A gestão democrática e a participação da comunidade através dos órgãos colegiados em uma escola estadual na cidade de Janaúba - MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria José Nogueira Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X5N8S
Resumo: A Escola Estadual Doutor Oscar Maurício Porto iniciou suas atividades com uma sala de 4ª série e 5 salas de Ciclo Básico de Alfabetização-CBA, no dia 07 de março de 1994, funcionando na Rua Afonso Pena, Bairro São Gonçalo, em um prédio provisório, alugado pela Prefeitura Municipal de Janaúba, cidade onde a escola está situada, no Norte de Minas Gerais. A escola é a melhor instituição para saber em que e como serão gastos os recursos financeiros disponíveis para as mais diversas funções. Por isso devem-se criar mecanismos para que a gestão desses recursos seja a mais democrática possível. A participação da comunidade de forma colegiada tem como função capacitar, descrever, analisar e propor ações relativas a organização e funcionamento da escola, visando perceber suas peculiaridades como mecanismo de participação que tem como escopo assegurar a democratização da gestão escolar. Conclui-se com esta análise que o gestor democrático deve contribuir para articular a comunidade na execução das atividades do cotidiano escolar, proporcionando a gestão participativa em todos os aspectos, financeiros, pedagógicos e sociais, sendo um mediador entre a escola e a comunidade, respeitando a opinião de seus pares.
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