Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/43903 https://orcid.org/0000-0003-3282-236X |
Resumo: | Esta dissertação apresenta por meio de análises qualitativas, como eventos da vida do artista visual Paulo Nazareth influenciaram na produção de sua obra e como desenvolveu uma relação ímpar com o mercado de arte primário que consome sua produção. De suas origens ameríndias, negras e periféricas, passando por eventos e residências que o levaram a se autobiografar como pessoa “ao redor do mundo”, passando por sua formação como artista na Escola de Belas Artes da UFMG, é possível perceber pela análise textual e das obras, como Nazareth desenvolve um pensamento coerente e atual. Nos aprofundamos nas práticas artísticas e métodos de pesquisa de Paulo Nazareth, buscando tanto na tecnicidade ímpar de sua obra, como na forma de selecionar e colecionar objetos para produzir seus trabalhos. Por fim, desenvolvemos um pensamento em cima do termo cunhado pelo artista, for sale, que é a base conceitual de toda sua relação com o mercado e principal objeto dentro deste estudo. O que nos dá sustentação para refletirmos sobre a construção de sua própria trajetória artística como um modelo único, gerando uma conceituação desta no campo das artes visuais. |
id |
UFMG_d04b1265f4b6b668fec62da3785565a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/43903 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcos César de Senna Hillhttp://lattes.cnpq.br/2263233359051121Maria Elisa Campos do AmaralBrígida Moura Campbell Paeshttp://lattes.cnpq.br/9267378497284026Rafael Perpétuo de Souza2022-08-03T12:10:15Z2022-08-03T12:10:15Z2021-11-29http://hdl.handle.net/1843/43903https://orcid.org/0000-0003-3282-236XEsta dissertação apresenta por meio de análises qualitativas, como eventos da vida do artista visual Paulo Nazareth influenciaram na produção de sua obra e como desenvolveu uma relação ímpar com o mercado de arte primário que consome sua produção. De suas origens ameríndias, negras e periféricas, passando por eventos e residências que o levaram a se autobiografar como pessoa “ao redor do mundo”, passando por sua formação como artista na Escola de Belas Artes da UFMG, é possível perceber pela análise textual e das obras, como Nazareth desenvolve um pensamento coerente e atual. Nos aprofundamos nas práticas artísticas e métodos de pesquisa de Paulo Nazareth, buscando tanto na tecnicidade ímpar de sua obra, como na forma de selecionar e colecionar objetos para produzir seus trabalhos. Por fim, desenvolvemos um pensamento em cima do termo cunhado pelo artista, for sale, que é a base conceitual de toda sua relação com o mercado e principal objeto dentro deste estudo. O que nos dá sustentação para refletirmos sobre a construção de sua própria trajetória artística como um modelo único, gerando uma conceituação desta no campo das artes visuais.This dissertation presents through qualitative analyses, how events of the life of visual artist Paulo Nazareth influenced the production of his artwork and how he developed a unique relationship with the primary art market that consumes his production. From his Amerindian, black and peripheral origins, through events and residencies that led him to autobiography himself as a person “that lives around the world”, through his studies as an artist at the Escola de Belas Artes of UFMG, it is possible to perceive by textual analysis and artworks, how Nazareth develops a coherent and current thought. We dig deep into Paulo Nazareth’s artistic practices and research methods, seeking both in the unique technicality of his artwork, as well as in the ways of selection and collecting objects to produce his body of artworks. Finally, we developed a thought on top of the term coined by the artist, for sale, which is the conceptual basis of all of his relationship with the market and main object of this study. This gives us support to reflect on the construction of its own artistic trajectory as a unique model, generating a conceptualization of this in the field of visual arts.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessNazareth, Paulo, 1977-Mercado de obras de arteArte - ComercializaçãoArte - Aspectos sociaisArte moderna - Séc. XX-XXIArte contemporâneaMercadoTrajetóriaVendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for saleMy image for sale: Paulo Nazareth and art for saleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDISSERTAÇÃO RAFAEL ver 2022 2601.pdfDISSERTAÇÃO RAFAEL ver 2022 2601.pdfapplication/pdf3407680https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43903/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20RAFAEL%20ver%202022%202601.pdf15f4119109bc7c62b6ebf3a9438f0f8cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43903/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43903/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/439032022-08-03 09:10:15.414oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-08-03T12:10:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
My image for sale: Paulo Nazareth and art for sale |
title |
Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale |
spellingShingle |
Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale Rafael Perpétuo de Souza Arte contemporânea Mercado Trajetória Nazareth, Paulo, 1977- Mercado de obras de arte Arte - Comercialização Arte - Aspectos sociais Arte moderna - Séc. XX-XXI |
title_short |
Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale |
title_full |
Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale |
title_fullStr |
Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale |
title_full_unstemmed |
Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale |
title_sort |
Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale |
author |
Rafael Perpétuo de Souza |
author_facet |
Rafael Perpétuo de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcos César de Senna Hill |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2263233359051121 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Elisa Campos do Amaral |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Brígida Moura Campbell Paes |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9267378497284026 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafael Perpétuo de Souza |
contributor_str_mv |
Marcos César de Senna Hill Maria Elisa Campos do Amaral Brígida Moura Campbell Paes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte contemporânea Mercado Trajetória |
topic |
Arte contemporânea Mercado Trajetória Nazareth, Paulo, 1977- Mercado de obras de arte Arte - Comercialização Arte - Aspectos sociais Arte moderna - Séc. XX-XXI |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Nazareth, Paulo, 1977- Mercado de obras de arte Arte - Comercialização Arte - Aspectos sociais Arte moderna - Séc. XX-XXI |
description |
Esta dissertação apresenta por meio de análises qualitativas, como eventos da vida do artista visual Paulo Nazareth influenciaram na produção de sua obra e como desenvolveu uma relação ímpar com o mercado de arte primário que consome sua produção. De suas origens ameríndias, negras e periféricas, passando por eventos e residências que o levaram a se autobiografar como pessoa “ao redor do mundo”, passando por sua formação como artista na Escola de Belas Artes da UFMG, é possível perceber pela análise textual e das obras, como Nazareth desenvolve um pensamento coerente e atual. Nos aprofundamos nas práticas artísticas e métodos de pesquisa de Paulo Nazareth, buscando tanto na tecnicidade ímpar de sua obra, como na forma de selecionar e colecionar objetos para produzir seus trabalhos. Por fim, desenvolvemos um pensamento em cima do termo cunhado pelo artista, for sale, que é a base conceitual de toda sua relação com o mercado e principal objeto dentro deste estudo. O que nos dá sustentação para refletirmos sobre a construção de sua própria trajetória artística como um modelo único, gerando uma conceituação desta no campo das artes visuais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-03T12:10:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-03T12:10:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/43903 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-3282-236X |
url |
http://hdl.handle.net/1843/43903 https://orcid.org/0000-0003-3282-236X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43903/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20RAFAEL%20ver%202022%202601.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43903/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43903/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15f4119109bc7c62b6ebf3a9438f0f8c cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589559077830656 |