Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kildo Adevair dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92QP7K
Resumo: Este estudo tem como objetivo conhecer e compreender quais são as implicações para a gestão escolar e a organização do trabalho docente em escolas de educação básica da rede municipal de ensino, advindas da adoção da parceria público-privada entre a Prefeitura de Santo Antônio do Amparo e a Fundação Pitágoras, durante os anos de 2007 a 2010. Considerando os objetivos do estudo, foi desenvolvida a pesquisa utilizando métodos qualitativos de coleta de dados (documentos, observação e entrevista semiestruturada). Constata-se que a estratégia da parceria público-privada tem implicado fortemente na gestão das escolas públicas e no trabalho dos docentes, implantando uma lógica mercantil, tecnicista, gerencialista, eficaz e eficiente, disseminando as regras de competitividade, da avaliação e da prestação de contas, o que tem contribuído para a privatização da gestão escolar e para a intensificação do trabalho docente.
id UFMG_cafe7079a497bf39e86aee7627de3f83
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-92QP7K
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Livia Maria Fraga VieiraCarlos Roberto Jamil CuryAlvaro Luiz Moreira HypolitoKildo Adevair dos Santos2019-08-11T00:12:23Z2019-08-11T00:12:23Z2012-08-06http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92QP7KEste estudo tem como objetivo conhecer e compreender quais são as implicações para a gestão escolar e a organização do trabalho docente em escolas de educação básica da rede municipal de ensino, advindas da adoção da parceria público-privada entre a Prefeitura de Santo Antônio do Amparo e a Fundação Pitágoras, durante os anos de 2007 a 2010. Considerando os objetivos do estudo, foi desenvolvida a pesquisa utilizando métodos qualitativos de coleta de dados (documentos, observação e entrevista semiestruturada). Constata-se que a estratégia da parceria público-privada tem implicado fortemente na gestão das escolas públicas e no trabalho dos docentes, implantando uma lógica mercantil, tecnicista, gerencialista, eficaz e eficiente, disseminando as regras de competitividade, da avaliação e da prestação de contas, o que tem contribuído para a privatização da gestão escolar e para a intensificação do trabalho docente.The present study aims at getting to know and understanding which are the implications for school management and teacher work organization in schools of fundamental education of the public system of education, coming from the adoption of the public-private partnership between the City Hall of Santo Antônio do Amparo and Fundação Pitágoras, during the years from 2007 to 2010. Concerning the objectives of the study, we have carried out the research using qualitative data gathering methods (documents, observation and semi-structured interview). We have found that the public-private partnership strategy have strongly impacted on the management of the public schools and on the teachers work, implanting a mercantile, tecnicist, generalist, effective and efficient logic, disseminating the rules of competitiveness, evaluation and accountability, what has contributed to the privatizing of school management for the intensification of the teacher work.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores Condições sociais EducaçãoParceria público-privadaEscolas  Organização e administração  Educação e EstadoTrabalho docentePolítica educacionalParceria público-privadaGestão escolarParcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALparcerias_p_blico_privadas_no_ensino_fundamental_e_na_educa__o_infantil.pdfapplication/pdf1817305https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-92QP7K/1/parcerias_p_blico_privadas_no_ensino_fundamental_e_na_educa__o_infantil.pdf9c5420fa05d018f358159d88a2f61abdMD51TEXTparcerias_p_blico_privadas_no_ensino_fundamental_e_na_educa__o_infantil.pdf.txtparcerias_p_blico_privadas_no_ensino_fundamental_e_na_educa__o_infantil.pdf.txtExtracted texttext/plain458440https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-92QP7K/2/parcerias_p_blico_privadas_no_ensino_fundamental_e_na_educa__o_infantil.pdf.txt77065b01e7ef28198e5c4bf37c20154fMD521843/BUBD-92QP7K2019-11-14 09:22:09.686oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-92QP7KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:22:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente
title Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente
spellingShingle Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente
Kildo Adevair dos Santos
Trabalho docente
Política educacional
Parceria público-privada
Gestão escolar
Professores Condições sociais 
Educação
Parceria público-privada
Escolas  Organização e administração  
Educação e Estado
title_short Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente
title_full Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente
title_fullStr Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente
title_full_unstemmed Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente
title_sort Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente
author Kildo Adevair dos Santos
author_facet Kildo Adevair dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Livia Maria Fraga Vieira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Roberto Jamil Cury
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alvaro Luiz Moreira Hypolito
dc.contributor.author.fl_str_mv Kildo Adevair dos Santos
contributor_str_mv Livia Maria Fraga Vieira
Carlos Roberto Jamil Cury
Alvaro Luiz Moreira Hypolito
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Política educacional
Parceria público-privada
Gestão escolar
topic Trabalho docente
Política educacional
Parceria público-privada
Gestão escolar
Professores Condições sociais 
Educação
Parceria público-privada
Escolas  Organização e administração  
Educação e Estado
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores Condições sociais 
Educação
Parceria público-privada
Escolas  Organização e administração  
Educação e Estado
description Este estudo tem como objetivo conhecer e compreender quais são as implicações para a gestão escolar e a organização do trabalho docente em escolas de educação básica da rede municipal de ensino, advindas da adoção da parceria público-privada entre a Prefeitura de Santo Antônio do Amparo e a Fundação Pitágoras, durante os anos de 2007 a 2010. Considerando os objetivos do estudo, foi desenvolvida a pesquisa utilizando métodos qualitativos de coleta de dados (documentos, observação e entrevista semiestruturada). Constata-se que a estratégia da parceria público-privada tem implicado fortemente na gestão das escolas públicas e no trabalho dos docentes, implantando uma lógica mercantil, tecnicista, gerencialista, eficaz e eficiente, disseminando as regras de competitividade, da avaliação e da prestação de contas, o que tem contribuído para a privatização da gestão escolar e para a intensificação do trabalho docente.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T00:12:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T00:12:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92QP7K
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92QP7K
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-92QP7K/1/parcerias_p_blico_privadas_no_ensino_fundamental_e_na_educa__o_infantil.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-92QP7K/2/parcerias_p_blico_privadas_no_ensino_fundamental_e_na_educa__o_infantil.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c5420fa05d018f358159d88a2f61abd
77065b01e7ef28198e5c4bf37c20154f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589162393141248