Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marodin, Fabrizio Almeida
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/4823
Resumo: O conhecimento organizacional vem se convertendo em um dos principais tópicos de interesse dos gestores, uma vez que as organizações passam a compreendê-lo como seu principal recurso e fonte de vantagem competitiva. Assim, a gestão de conhecimento procura identificar e desenvolver o conhecimento coletivo da organização para aumentar a capacidade de inovação e resposta e ajudá-la a competir. Considera-se que o sucesso da gestão de conhecimento depende mais das pessoas do que da tecnologia empregada, ao mesmo tempo em que se reconhece que a disponibilidade de novas tecnologias de informação tem proporcionado grande impulso a estas iniciativas. Esta pesquisa objetiva compreender como a tecnologia de informação está sendo utilizada no suporte a estratégias de gestão de conhecimento em organizações fabricantes de software. Para isto, apresenta um estudo de caso com uma empresa desta área, que analisa o modelo de Hansen et al. de estratégias de gestão de conhecimento e explora algumas lacunas encontradas neste modelo. O resultado da pesquisa é sintetizado na fase final, que apresenta um esquema conceitual sugerindo adições ao modelo original.
id URGS_f7a0463c6f151942c83abe3f1ae7ae30
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4823
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Marodin, Fabrizio AlmeidaVargas, Lilia Maria2007-06-06T17:39:33Z2004http://hdl.handle.net/10183/4823000415840O conhecimento organizacional vem se convertendo em um dos principais tópicos de interesse dos gestores, uma vez que as organizações passam a compreendê-lo como seu principal recurso e fonte de vantagem competitiva. Assim, a gestão de conhecimento procura identificar e desenvolver o conhecimento coletivo da organização para aumentar a capacidade de inovação e resposta e ajudá-la a competir. Considera-se que o sucesso da gestão de conhecimento depende mais das pessoas do que da tecnologia empregada, ao mesmo tempo em que se reconhece que a disponibilidade de novas tecnologias de informação tem proporcionado grande impulso a estas iniciativas. Esta pesquisa objetiva compreender como a tecnologia de informação está sendo utilizada no suporte a estratégias de gestão de conhecimento em organizações fabricantes de software. Para isto, apresenta um estudo de caso com uma empresa desta área, que analisa o modelo de Hansen et al. de estratégias de gestão de conhecimento e explora algumas lacunas encontradas neste modelo. O resultado da pesquisa é sintetizado na fase final, que apresenta um esquema conceitual sugerindo adições ao modelo original.application/pdfporGestão do conhecimentoTecnologia da informaçãoSoftwareSistemas de informaçãoEstratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000415840.pdf000415840.pdfTexto completoapplication/pdf346376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4823/1/000415840.pdf665c177e81bc83a7d138f2f247b6ca6eMD51TEXT000415840.pdf.txt000415840.pdf.txtExtracted Texttext/plain245253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4823/2/000415840.pdf.txtd6f2588eeecac04d179679359d9d26a5MD52THUMBNAIL000415840.pdf.jpg000415840.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4823/3/000415840.pdf.jpg294efe4e47f77b0aaa00ab6d4028e172MD5310183/48232018-10-17 09:00:02.614oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso
title Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso
spellingShingle Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso
Marodin, Fabrizio Almeida
Gestão do conhecimento
Tecnologia da informação
Software
Sistemas de informação
title_short Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso
title_full Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso
title_fullStr Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso
title_full_unstemmed Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso
title_sort Estratégias de gestão de conhecimento e o uso de tecnologia de informação : um estudo de caso
author Marodin, Fabrizio Almeida
author_facet Marodin, Fabrizio Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marodin, Fabrizio Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vargas, Lilia Maria
contributor_str_mv Vargas, Lilia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Tecnologia da informação
Software
Sistemas de informação
topic Gestão do conhecimento
Tecnologia da informação
Software
Sistemas de informação
description O conhecimento organizacional vem se convertendo em um dos principais tópicos de interesse dos gestores, uma vez que as organizações passam a compreendê-lo como seu principal recurso e fonte de vantagem competitiva. Assim, a gestão de conhecimento procura identificar e desenvolver o conhecimento coletivo da organização para aumentar a capacidade de inovação e resposta e ajudá-la a competir. Considera-se que o sucesso da gestão de conhecimento depende mais das pessoas do que da tecnologia empregada, ao mesmo tempo em que se reconhece que a disponibilidade de novas tecnologias de informação tem proporcionado grande impulso a estas iniciativas. Esta pesquisa objetiva compreender como a tecnologia de informação está sendo utilizada no suporte a estratégias de gestão de conhecimento em organizações fabricantes de software. Para isto, apresenta um estudo de caso com uma empresa desta área, que analisa o modelo de Hansen et al. de estratégias de gestão de conhecimento e explora algumas lacunas encontradas neste modelo. O resultado da pesquisa é sintetizado na fase final, que apresenta um esquema conceitual sugerindo adições ao modelo original.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:39:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/4823
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000415840
url http://hdl.handle.net/10183/4823
identifier_str_mv 000415840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4823/1/000415840.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4823/2/000415840.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4823/3/000415840.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 665c177e81bc83a7d138f2f247b6ca6e
d6f2588eeecac04d179679359d9d26a5
294efe4e47f77b0aaa00ab6d4028e172
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308926180229120