A avaliação escolar: questionamentos básicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMH7B |
Resumo: | O presente trabalho trata-se da temática avaliação escolar e seus questionamentos básicos. Esta pesquisa teve como meta investigar como acontece o processo de avaliação dentro da instituição escolar e as dificuldades encontradas pelos professores neste momento. Com essa finalidade, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e observação na instituição escolar, onde foi verificado através de renomados autores como acontece esse processo, como os professores lidam com esse instrumento de construção do conhecimento e ferramenta de mudança da prática pedagógica. Esse trabalho indicou que a avaliação nas escolas deve ser compreendida como um instrumento indissociável do processo de ensino/ aprendizagem. A avaliação deve ser um instrumento mediador para que os professores repensem a sua prática pedagógica e conduza a aprendizagem dos alunos ao encontro da cidadania. A avaliação é um importante instrumento na mediação e promoção da aprendizagem, percebeu-se a necessidade de mudanças no processo educativo. |
id |
UFMG_7c47eada0c906e17c097c4a0dde0fa6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMH7B |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Beatriz Lopes FalcãoVera Lucia da Silva2019-08-13T06:19:08Z2019-08-13T06:19:08Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMH7BO presente trabalho trata-se da temática avaliação escolar e seus questionamentos básicos. Esta pesquisa teve como meta investigar como acontece o processo de avaliação dentro da instituição escolar e as dificuldades encontradas pelos professores neste momento. Com essa finalidade, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e observação na instituição escolar, onde foi verificado através de renomados autores como acontece esse processo, como os professores lidam com esse instrumento de construção do conhecimento e ferramenta de mudança da prática pedagógica. Esse trabalho indicou que a avaliação nas escolas deve ser compreendida como um instrumento indissociável do processo de ensino/ aprendizagem. A avaliação deve ser um instrumento mediador para que os professores repensem a sua prática pedagógica e conduza a aprendizagem dos alunos ao encontro da cidadania. A avaliação é um importante instrumento na mediação e promoção da aprendizagem, percebeu-se a necessidade de mudanças no processo educativo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalInstrumentoProcessoAvaliaçãoConhecimentoAprendizagemA avaliação escolar: questionamentos básicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_vera_lucia_da_silva.pdfapplication/pdf290131https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMH7B/1/tcc_vera_lucia_da_silva.pdf49624d2ac6e573ae4ae093a3bc44f0fcMD51TEXTtcc_vera_lucia_da_silva.pdf.txttcc_vera_lucia_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain92796https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMH7B/2/tcc_vera_lucia_da_silva.pdf.txtb94015ae0be39b4b6e96026f0fc65f8dMD521843/BUOS-9LMH7B2019-11-14 21:36:02.893oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMH7BRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:36:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A avaliação escolar: questionamentos básicos |
title |
A avaliação escolar: questionamentos básicos |
spellingShingle |
A avaliação escolar: questionamentos básicos Vera Lucia da Silva Instrumento Processo Avaliação Conhecimento Aprendizagem Rendimento escolar Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
title_short |
A avaliação escolar: questionamentos básicos |
title_full |
A avaliação escolar: questionamentos básicos |
title_fullStr |
A avaliação escolar: questionamentos básicos |
title_full_unstemmed |
A avaliação escolar: questionamentos básicos |
title_sort |
A avaliação escolar: questionamentos básicos |
author |
Vera Lucia da Silva |
author_facet |
Vera Lucia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Beatriz Lopes Falcão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vera Lucia da Silva |
contributor_str_mv |
Beatriz Lopes Falcão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instrumento Processo Avaliação Conhecimento Aprendizagem |
topic |
Instrumento Processo Avaliação Conhecimento Aprendizagem Rendimento escolar Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rendimento escolar Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
description |
O presente trabalho trata-se da temática avaliação escolar e seus questionamentos básicos. Esta pesquisa teve como meta investigar como acontece o processo de avaliação dentro da instituição escolar e as dificuldades encontradas pelos professores neste momento. Com essa finalidade, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e observação na instituição escolar, onde foi verificado através de renomados autores como acontece esse processo, como os professores lidam com esse instrumento de construção do conhecimento e ferramenta de mudança da prática pedagógica. Esse trabalho indicou que a avaliação nas escolas deve ser compreendida como um instrumento indissociável do processo de ensino/ aprendizagem. A avaliação deve ser um instrumento mediador para que os professores repensem a sua prática pedagógica e conduza a aprendizagem dos alunos ao encontro da cidadania. A avaliação é um importante instrumento na mediação e promoção da aprendizagem, percebeu-se a necessidade de mudanças no processo educativo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T06:19:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T06:19:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMH7B |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMH7B |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMH7B/1/tcc_vera_lucia_da_silva.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMH7B/2/tcc_vera_lucia_da_silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
49624d2ac6e573ae4ae093a3bc44f0fc b94015ae0be39b4b6e96026f0fc65f8d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589360489070592 |