Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Alexandre Moreira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5NGG
Resumo: Analyses the characteristics of the practice in knowledge management in Brazil offered by organizations of the following areas: management, information technology, document and information management, and those ones specialized in knowledge management. Aims at confronting the practice in knowledge management with some theoretical aspects revealed by the literature of the area: its division in two emphasis information technologies track and the people track (Karl-Erik Sveiby); its bases in three sciences management, computer science, and information science (Ricardo Barbosa & Isis Paim); its three domains KM1 (information science), KM2 (process engineering), and KM3 (organizational theory) (Elisabeth Davenport & Blaise Cronin); the areas that dedicate bigger efforts in the study of knowledge management computer science, information science, management and engineering (T. D. Wilson).
id UFMG_d22285c265b1f1fc2e6b80a6a176267c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-6K5NGG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no BrasilGestão do conhecimentoTecnologias da informaçãoCiência da informaçãoSistemas de informaçãoGestão do conhecimentoServiços de informaçãoCiência da informaçãoTecnologia da informaçãoAnalyses the characteristics of the practice in knowledge management in Brazil offered by organizations of the following areas: management, information technology, document and information management, and those ones specialized in knowledge management. Aims at confronting the practice in knowledge management with some theoretical aspects revealed by the literature of the area: its division in two emphasis information technologies track and the people track (Karl-Erik Sveiby); its bases in three sciences management, computer science, and information science (Ricardo Barbosa & Isis Paim); its three domains KM1 (information science), KM2 (process engineering), and KM3 (organizational theory) (Elisabeth Davenport & Blaise Cronin); the areas that dedicate bigger efforts in the study of knowledge management computer science, information science, management and engineering (T. D. Wilson).Analisa as características da prática de serviços de consultoria em gestão do conhecimento, oferecidos no Brasil por organizações das áreas de administração de empresas, tecnologia da informação, gestão de documentos e informações e aquelas especializadas em gestão do conhecimento. Visa confrontar com a prática alguns aspectos teóricos da gestão do conhecimento identificados na literatura: sua subdivisão em duas ênfases foco nas novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) e foco nas pessoas (Karl-Erik Sveiby); seu embasamento em três disciplinas administração, ciência da computação e ciência da informação (Ricardo Barbosa & IsisPaim); seus três domínios KM1 (ciência da informação), KM2 (engenharia de processos) e KM3 (teoria organizacional) (Elisabeth Davenport & Blaise Cronin); as áreas que dedicam maiores esforços no estudo da gestão do conhecimento ciência da computação, ciência da informação, administração e engenharia (T. D. Wilson).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMarta Araujo Tavares FerreiraRicardo Rodrigues BarbosaBeatriz Valadares CendonIsis PaimDaniel Alexandre Moreira2019-08-14T09:14:58Z2019-08-14T09:14:58Z2005-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5NGGinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T19:44:05Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-6K5NGGRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T19:44:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil
title Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil
spellingShingle Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil
Daniel Alexandre Moreira
Gestão do conhecimento
Tecnologias da informação
Ciência da informação
Sistemas de informação
Gestão do conhecimento
Serviços de informação
Ciência da informação
Tecnologia da informação
title_short Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil
title_full Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil
title_fullStr Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil
title_full_unstemmed Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil
title_sort Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil
author Daniel Alexandre Moreira
author_facet Daniel Alexandre Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta Araujo Tavares Ferreira
Ricardo Rodrigues Barbosa
Beatriz Valadares Cendon
Isis Paim
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Alexandre Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Tecnologias da informação
Ciência da informação
Sistemas de informação
Gestão do conhecimento
Serviços de informação
Ciência da informação
Tecnologia da informação
topic Gestão do conhecimento
Tecnologias da informação
Ciência da informação
Sistemas de informação
Gestão do conhecimento
Serviços de informação
Ciência da informação
Tecnologia da informação
description Analyses the characteristics of the practice in knowledge management in Brazil offered by organizations of the following areas: management, information technology, document and information management, and those ones specialized in knowledge management. Aims at confronting the practice in knowledge management with some theoretical aspects revealed by the literature of the area: its division in two emphasis information technologies track and the people track (Karl-Erik Sveiby); its bases in three sciences management, computer science, and information science (Ricardo Barbosa & Isis Paim); its three domains KM1 (information science), KM2 (process engineering), and KM3 (organizational theory) (Elisabeth Davenport & Blaise Cronin); the areas that dedicate bigger efforts in the study of knowledge management computer science, information science, management and engineering (T. D. Wilson).
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-29
2019-08-14T09:14:58Z
2019-08-14T09:14:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5NGG
url http://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5NGG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829657942589440