Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G9GCA |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo apresentar aos leitores deste artigo, em especial àqueles que atuam na área da Educação, as diferentes modalidades de avaliação, levando-os à reflexão de sua prática pedagógica e a possíveis aprimoramentos e reajustes, no sentido de fazer dos mecanismos avaliativos um processo continuo; priorizando a qualidade e a aprendizagem, buscando novos caminhos que venham a romper com modelos tradicionais puramente classificatórios, punitivos e excludentes. O trabalho apresenta também algumas sugestões práticas que exemplificam os diferentes tipos de avaliação da aprendizagem. Para tal utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com embasamento teórico na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e em vários autores renomados na área da educação, como AZZI (2004), DALBEN (2004), LUCKESI (1997) e PELLEGRINI(2003), cujas pesquisas publicadas também se remetem a autores consagrados como Jussara Hofman e Philippe Perrenoud. |
id |
UFMG_cef814f6c55b76c202a159af9adbb34a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9G9GCA |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Mariana Cavaca Alves do ValeBarbara Vieira Marques Moreira2019-08-13T01:32:00Z2019-08-13T01:32:00Z2011-01-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G9GCAEsta pesquisa tem por objetivo apresentar aos leitores deste artigo, em especial àqueles que atuam na área da Educação, as diferentes modalidades de avaliação, levando-os à reflexão de sua prática pedagógica e a possíveis aprimoramentos e reajustes, no sentido de fazer dos mecanismos avaliativos um processo continuo; priorizando a qualidade e a aprendizagem, buscando novos caminhos que venham a romper com modelos tradicionais puramente classificatórios, punitivos e excludentes. O trabalho apresenta também algumas sugestões práticas que exemplificam os diferentes tipos de avaliação da aprendizagem. Para tal utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com embasamento teórico na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e em vários autores renomados na área da educação, como AZZI (2004), DALBEN (2004), LUCKESI (1997) e PELLEGRINI(2003), cujas pesquisas publicadas também se remetem a autores consagrados como Jussara Hofman e Philippe Perrenoud.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAvaliação educacionalEducaçãoEscolas Organização e administraçãoAvaliaçãoprocesso ensino-aprendizagemAvaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_barbara_vieira_marques_moreira_barros.pdfapplication/pdf185723https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9G9GCA/1/tcc_barbara_vieira_marques_moreira_barros.pdfc86b80f55cc1fac0e64612a9e9f59f64MD51TEXTtcc_barbara_vieira_marques_moreira_barros.pdf.txttcc_barbara_vieira_marques_moreira_barros.pdf.txtExtracted texttext/plain69603https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9G9GCA/2/tcc_barbara_vieira_marques_moreira_barros.pdf.txtf6b282c0b182f79413b970f05469727dMD521843/BUBD-9G9GCA2019-11-14 20:38:53.586oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9G9GCARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:38:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem |
title |
Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem Barbara Vieira Marques Moreira Avaliação processo ensino-aprendizagem Avaliação educacional Educação Escolas Organização e administração |
title_short |
Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem |
title_full |
Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem |
title_sort |
Avaliação escolar: indispensável no processo ensino-aprendizagem |
author |
Barbara Vieira Marques Moreira |
author_facet |
Barbara Vieira Marques Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mariana Cavaca Alves do Vale |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbara Vieira Marques Moreira |
contributor_str_mv |
Mariana Cavaca Alves do Vale |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação processo ensino-aprendizagem |
topic |
Avaliação processo ensino-aprendizagem Avaliação educacional Educação Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação educacional Educação Escolas Organização e administração |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo apresentar aos leitores deste artigo, em especial àqueles que atuam na área da Educação, as diferentes modalidades de avaliação, levando-os à reflexão de sua prática pedagógica e a possíveis aprimoramentos e reajustes, no sentido de fazer dos mecanismos avaliativos um processo continuo; priorizando a qualidade e a aprendizagem, buscando novos caminhos que venham a romper com modelos tradicionais puramente classificatórios, punitivos e excludentes. O trabalho apresenta também algumas sugestões práticas que exemplificam os diferentes tipos de avaliação da aprendizagem. Para tal utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com embasamento teórico na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e em vários autores renomados na área da educação, como AZZI (2004), DALBEN (2004), LUCKESI (1997) e PELLEGRINI(2003), cujas pesquisas publicadas também se remetem a autores consagrados como Jussara Hofman e Philippe Perrenoud. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T01:32:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T01:32:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G9GCA |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G9GCA |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9G9GCA/1/tcc_barbara_vieira_marques_moreira_barros.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9G9GCA/2/tcc_barbara_vieira_marques_moreira_barros.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c86b80f55cc1fac0e64612a9e9f59f64 f6b282c0b182f79413b970f05469727d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589215006490624 |