A avaliação escolar: questionamentos básicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vera Lucia da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMH7B
Resumo: O presente trabalho trata-se da temática avaliação escolar e seus questionamentos básicos. Esta pesquisa teve como meta investigar como acontece o processo de avaliação dentro da instituição escolar e as dificuldades encontradas pelos professores neste momento. Com essa finalidade, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e observação na instituição escolar, onde foi verificado através de renomados autores como acontece esse processo, como os professores lidam com esse instrumento de construção do conhecimento e ferramenta de mudança da prática pedagógica. Esse trabalho indicou que a avaliação nas escolas deve ser compreendida como um instrumento indissociável do processo de ensino/ aprendizagem. A avaliação deve ser um instrumento mediador para que os professores repensem a sua prática pedagógica e conduza a aprendizagem dos alunos ao encontro da cidadania. A avaliação é um importante instrumento na mediação e promoção da aprendizagem, percebeu-se a necessidade de mudanças no processo educativo.
id UFMG_7c47eada0c906e17c097c4a0dde0fa6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMH7B
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Beatriz Lopes FalcãoVera Lucia da Silva2019-08-13T06:19:08Z2019-08-13T06:19:08Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMH7BO presente trabalho trata-se da temática avaliação escolar e seus questionamentos básicos. Esta pesquisa teve como meta investigar como acontece o processo de avaliação dentro da instituição escolar e as dificuldades encontradas pelos professores neste momento. Com essa finalidade, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e observação na instituição escolar, onde foi verificado através de renomados autores como acontece esse processo, como os professores lidam com esse instrumento de construção do conhecimento e ferramenta de mudança da prática pedagógica. Esse trabalho indicou que a avaliação nas escolas deve ser compreendida como um instrumento indissociável do processo de ensino/ aprendizagem. A avaliação deve ser um instrumento mediador para que os professores repensem a sua prática pedagógica e conduza a aprendizagem dos alunos ao encontro da cidadania. A avaliação é um importante instrumento na mediação e promoção da aprendizagem, percebeu-se a necessidade de mudanças no processo educativo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalInstrumentoProcessoAvaliaçãoConhecimentoAprendizagemA avaliação escolar: questionamentos básicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_vera_lucia_da_silva.pdfapplication/pdf290131https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMH7B/1/tcc_vera_lucia_da_silva.pdf49624d2ac6e573ae4ae093a3bc44f0fcMD51TEXTtcc_vera_lucia_da_silva.pdf.txttcc_vera_lucia_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain92796https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMH7B/2/tcc_vera_lucia_da_silva.pdf.txtb94015ae0be39b4b6e96026f0fc65f8dMD521843/BUOS-9LMH7B2019-11-14 21:36:02.893oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMH7BRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:36:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação escolar: questionamentos básicos
title A avaliação escolar: questionamentos básicos
spellingShingle A avaliação escolar: questionamentos básicos
Vera Lucia da Silva
Instrumento
Processo
Avaliação
Conhecimento
Aprendizagem
Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
title_short A avaliação escolar: questionamentos básicos
title_full A avaliação escolar: questionamentos básicos
title_fullStr A avaliação escolar: questionamentos básicos
title_full_unstemmed A avaliação escolar: questionamentos básicos
title_sort A avaliação escolar: questionamentos básicos
author Vera Lucia da Silva
author_facet Vera Lucia da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beatriz Lopes Falcão
dc.contributor.author.fl_str_mv Vera Lucia da Silva
contributor_str_mv Beatriz Lopes Falcão
dc.subject.por.fl_str_mv Instrumento
Processo
Avaliação
Conhecimento
Aprendizagem
topic Instrumento
Processo
Avaliação
Conhecimento
Aprendizagem
Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
description O presente trabalho trata-se da temática avaliação escolar e seus questionamentos básicos. Esta pesquisa teve como meta investigar como acontece o processo de avaliação dentro da instituição escolar e as dificuldades encontradas pelos professores neste momento. Com essa finalidade, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e observação na instituição escolar, onde foi verificado através de renomados autores como acontece esse processo, como os professores lidam com esse instrumento de construção do conhecimento e ferramenta de mudança da prática pedagógica. Esse trabalho indicou que a avaliação nas escolas deve ser compreendida como um instrumento indissociável do processo de ensino/ aprendizagem. A avaliação deve ser um instrumento mediador para que os professores repensem a sua prática pedagógica e conduza a aprendizagem dos alunos ao encontro da cidadania. A avaliação é um importante instrumento na mediação e promoção da aprendizagem, percebeu-se a necessidade de mudanças no processo educativo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T06:19:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T06:19:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMH7B
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMH7B
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMH7B/1/tcc_vera_lucia_da_silva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMH7B/2/tcc_vera_lucia_da_silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 49624d2ac6e573ae4ae093a3bc44f0fc
b94015ae0be39b4b6e96026f0fc65f8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589360489070592