Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael Perpétuo de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/43903
https://orcid.org/0000-0003-3282-236X
Resumo: Esta dissertação apresenta por meio de análises qualitativas, como eventos da vida do artista visual Paulo Nazareth influenciaram na produção de sua obra e como desenvolveu uma relação ímpar com o mercado de arte primário que consome sua produção. De suas origens ameríndias, negras e periféricas, passando por eventos e residências que o levaram a se autobiografar como pessoa “ao redor do mundo”, passando por sua formação como artista na Escola de Belas Artes da UFMG, é possível perceber pela análise textual e das obras, como Nazareth desenvolve um pensamento coerente e atual. Nos aprofundamos nas práticas artísticas e métodos de pesquisa de Paulo Nazareth, buscando tanto na tecnicidade ímpar de sua obra, como na forma de selecionar e colecionar objetos para produzir seus trabalhos. Por fim, desenvolvemos um pensamento em cima do termo cunhado pelo artista, for sale, que é a base conceitual de toda sua relação com o mercado e principal objeto dentro deste estudo. O que nos dá sustentação para refletirmos sobre a construção de sua própria trajetória artística como um modelo único, gerando uma conceituação desta no campo das artes visuais.
id UFMG_d04b1265f4b6b668fec62da3785565a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/43903
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcos César de Senna Hillhttp://lattes.cnpq.br/2263233359051121Maria Elisa Campos do AmaralBrígida Moura Campbell Paeshttp://lattes.cnpq.br/9267378497284026Rafael Perpétuo de Souza2022-08-03T12:10:15Z2022-08-03T12:10:15Z2021-11-29http://hdl.handle.net/1843/43903https://orcid.org/0000-0003-3282-236XEsta dissertação apresenta por meio de análises qualitativas, como eventos da vida do artista visual Paulo Nazareth influenciaram na produção de sua obra e como desenvolveu uma relação ímpar com o mercado de arte primário que consome sua produção. De suas origens ameríndias, negras e periféricas, passando por eventos e residências que o levaram a se autobiografar como pessoa “ao redor do mundo”, passando por sua formação como artista na Escola de Belas Artes da UFMG, é possível perceber pela análise textual e das obras, como Nazareth desenvolve um pensamento coerente e atual. Nos aprofundamos nas práticas artísticas e métodos de pesquisa de Paulo Nazareth, buscando tanto na tecnicidade ímpar de sua obra, como na forma de selecionar e colecionar objetos para produzir seus trabalhos. Por fim, desenvolvemos um pensamento em cima do termo cunhado pelo artista, for sale, que é a base conceitual de toda sua relação com o mercado e principal objeto dentro deste estudo. O que nos dá sustentação para refletirmos sobre a construção de sua própria trajetória artística como um modelo único, gerando uma conceituação desta no campo das artes visuais.This dissertation presents through qualitative analyses, how events of the life of visual artist Paulo Nazareth influenced the production of his artwork and how he developed a unique relationship with the primary art market that consumes his production. From his Amerindian, black and peripheral origins, through events and residencies that led him to autobiography himself as a person “that lives around the world”, through his studies as an artist at the Escola de Belas Artes of UFMG, it is possible to perceive by textual analysis and artworks, how Nazareth develops a coherent and current thought. We dig deep into Paulo Nazareth’s artistic practices and research methods, seeking both in the unique technicality of his artwork, as well as in the ways of selection and collecting objects to produce his body of artworks. Finally, we developed a thought on top of the term coined by the artist, for sale, which is the conceptual basis of all of his relationship with the market and main object of this study. This gives us support to reflect on the construction of its own artistic trajectory as a unique model, generating a conceptualization of this in the field of visual arts.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessNazareth, Paulo, 1977-Mercado de obras de arteArte - ComercializaçãoArte - Aspectos sociaisArte moderna - Séc. XX-XXIArte contemporâneaMercadoTrajetóriaVendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for saleMy image for sale: Paulo Nazareth and art for saleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDISSERTAÇÃO RAFAEL ver 2022 2601.pdfDISSERTAÇÃO RAFAEL ver 2022 2601.pdfapplication/pdf3407680https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43903/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20RAFAEL%20ver%202022%202601.pdf15f4119109bc7c62b6ebf3a9438f0f8cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43903/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43903/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/439032022-08-03 09:10:15.414oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-08-03T12:10:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv My image for sale: Paulo Nazareth and art for sale
title Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale
spellingShingle Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale
Rafael Perpétuo de Souza
Arte contemporânea
Mercado
Trajetória
Nazareth, Paulo, 1977-
Mercado de obras de arte
Arte - Comercialização
Arte - Aspectos sociais
Arte moderna - Séc. XX-XXI
title_short Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale
title_full Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale
title_fullStr Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale
title_full_unstemmed Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale
title_sort Vendo minha imagem: Paulo Nazareth e arte for sale
author Rafael Perpétuo de Souza
author_facet Rafael Perpétuo de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos César de Senna Hill
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2263233359051121
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Elisa Campos do Amaral
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Brígida Moura Campbell Paes
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9267378497284026
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael Perpétuo de Souza
contributor_str_mv Marcos César de Senna Hill
Maria Elisa Campos do Amaral
Brígida Moura Campbell Paes
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Mercado
Trajetória
topic Arte contemporânea
Mercado
Trajetória
Nazareth, Paulo, 1977-
Mercado de obras de arte
Arte - Comercialização
Arte - Aspectos sociais
Arte moderna - Séc. XX-XXI
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Nazareth, Paulo, 1977-
Mercado de obras de arte
Arte - Comercialização
Arte - Aspectos sociais
Arte moderna - Séc. XX-XXI
description Esta dissertação apresenta por meio de análises qualitativas, como eventos da vida do artista visual Paulo Nazareth influenciaram na produção de sua obra e como desenvolveu uma relação ímpar com o mercado de arte primário que consome sua produção. De suas origens ameríndias, negras e periféricas, passando por eventos e residências que o levaram a se autobiografar como pessoa “ao redor do mundo”, passando por sua formação como artista na Escola de Belas Artes da UFMG, é possível perceber pela análise textual e das obras, como Nazareth desenvolve um pensamento coerente e atual. Nos aprofundamos nas práticas artísticas e métodos de pesquisa de Paulo Nazareth, buscando tanto na tecnicidade ímpar de sua obra, como na forma de selecionar e colecionar objetos para produzir seus trabalhos. Por fim, desenvolvemos um pensamento em cima do termo cunhado pelo artista, for sale, que é a base conceitual de toda sua relação com o mercado e principal objeto dentro deste estudo. O que nos dá sustentação para refletirmos sobre a construção de sua própria trajetória artística como um modelo único, gerando uma conceituação desta no campo das artes visuais.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-03T12:10:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-03T12:10:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/43903
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3282-236X
url http://hdl.handle.net/1843/43903
https://orcid.org/0000-0003-3282-236X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43903/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20RAFAEL%20ver%202022%202601.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43903/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43903/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 15f4119109bc7c62b6ebf3a9438f0f8c
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589559077830656