O uso do filme na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varani, Adriana
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Chaluh, Laura Noemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
DOI: 10.20396/etd.v10i1.1013
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1013
Resumo: Em nossas práticas educativas como professoras na formação inicial e continuada de professores e em nossos processos formativos, temos usado os filmes em sala de aula. Estas experiências nos levaram a refletir sobre a importância dos seus usos na formação de professores. As produções de Napolitano, Miranda, Almeida, Oliveira Jr., dentre outros, nos permitiram problematizar acerca do seu uso na escola. Trazemos para a discussão uma experiência de aula e a partir dela discutimos o uso do filme no trabalho pedagógico. Afirmamos a necessidade de valorizar o filme como um produto cultural na sala de aula, quando a partir da experiência referida foi possível explicitar as múltiplas leituras que o filme provoca. Resgatamos neste artigo a idéia da experiência estética e suas implicações no contexto da sala de aula e discutimos acerca da intencionalidade do uso do filme nesse mesmo contexto. 
id UNICAMP-19_a7e60b2e682aebc028f6c1c9df23be26
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1013
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
spelling O uso do filme na formação de professoresFormação de professores. Filmes. Práticas pedagógicas.Práticas pedagógicasEm nossas práticas educativas como professoras na formação inicial e continuada de professores e em nossos processos formativos, temos usado os filmes em sala de aula. Estas experiências nos levaram a refletir sobre a importância dos seus usos na formação de professores. As produções de Napolitano, Miranda, Almeida, Oliveira Jr., dentre outros, nos permitiram problematizar acerca do seu uso na escola. Trazemos para a discussão uma experiência de aula e a partir dela discutimos o uso do filme no trabalho pedagógico. Afirmamos a necessidade de valorizar o filme como um produto cultural na sala de aula, quando a partir da experiência referida foi possível explicitar as múltiplas leituras que o filme provoca. Resgatamos neste artigo a idéia da experiência estética e suas implicações no contexto da sala de aula e discutimos acerca da intencionalidade do uso do filme nesse mesmo contexto. Universidade Estadual de Campinas2009-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/101310.20396/etd.v10i1.1013ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 1-23ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 1-23ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 1-231676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1013/1028Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVarani, AdrianaChaluh, Laura Noemi2017-08-23T15:07:12Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1013Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-08-23T15:07:12ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do filme na formação de professores
title O uso do filme na formação de professores
spellingShingle O uso do filme na formação de professores
O uso do filme na formação de professores
Varani, Adriana
Formação de professores. Filmes. Práticas pedagógicas.
Práticas pedagógicas
Varani, Adriana
Formação de professores. Filmes. Práticas pedagógicas.
Práticas pedagógicas
title_short O uso do filme na formação de professores
title_full O uso do filme na formação de professores
title_fullStr O uso do filme na formação de professores
O uso do filme na formação de professores
title_full_unstemmed O uso do filme na formação de professores
O uso do filme na formação de professores
title_sort O uso do filme na formação de professores
author Varani, Adriana
author_facet Varani, Adriana
Varani, Adriana
Chaluh, Laura Noemi
Chaluh, Laura Noemi
author_role author
author2 Chaluh, Laura Noemi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varani, Adriana
Chaluh, Laura Noemi
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Filmes. Práticas pedagógicas.
Práticas pedagógicas
topic Formação de professores. Filmes. Práticas pedagógicas.
Práticas pedagógicas
description Em nossas práticas educativas como professoras na formação inicial e continuada de professores e em nossos processos formativos, temos usado os filmes em sala de aula. Estas experiências nos levaram a refletir sobre a importância dos seus usos na formação de professores. As produções de Napolitano, Miranda, Almeida, Oliveira Jr., dentre outros, nos permitiram problematizar acerca do seu uso na escola. Trazemos para a discussão uma experiência de aula e a partir dela discutimos o uso do filme no trabalho pedagógico. Afirmamos a necessidade de valorizar o filme como um produto cultural na sala de aula, quando a partir da experiência referida foi possível explicitar as múltiplas leituras que o filme provoca. Resgatamos neste artigo a idéia da experiência estética e suas implicações no contexto da sala de aula e discutimos acerca da intencionalidade do uso do filme nesse mesmo contexto. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1013
10.20396/etd.v10i1.1013
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1013
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10i1.1013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1013/1028
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 1-23
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 1-23
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 1-23
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1822179165117349889
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20396/etd.v10i1.1013