condições sociais Educação Parceria público-privada Escolas Organização e administração Educação e Estado |
title_short |
Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente |
title_full |
Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente |
title_fullStr |
Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente |
title_full_unstemmed |
Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente |
title_sort |
Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente |
author |
Kildo Adevair dos Santos |
author_facet |
Kildo Adevair dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Livia Maria Fraga Vieira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Carlos Roberto Jamil Cury |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Alvaro Luiz Moreira Hypolito |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kildo Adevair dos Santos |
contributor_str_mv |
Livia Maria Fraga Vieira Carlos Roberto Jamil Cury Alvaro Luiz Moreira Hypolito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Política educacional Parceria público-privada Gestão escolar |
topic |
Trabalho docente Política educacional Parceria público-privada Gestão escolar Professores Condições sociais Educação Parceria público-privada Escolas Organização e administração Educação e Estado |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores Condições sociais Educação Parceria público-privada Escolas Organização e administração Educação e Estado |
description |
Este estudo tem como objetivo conhecer e compreender quais são as implicações para a gestão escolar e a organização do trabalho docente em escolas de educação básica da rede municipal de ensino, advindas da adoção da parceria público-privada entre a Prefeitura de Santo Antônio do Amparo e a Fundação Pitágoras, durante os anos de 2007 a 2010. Considerando os objetivos do estudo, foi desenvolvida a pesquisa utilizando métodos qualitativos de coleta de dados (documentos, observação e entrevista semiestruturada). Constata-se que a estratégia da parceria público-privada tem implicado fortemente na gestão das escolas públicas e no trabalho dos docentes, implantando uma lógica mercantil, tecnicista, gerencialista, eficaz e eficiente, disseminando as regras de competitividade, da avaliação e da prestação de contas, o que tem contribuído para a privatização da gestão escolar e para a intensificação do trabalho docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T00:12:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T00:12:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92QP7K |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92QP7K |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-92QP7K/1/parcerias_p_blico_privadas_no_ensino_fundamental_e_na_educa__o_infantil.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-92QP7K/2/parcerias_p_blico_privadas_no_ensino_fundamental_e_na_educa__o_infantil.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c5420fa05d018f358159d88a2f61abd 77065b01e7ef28198e5c4bf37c20154f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589162393141248 |