Gestão democrática e participativa um desafio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRRA8 |
Resumo: | O presente trabalho é uma análise critica sobre a importância do PPP para a implantação da gestão democrática na Escola Municipal Professora Eliana Francisca de Freitas Nova Serrana/MG. Diz da elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico, documento que traduz a identidade da escola e está sempre em constante mudança, adequando à realidade da escola e da comunidade. A gestão escolar democrática e participativa, articula os recursos humanos, burocráticos e financeiros, objetiva fazer da educação, tanto formal, quanto não formal, espaço de formação crítica. A gestão escolar democrática participava, auxilia a compreensão da cultura da instituição escolar e seus processos e, articula as relações sociais, da qual fazem parte, os desafios concretos do contexto histórico. A construção do processo de gestão escolar democrática e participativa implica repensar a lógica da organização e participação nas relações e dinâmica escolar, tendo como fundamento a discussão dos mecanismos de participação, as finalidades da escola, bem como, a definição de metas e a tomada de decisão consciente e coletiva. |
id |
UFMG_d4d662b29754155f216acb870cc7d9e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZRRA8 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Anderson RibeiroPatrícia Dias da Silva2019-08-12T13:38:33Z2019-08-12T13:38:33Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRRA8O presente trabalho é uma análise critica sobre a importância do PPP para a implantação da gestão democrática na Escola Municipal Professora Eliana Francisca de Freitas Nova Serrana/MG. Diz da elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico, documento que traduz a identidade da escola e está sempre em constante mudança, adequando à realidade da escola e da comunidade. A gestão escolar democrática e participativa, articula os recursos humanos, burocráticos e financeiros, objetiva fazer da educação, tanto formal, quanto não formal, espaço de formação crítica. A gestão escolar democrática participava, auxilia a compreensão da cultura da instituição escolar e seus processos e, articula as relações sociais, da qual fazem parte, os desafios concretos do contexto histórico. A construção do processo de gestão escolar democrática e participativa implica repensar a lógica da organização e participação nas relações e dinâmica escolar, tendo como fundamento a discussão dos mecanismos de participação, as finalidades da escola, bem como, a definição de metas e a tomada de decisão consciente e coletiva.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão democráticaEscolas Organização e administraçãoGestão democrática e participativaEducaçãoProjeto Político PedagógicoGestão democrática e participativa um desafioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpatricia.pdfapplication/pdf883107https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZRRA8/1/patricia.pdfc680deb403e8feb990874a816605eedbMD51TEXTpatricia.pdf.txtpatricia.pdf.txtExtracted texttext/plain124202https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZRRA8/2/patricia.pdf.txtd25c27080d9aa266fb4332fb042ce9c0MD521843/BUBD-9ZRRA82019-11-14 18:01:54.144oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZRRA8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:01:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão democrática e participativa um desafio |
title |
Gestão democrática e participativa um desafio |
spellingShingle |
Gestão democrática e participativa um desafio Patrícia Dias da Silva Gestão democrática e participativa Educação Projeto Político Pedagógico Gestão democrática Escolas Organização e administração |
title_short |
Gestão democrática e participativa um desafio |
title_full |
Gestão democrática e participativa um desafio |
title_fullStr |
Gestão democrática e participativa um desafio |
title_full_unstemmed |
Gestão democrática e participativa um desafio |
title_sort |
Gestão democrática e participativa um desafio |
author |
Patrícia Dias da Silva |
author_facet |
Patrícia Dias da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Anderson Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrícia Dias da Silva |
contributor_str_mv |
Anderson Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática e participativa Educação Projeto Político Pedagógico |
topic |
Gestão democrática e participativa Educação Projeto Político Pedagógico Gestão democrática Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão democrática Escolas Organização e administração |
description |
O presente trabalho é uma análise critica sobre a importância do PPP para a implantação da gestão democrática na Escola Municipal Professora Eliana Francisca de Freitas Nova Serrana/MG. Diz da elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico, documento que traduz a identidade da escola e está sempre em constante mudança, adequando à realidade da escola e da comunidade. A gestão escolar democrática e participativa, articula os recursos humanos, burocráticos e financeiros, objetiva fazer da educação, tanto formal, quanto não formal, espaço de formação crítica. A gestão escolar democrática participava, auxilia a compreensão da cultura da instituição escolar e seus processos e, articula as relações sociais, da qual fazem parte, os desafios concretos do contexto histórico. A construção do processo de gestão escolar democrática e participativa implica repensar a lógica da organização e participação nas relações e dinâmica escolar, tendo como fundamento a discussão dos mecanismos de participação, as finalidades da escola, bem como, a definição de metas e a tomada de decisão consciente e coletiva. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T13:38:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T13:38:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRRA8 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRRA8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZRRA8/1/patricia.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZRRA8/2/patricia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c680deb403e8feb990874a816605eedb d25c27080d9aa266fb4332fb042ce9c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589384859025408 |