O Bullying na visão do jovem do ensino fundamental do colégio Frederico Ozanam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carla Napoli
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9PQT
Resumo: Bullying é todo tipo de agressão física, verbal ou psicológica, de caráter intencional e repetitivo realizado pelo agressor contra uma ou mais pessoas, em vários tipos de ambiente, no trabalho (mobbing), trânsito, parques, internet (ciberbullying) e principalmente nas escolas. O bullying se manifesta de várias formas e ambientes deixando dor, angústia e sofrimento. Nas escolas está tomando proporções preocupantes, acontece o fenômeno em todos os ambientes e disciplinas, principalmente na Educação Física, por permitir um contato mais direto do aluno, possibilitando assim a identificação para realizar o combate. Este estudo se objetivou em identificar as formas de bullying e mediante ao seu combate com discussão dos resultados obtidos pela pesquisa com todos os funcionários da escola, o aluno e pais do Colégio Frederico Ozanam. O estudo baseou na realização de entrevistas com 89 estudantes, sendo que 59 do sexo feminino e 30 do sexo masculino, do 6º ao 9º ano, de 10 aos 16 anos. No resultado constatou-se que em todas as aulas e ambientes da escola Frederico Ozanam acontece o fenômeno, de forma física, verbal, moral e de exclusão. O termo bullying não esta bem definido para os alunos, é preciso uma melhor abordagem relacionada a este assunto e esclarecimento de dúvidas, ou seja, a escola possui uma deficiência em organizar e promover atitudes e projetos para combatê-lo. Constatou-se também que os alunos alvos são sempre aqueles mais tímidos, quietos, isolados, o último a ser escolhido nas aulas de Educação Física e os alunos autores são os mais populares e extrovertidos como se refere na literatura.
id UFMG_d3acaadc42a0f0f62dcb49d2f661b95c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E9PQT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Claudia Porfirio CoutoCarla Napoli2019-08-11T13:32:59Z2019-08-11T13:32:59Z2010-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9PQTBullying é todo tipo de agressão física, verbal ou psicológica, de caráter intencional e repetitivo realizado pelo agressor contra uma ou mais pessoas, em vários tipos de ambiente, no trabalho (mobbing), trânsito, parques, internet (ciberbullying) e principalmente nas escolas. O bullying se manifesta de várias formas e ambientes deixando dor, angústia e sofrimento. Nas escolas está tomando proporções preocupantes, acontece o fenômeno em todos os ambientes e disciplinas, principalmente na Educação Física, por permitir um contato mais direto do aluno, possibilitando assim a identificação para realizar o combate. Este estudo se objetivou em identificar as formas de bullying e mediante ao seu combate com discussão dos resultados obtidos pela pesquisa com todos os funcionários da escola, o aluno e pais do Colégio Frederico Ozanam. O estudo baseou na realização de entrevistas com 89 estudantes, sendo que 59 do sexo feminino e 30 do sexo masculino, do 6º ao 9º ano, de 10 aos 16 anos. No resultado constatou-se que em todas as aulas e ambientes da escola Frederico Ozanam acontece o fenômeno, de forma física, verbal, moral e de exclusão. O termo bullying não esta bem definido para os alunos, é preciso uma melhor abordagem relacionada a este assunto e esclarecimento de dúvidas, ou seja, a escola possui uma deficiência em organizar e promover atitudes e projetos para combatê-lo. Constatou-se também que os alunos alvos são sempre aqueles mais tímidos, quietos, isolados, o último a ser escolhido nas aulas de Educação Física e os alunos autores são os mais populares e extrovertidos como se refere na literatura.Bullying is any king of physical aggression, verbal or psychological, intentional, repetitive nature performed by the offender agai nst a person or persons, in various environments, at work (mobbing), transit, parks, internet (ciberbullying) and especially in schools. Bullying manifests itself in various forms and environments, leaving pain, anguish and suffering. In schools is taking alarming proportions, the phenomenon occurs in all environments and disciplines, especially in physical education by allowing more direct contact of the student, thus enabling the identification to conduct combat. This study aimed to identify the forms of bullying and through his fight with discussion of the results obtained by the survey to all school staff, students and parents of the College of Frederic Ozanam. The study was based on interviews with 89 students, 59 females and 30 males, from 6 th to 9 th grade, 10 to 16 years. As a result it was found that in all classrooms and school environments Frederic Ozanam phenomenon happens, so physical, verbal, and moral exclusion. The term bullying is not well defined for the students, we need a better approach to this subject and related information from, and the school has a deficiency in organizing and promoting projects and actions to combat it. It was also found that students are always targets those shy, quiet, isolated, the last to be chosen in physical education classes and students are the most popular authors and extroverted as mentioned in the literature.