Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andressa Rodrigues Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marlusa de Sevilha Gosling, Kelly Cristine Oliveira Meira, Stela Cristina Hott Correa, Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v19i2.6428
http://hdl.handle.net/1843/54953
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os fatores que têm relação direta e positiva com a intenção de uso de plataformas de streaming de vídeos pagas, e com o consumo de entretenimento nestas plataformas. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de um survey online que obteve 207 respondentes válidos. Os dados coletados foram analisados estatisticamente com os softwares SPSS e SmartPLS. Concluiu-se que o consumo de entretenimento audiovisual foi desviado das redes de televisão para as plataformas streaming. Os fatores determinantes desse movimento foram a expectativas de desempenho, a influência social, a motivação hedônica, o preço e o custo de troca. Os consumidores pretendem continuar comprando esses serviços no futuro e usá-lo frequentemente no seu dia-a-dia. Curiosamente, os fatores tecnológicos, a facilidade de uso e expectativa de desempenho não foram fatores imprescindíveis desse deslocamento.
id UFMG_dea9509ea62fa7c23562c6b0f7947f71
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/54953
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-06-15T18:16:45Z2023-06-15T18:16:45Z2018192116139http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v19i2.642819846983http://hdl.handle.net/1843/54953O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os fatores que têm relação direta e positiva com a intenção de uso de plataformas de streaming de vídeos pagas, e com o consumo de entretenimento nestas plataformas. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de um survey online que obteve 207 respondentes válidos. Os dados coletados foram analisados estatisticamente com os softwares SPSS e SmartPLS. Concluiu-se que o consumo de entretenimento audiovisual foi desviado das redes de televisão para as plataformas streaming. Os fatores determinantes desse movimento foram a expectativas de desempenho, a influência social, a motivação hedônica, o preço e o custo de troca. Os consumidores pretendem continuar comprando esses serviços no futuro e usá-lo frequentemente no seu dia-a-dia. Curiosamente, os fatores tecnológicos, a facilidade de uso e expectativa de desempenho não foram fatores imprescindíveis desse deslocamento.The objective of this study was to identify and analyze the factors that have a direct and positive relationship with the intention to use paid video streaming platforms and the consumption of entertainment on these platforms. For this, a quantitative survey was conducted through an online survey that obtained 207 valid respondents. The data collected were statistically analyzed with SPSS and SmartPLS software. It is concluded that the consumption of audiovisual entertainment has been diverted from television networks to streaming platforms. The determinants of this movement were performance expectations, social influence, hedonic motivation, price and exchange cost. Consumers want to continue to buy these services in the future and use them frequently in their daily lives. Interestingly, the technological factors, the ease of use and expectation of performance were not essential factors of this displacement.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASPretextoTecnologia streaming (Telecomunicação)Administração de empresasConsumo (Economia)StreamingConsumo de EntretenimentoIntenção de UsoUTAUT 2Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streamingPerformace factors and entertainement video streaming consumptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://revista.fumec.br/index.php/pretexto/aboutAndressa Rodrigues SilvaMarlusa de Sevilha GoslingKelly Cristine Oliveira MeiraStela Cristina Hott CorreaIury Teixeira de Sevilha Goslinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54953/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALFATORES DE DESEMPENHO E CONSUMO DE ENTRETENIMENTO DE VIDEOS EM.pdfFATORES DE DESEMPENHO E CONSUMO DE ENTRETENIMENTO DE VIDEOS EM.pdfapplication/pdf540395https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54953/2/FATORES%20DE%20DESEMPENHO%20E%20CONSUMO%20DE%20ENTRETENIMENTO%20DE%20VIDEOS%20EM.pdf04c3f2ed3e5f0a0f1d3d1bec6ed13becMD521843/549532023-06-15 15:16:46.223oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-06-15T18:16:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Performace factors and entertainement video streaming consumption
title Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming
spellingShingle Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming
Andressa Rodrigues Silva
Streaming
Consumo de Entretenimento
Intenção de Uso
UTAUT 2
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Administração de empresas
Consumo (Economia)
title_short Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming
title_full Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming
title_fullStr Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming
title_full_unstemmed Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming
title_sort Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming
author Andressa Rodrigues Silva
author_facet Andressa Rodrigues Silva
Marlusa de Sevilha Gosling
Kelly Cristine Oliveira Meira
Stela Cristina Hott Correa
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
author_role author
author2 Marlusa de Sevilha Gosling
Kelly Cristine Oliveira Meira
Stela Cristina Hott Correa
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andressa Rodrigues Silva
Marlusa de Sevilha Gosling
Kelly Cristine Oliveira Meira
Stela Cristina Hott Correa
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
dc.subject.por.fl_str_mv Streaming
Consumo de Entretenimento
Intenção de Uso
UTAUT 2
topic Streaming
Consumo de Entretenimento
Intenção de Uso
UTAUT 2
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Administração de empresas
Consumo (Economia)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Administração de empresas
Consumo (Economia)
description O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os fatores que têm relação direta e positiva com a intenção de uso de plataformas de streaming de vídeos pagas, e com o consumo de entretenimento nestas plataformas. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de um survey online que obteve 207 respondentes válidos. Os dados coletados foram analisados estatisticamente com os softwares SPSS e SmartPLS. Concluiu-se que o consumo de entretenimento audiovisual foi desviado das redes de televisão para as plataformas streaming. Os fatores determinantes desse movimento foram a expectativas de desempenho, a influência social, a motivação hedônica, o preço e o custo de troca. Os consumidores pretendem continuar comprando esses serviços no futuro e usá-lo frequentemente no seu dia-a-dia. Curiosamente, os fatores tecnológicos, a facilidade de uso e expectativa de desempenho não foram fatores imprescindíveis desse deslocamento.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-15T18:16:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-15T18:16:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/54953
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v19i2.6428
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 19846983
url http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v19i2.6428
http://hdl.handle.net/1843/54953
identifier_str_mv 19846983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pretexto
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54953/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54953/2/FATORES%20DE%20DESEMPENHO%20E%20CONSUMO%20DE%20ENTRETENIMENTO%20DE%20VIDEOS%20EM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
04c3f2ed3e5f0a0f1d3d1bec6ed13bec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676980220854272