Avaliação no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Água Branca 3º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKLUC |
Resumo: | O trabalho ora apresentado discorre sobre novas perspectivas de avaliar o desenvolvimento do ensino aprendizagem na Escola Municipal Água, 3º ano, porque acreditamos que o processo avaliativo tem o papel de analisar o desempenho do aluno e orientar o trabalho pedagógico mediante as reflexões acerca dos resultados. Neste sentido, entendemos que a avaliação deve ser contínua e sistêmica, porém não deve ser usada de forma errônea, pois pode gerar o fracasso e a evasão escolar. A escola que pretende ter uma educação de qualidade precisa por finalidade à promoção e a emancipação humana. Também discutimos sobre os instrumentos avaliativos; notas, conceitos, avaliações externas e internas bem como o resultado das mesmas. A análise enfoca que a avaliação não deve ser usada para medir a aprendizagem do aluno, pois as notas têm que ser usadas como fonte para o replanejamento, e para compreender o nível de assimilação do educando. Quanto aos instrumentos, esses jamais devem servir apenas para medir o rendimento do aluno. Para termos uma educação de qualidade e eficaz temos que trabalhar com instrumentos de avaliação, sobretudo como ponto de partida e diagnóstico para identificar as dificuldades que precisam ser trabalhadas e consolidadas. |
id |
UFMG_d53b6ea8b283651957849e086ff7649e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKLUC |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Giselle Cristina RodriguesNeusa Alves da Silva Taveira2019-08-13T23:04:08Z2019-08-13T23:04:08Z2013-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKLUCO trabalho ora apresentado discorre sobre novas perspectivas de avaliar o desenvolvimento do ensino aprendizagem na Escola Municipal Água, 3º ano, porque acreditamos que o processo avaliativo tem o papel de analisar o desempenho do aluno e orientar o trabalho pedagógico mediante as reflexões acerca dos resultados. Neste sentido, entendemos que a avaliação deve ser contínua e sistêmica, porém não deve ser usada de forma errônea, pois pode gerar o fracasso e a evasão escolar. A escola que pretende ter uma educação de qualidade precisa por finalidade à promoção e a emancipação humana. Também discutimos sobre os instrumentos avaliativos; notas, conceitos, avaliações externas e internas bem como o resultado das mesmas. A análise enfoca que a avaliação não deve ser usada para medir a aprendizagem do aluno, pois as notas têm que ser usadas como fonte para o replanejamento, e para compreender o nível de assimilação do educando. Quanto aos instrumentos, esses jamais devem servir apenas para medir o rendimento do aluno. Para termos uma educação de qualidade e eficaz temos que trabalhar com instrumentos de avaliação, sobretudo como ponto de partida e diagnóstico para identificar as dificuldades que precisam ser trabalhadas e consolidadas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalPrática pedagógicaAvaliaçãoInstrumentos avaliativosAvaliação no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Água Branca 3º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_neusa_alves_da_silva_taveira.pdfapplication/pdf169984https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKLUC/1/tcc_neusa_alves_da_silva_taveira.pdfe1c27c573b8a42f0f893a13b8f4900c2MD51TEXTtcc_neusa_alves_da_silva_taveira.pdf.txttcc_neusa_alves_da_silva_taveira.pdf.txtExtracted texttext/plain52924https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKLUC/2/tcc_neusa_alves_da_silva_taveira.pdf.txtd3c7d9dd2e12b343ce9915ff12b6d5baMD521843/BUOS-9LKLUC2019-11-14 14:04:00.386oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKLUCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Água Branca 3º ano |
title |
Avaliação no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Água Branca 3º ano |
spellingShingle |
Avaliação no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Água Branca 3º ano Neusa Alves da Silva Taveira Prática pedagógica Avaliação Instrumentos avaliativos Rendimento escolar Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
title_short |
Avaliação no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Água Branca 3º ano |
title_full |
Avaliação no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Água Branca 3º ano |
title_fullStr |
Avaliação no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Água Branca 3º ano |
title_full_unstemmed |
Avaliação no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Água Branca 3º ano |
title_sort |
Avaliação no processo ensino aprendizagem na Escola Municipal Água Branca 3º ano |
author |
Neusa Alves da Silva Taveira |
author_facet |
Neusa Alves da Silva Taveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Giselle Cristina Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neusa Alves da Silva Taveira |
contributor_str_mv |
Giselle Cristina Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Avaliação Instrumentos avaliativos |
topic |
Prática pedagógica Avaliação Instrumentos avaliativos Rendimento escolar Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rendimento escolar Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
description |
O trabalho ora apresentado discorre sobre novas perspectivas de avaliar o desenvolvimento do ensino aprendizagem na Escola Municipal Água, 3º ano, porque acreditamos que o processo avaliativo tem o papel de analisar o desempenho do aluno e orientar o trabalho pedagógico mediante as reflexões acerca dos resultados. Neste sentido, entendemos que a avaliação deve ser contínua e sistêmica, porém não deve ser usada de forma errônea, pois pode gerar o fracasso e a evasão escolar. A escola que pretende ter uma educação de qualidade precisa por finalidade à promoção e a emancipação humana. Também discutimos sobre os instrumentos avaliativos; notas, conceitos, avaliações externas e internas bem como o resultado das mesmas. A análise enfoca que a avaliação não deve ser usada para medir a aprendizagem do aluno, pois as notas têm que ser usadas como fonte para o replanejamento, e para compreender o nível de assimilação do educando. Quanto aos instrumentos, esses jamais devem servir apenas para medir o rendimento do aluno. Para termos uma educação de qualidade e eficaz temos que trabalhar com instrumentos de avaliação, sobretudo como ponto de partida e diagnóstico para identificar as dificuldades que precisam ser trabalhadas e consolidadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T23:04:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T23:04:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKLUC |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKLUC |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKLUC/1/tcc_neusa_alves_da_silva_taveira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKLUC/2/tcc_neusa_alves_da_silva_taveira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e1c27c573b8a42f0f893a13b8f4900c2 d3c7d9dd2e12b343ce9915ff12b6d5ba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589330535448576 |