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGViolência escolarPsicologia educacionalEducação físicaBullying nas escolasBullyingCombateEducação físicaO Bullying na visão do jovem do ensino fundamental do colégio Frederico Ozanaminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_carla_napoli.pdfapplication/pdf318036https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9PQT/1/monografia_carla_napoli.pdf00768f96095e59d9d0a7d5e0607f8de5MD51TEXTmonografia_carla_napoli.pdf.txtmonografia_carla_napoli.pdf.txtExtracted texttext/plain60431https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9PQT/2/monografia_carla_napoli.pdf.txt4fc2c66e3a0967d581d27c6b0606fea7MD521843/BUBD-9E9PQT2019-11-14 04:11:47.911oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E9PQTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:11:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Bullying na visão do jovem do ensino fundamental do colégio Frederico Ozanam
title O Bullying na visão do jovem do ensino fundamental do colégio Frederico Ozanam
spellingShingle O Bullying na visão do jovem do ensino fundamental do colégio Frederico Ozanam
Carla Napoli
Bullying
Combate
Educação física
Violência escolar
Psicologia educacional
Educação física
Bullying nas escolas
title_short O Bullying na visão do jovem do ensino fundamental do colégio Frederico Ozanam
title_full O Bullying na visão do jovem do ensino fundamental do colégio Frederico Ozanam
title_fullStr O Bullying na visão do jovem do ensino fundamental do colégio Frederico Ozanam
title_full_unstemmed O Bullying na visão do jovem do ensino fundamental do colégio Frederico Ozanam
title_sort O Bullying na visão do jovem do ensino fundamental do colégio Frederico Ozanam
author Carla Napoli
author_facet Carla Napoli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Claudia Porfirio Couto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carla Napoli
contributor_str_mv Ana Claudia Porfirio Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Combate
Educação física
topic Bullying
Combate
Educação física
Violência escolar
Psicologia educacional
Educação física
Bullying nas escolas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Violência escolar
Psicologia educacional
Educação física
Bullying nas escolas
description Bullying é todo tipo de agressão física, verbal ou psicológica, de caráter intencional e repetitivo realizado pelo agressor contra uma ou mais pessoas, em vários tipos de ambiente, no trabalho (mobbing), trânsito, parques, internet (ciberbullying) e principalmente nas escolas. O bullying se manifesta de várias formas e ambientes deixando dor, angústia e sofrimento. Nas escolas está tomando proporções preocupantes, acontece o fenômeno em todos os ambientes e disciplinas, principalmente na Educação Física, por permitir um contato mais direto do aluno, possibilitando assim a identificação para realizar o combate. Este estudo se objetivou em identificar as formas de bullying e mediante ao seu combate com discussão dos resultados obtidos pela pesquisa com todos os funcionários da escola, o aluno e pais do Colégio Frederico Ozanam. O estudo baseou na realização de entrevistas com 89 estudantes, sendo que 59 do sexo feminino e 30 do sexo masculino, do 6º ao 9º ano, de 10 aos 16 anos. No resultado constatou-se que em todas as aulas e ambientes da escola Frederico Ozanam acontece o fenômeno, de forma física, verbal, moral e de exclusão. O termo bullying não esta bem definido para os alunos, é preciso uma melhor abordagem relacionada a este assunto e esclarecimento de dúvidas, ou seja, a escola possui uma deficiência em organizar e promover atitudes e projetos para combatê-lo. Constatou-se também que os alunos alvos são sempre aqueles mais tímidos, quietos, isolados, o último a ser escolhido nas aulas de Educação Física e os alunos autores são os mais populares e extrovertidos como se refere na literatura.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T13:32:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T13:32:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9PQT
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9PQT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9PQT/1/monografia_carla_napoli.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9PQT/2/monografia_carla_napoli.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 00768f96095e59d9d0a7d5e0607f8de5
4fc2c66e3a0967d581d27c6b0606fea7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676768293158912