Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v19i2.6428 http://hdl.handle.net/1843/54953 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os fatores que têm relação direta e positiva com a intenção de uso de plataformas de streaming de vídeos pagas, e com o consumo de entretenimento nestas plataformas. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de um survey online que obteve 207 respondentes válidos. Os dados coletados foram analisados estatisticamente com os softwares SPSS e SmartPLS. Concluiu-se que o consumo de entretenimento audiovisual foi desviado das redes de televisão para as plataformas streaming. Os fatores determinantes desse movimento foram a expectativas de desempenho, a influência social, a motivação hedônica, o preço e o custo de troca. Os consumidores pretendem continuar comprando esses serviços no futuro e usá-lo frequentemente no seu dia-a-dia. Curiosamente, os fatores tecnológicos, a facilidade de uso e expectativa de desempenho não foram fatores imprescindíveis desse deslocamento. |
id |
UFMG_dea9509ea62fa7c23562c6b0f7947f71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/54953 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-06-15T18:16:45Z2023-06-15T18:16:45Z2018192116139http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v19i2.642819846983http://hdl.handle.net/1843/54953O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os fatores que têm relação direta e positiva com a intenção de uso de plataformas de streaming de vídeos pagas, e com o consumo de entretenimento nestas plataformas. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de um survey online que obteve 207 respondentes válidos. Os dados coletados foram analisados estatisticamente com os softwares SPSS e SmartPLS. Concluiu-se que o consumo de entretenimento audiovisual foi desviado das redes de televisão para as plataformas streaming. Os fatores determinantes desse movimento foram a expectativas de desempenho, a influência social, a motivação hedônica, o preço e o custo de troca. Os consumidores pretendem continuar comprando esses serviços no futuro e usá-lo frequentemente no seu dia-a-dia. Curiosamente, os fatores tecnológicos, a facilidade de uso e expectativa de desempenho não foram fatores imprescindíveis desse deslocamento.The objective of this study was to identify and analyze the factors that have a direct and positive relationship with the intention to use paid video streaming platforms and the consumption of entertainment on these platforms. For this, a quantitative survey was conducted through an online survey that obtained 207 valid respondents. The data collected were statistically analyzed with SPSS and SmartPLS software. It is concluded that the consumption of audiovisual entertainment has been diverted from television networks to streaming platforms. The determinants of this movement were performance expectations, social influence, hedonic motivation, price and exchange cost. Consumers want to continue to buy these services in the future and use them frequently in their daily lives. Interestingly, the technological factors, the ease of use and expectation of performance were not essential factors of this displacement.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASPretextoTecnologia streaming (Telecomunicação)Administração de empresasConsumo (Economia)StreamingConsumo de EntretenimentoIntenção de UsoUTAUT 2Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streamingPerformace factors and entertainement video streaming consumptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://revista.fumec.br/index.php/pretexto/aboutAndressa Rodrigues SilvaMarlusa de Sevilha GoslingKelly Cristine Oliveira MeiraStela Cristina Hott CorreaIury Teixeira de Sevilha Goslinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54953/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALFATORES DE DESEMPENHO E CONSUMO DE ENTRETENIMENTO DE VIDEOS EM.pdfFATORES DE DESEMPENHO E CONSUMO DE ENTRETENIMENTO DE VIDEOS EM.pdfapplication/pdf540395https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54953/2/FATORES%20DE%20DESEMPENHO%20E%20CONSUMO%20DE%20ENTRETENIMENTO%20DE%20VIDEOS%20EM.pdf04c3f2ed3e5f0a0f1d3d1bec6ed13becMD521843/549532023-06-15 15:16:46.223oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-06-15T18:16:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Performace factors and entertainement video streaming consumption |
title |
Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming |
spellingShingle |
Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming Andressa Rodrigues Silva Streaming Consumo de Entretenimento Intenção de Uso UTAUT 2 Tecnologia streaming (Telecomunicação) Administração de empresas Consumo (Economia) |
title_short |
Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming |
title_full |
Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming |
title_fullStr |
Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming |
title_full_unstemmed |
Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming |
title_sort |
Fatores de desempenho e consumo de entretenimento de videos em streaming |
author |
Andressa Rodrigues Silva |
author_facet |
Andressa Rodrigues Silva Marlusa de Sevilha Gosling Kelly Cristine Oliveira Meira Stela Cristina Hott Correa Iury Teixeira de Sevilha Gosling |
author_role |
author |
author2 |
Marlusa de Sevilha Gosling Kelly Cristine Oliveira Meira Stela Cristina Hott Correa Iury Teixeira de Sevilha Gosling |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andressa Rodrigues Silva Marlusa de Sevilha Gosling Kelly Cristine Oliveira Meira Stela Cristina Hott Correa Iury Teixeira de Sevilha Gosling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Streaming Consumo de Entretenimento Intenção de Uso UTAUT 2 |
topic |
Streaming Consumo de Entretenimento Intenção de Uso UTAUT 2 Tecnologia streaming (Telecomunicação) Administração de empresas Consumo (Economia) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologia streaming (Telecomunicação) Administração de empresas Consumo (Economia) |
description |
O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os fatores que têm relação direta e positiva com a intenção de uso de plataformas de streaming de vídeos pagas, e com o consumo de entretenimento nestas plataformas. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de um survey online que obteve 207 respondentes válidos. Os dados coletados foram analisados estatisticamente com os softwares SPSS e SmartPLS. Concluiu-se que o consumo de entretenimento audiovisual foi desviado das redes de televisão para as plataformas streaming. Os fatores determinantes desse movimento foram a expectativas de desempenho, a influência social, a motivação hedônica, o preço e o custo de troca. Os consumidores pretendem continuar comprando esses serviços no futuro e usá-lo frequentemente no seu dia-a-dia. Curiosamente, os fatores tecnológicos, a facilidade de uso e expectativa de desempenho não foram fatores imprescindíveis desse deslocamento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-15T18:16:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-15T18:16:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/54953 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v19i2.6428 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
19846983 |
url |
http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v19i2.6428 http://hdl.handle.net/1843/54953 |
identifier_str_mv |
19846983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Pretexto |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54953/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/54953/2/FATORES%20DE%20DESEMPENHO%20E%20CONSUMO%20DE%20ENTRETENIMENTO%20DE%20VIDEOS%20EM.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 04c3f2ed3e5f0a0f1d3d1bec6ed13bec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589485428998144 |