Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5NGG |
Resumo: | Analyses the characteristics of the practice in knowledge management in Brazil offered by organizations of the following areas: management, information technology, document and information management, and those ones specialized in knowledge management. Aims at confronting the practice in knowledge management with some theoretical aspects revealed by the literature of the area: its division in two emphasis information technologies track and the people track (Karl-Erik Sveiby); its bases in three sciences management, computer science, and information science (Ricardo Barbosa & Isis Paim); its three domains KM1 (information science), KM2 (process engineering), and KM3 (organizational theory) (Elisabeth Davenport & Blaise Cronin); the areas that dedicate bigger efforts in the study of knowledge management computer science, information science, management and engineering (T. D. Wilson). |
id |
UFMG_d22285c265b1f1fc2e6b80a6a176267c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-6K5NGG |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no BrasilGestão do conhecimentoTecnologias da informaçãoCiência da informaçãoSistemas de informaçãoGestão do conhecimentoServiços de informaçãoCiência da informaçãoTecnologia da informaçãoAnalyses the characteristics of the practice in knowledge management in Brazil offered by organizations of the following areas: management, information technology, document and information management, and those ones specialized in knowledge management. Aims at confronting the practice in knowledge management with some theoretical aspects revealed by the literature of the area: its division in two emphasis information technologies track and the people track (Karl-Erik Sveiby); its bases in three sciences management, computer science, and information science (Ricardo Barbosa & Isis Paim); its three domains KM1 (information science), KM2 (process engineering), and KM3 (organizational theory) (Elisabeth Davenport & Blaise Cronin); the areas that dedicate bigger efforts in the study of knowledge management computer science, information science, management and engineering (T. D. Wilson).Analisa as características da prática de serviços de consultoria em gestão do conhecimento, oferecidos no Brasil por organizações das áreas de administração de empresas, tecnologia da informação, gestão de documentos e informações e aquelas especializadas em gestão do conhecimento. Visa confrontar com a prática alguns aspectos teóricos da gestão do conhecimento identificados na literatura: sua subdivisão em duas ênfases foco nas novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) e foco nas pessoas (Karl-Erik Sveiby); seu embasamento em três disciplinas administração, ciência da computação e ciência da informação (Ricardo Barbosa & IsisPaim); seus três domínios KM1 (ciência da informação), KM2 (engenharia de processos) e KM3 (teoria organizacional) (Elisabeth Davenport & Blaise Cronin); as áreas que dedicam maiores esforços no estudo da gestão do conhecimento ciência da computação, ciência da informação, administração e engenharia (T. D. Wilson).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMarta Araujo Tavares FerreiraRicardo Rodrigues BarbosaBeatriz Valadares CendonIsis PaimDaniel Alexandre Moreira2019-08-14T09:14:58Z2019-08-14T09:14:58Z2005-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5NGGinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T19:44:05Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-6K5NGGRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T19:44:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil |
title |
Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil |
spellingShingle |
Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil Daniel Alexandre Moreira Gestão do conhecimento Tecnologias da informação Ciência da informação Sistemas de informação Gestão do conhecimento Serviços de informação Ciência da informação Tecnologia da informação |
title_short |
Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil |
title_full |
Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil |
title_fullStr |
Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil |
title_full_unstemmed |
Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil |
title_sort |
Teoria e prática em gestão do conhecimento: pesquisa exploratória sobre consultoria em gestão do conhecimento no Brasil |
author |
Daniel Alexandre Moreira |
author_facet |
Daniel Alexandre Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta Araujo Tavares Ferreira Ricardo Rodrigues Barbosa Beatriz Valadares Cendon Isis Paim |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel Alexandre Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Tecnologias da informação Ciência da informação Sistemas de informação Gestão do conhecimento Serviços de informação Ciência da informação Tecnologia da informação |
topic |
Gestão do conhecimento Tecnologias da informação Ciência da informação Sistemas de informação Gestão do conhecimento Serviços de informação Ciência da informação Tecnologia da informação |
description |
Analyses the characteristics of the practice in knowledge management in Brazil offered by organizations of the following areas: management, information technology, document and information management, and those ones specialized in knowledge management. Aims at confronting the practice in knowledge management with some theoretical aspects revealed by the literature of the area: its division in two emphasis information technologies track and the people track (Karl-Erik Sveiby); its bases in three sciences management, computer science, and information science (Ricardo Barbosa & Isis Paim); its three domains KM1 (information science), KM2 (process engineering), and KM3 (organizational theory) (Elisabeth Davenport & Blaise Cronin); the areas that dedicate bigger efforts in the study of knowledge management computer science, information science, management and engineering (T. D. Wilson). |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-29 2019-08-14T09:14:58Z 2019-08-14T09:14:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5NGG |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5NGG |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829657942589440 |