Possibilidades e limites de uma educação integral pautada na gestão democrática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQJXJ |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso TCC, que se origina da análise crítica do Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Municipal George Ricardo Salum-EMGRS, apresenta, a partir dessa reflexão, os limites e possibilidades do trabalho de educação integral no ambiente escolar pautado numa gestão democrática. Tal análise pretende contribuir para que estudos acerca da educação integral possam levar em conta todos os aspectos relevantes ao melhor desenvolvimento na aprendizagem e socialização dos estudantes. Este trabalho foi elaborado tendo como objetivo realizar uma reflexão mais aprofundada sobre o Programa Escola Integrada na EMGRS, suas principais características, as possibilidades e limites que o mesmo apresenta, além de tentar apontar caminhos e estratégias possíveis para que esse Programa possa qualificar o processo de aprendizagem dos alunos em integração com as demais ações já implementadas na escola. Para essa reflexão, autores ligados aos estudos de tempo integral tais como Arroyo (2012) e Moll (2012) foram lidos, a fim de enriquecer e respaldar as principais ideias aqui apresentadas. Além desses, outros autores de assuntos ligados à Educação Integral, diretamente, ou ao trabalho de gestão democrática como caminho para uma verdadeira educação integral, também foram estudados, tais como Cavaliere (2007) e Freitas(2004), entre outros. |
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Priscila Rezende MoreiraKelton Cristiano Chagas Rocha2019-08-12T23:14:41Z2019-08-12T23:14:41Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQJXJO presente Trabalho de Conclusão de Curso TCC, que se origina da análise crítica do Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Municipal George Ricardo Salum-EMGRS, apresenta, a partir dessa reflexão, os limites e possibilidades do trabalho de educação integral no ambiente escolar pautado numa gestão democrática. Tal análise pretende contribuir para que estudos acerca da educação integral possam levar em conta todos os aspectos relevantes ao melhor desenvolvimento na aprendizagem e socialização dos estudantes. Este trabalho foi elaborado tendo como objetivo realizar uma reflexão mais aprofundada sobre o Programa Escola Integrada na EMGRS, suas principais características, as possibilidades e limites que o mesmo apresenta, além de tentar apontar caminhos e estratégias possíveis para que esse Programa possa qualificar o processo de aprendizagem dos alunos em integração com as demais ações já implementadas na escola. Para essa reflexão, autores ligados aos estudos de tempo integral tais como Arroyo (2012) e Moll (2012) foram lidos, a fim de enriquecer e respaldar as principais ideias aqui apresentadas. Além desses, outros autores de assuntos ligados à Educação Integral, diretamente, ou ao trabalho de gestão democrática como caminho para uma verdadeira educação integral, também foram estudados, tais como Cavaliere (2007) e Freitas(2004), entre outros.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação integralEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoEscolas de tempo integralEducação integralEscola integradaGestão democráticaPossibilidades e limites de uma educação integral pautada na gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALkelton_cristianochagasrocha_turma1.pdfapplication/pdf853230https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQJXJ/1/kelton_cristianochagasrocha_turma1.pdfd0963fd052a03f3ca93a1fd0353dce44MD51TEXTkelton_cristianochagasrocha_turma1.pdf.txtkelton_cristianochagasrocha_turma1.pdf.txtExtracted texttext/plain106264https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQJXJ/2/kelton_cristianochagasrocha_turma1.pdf.txt5e5fdcf3b7ff7c047bcd43582c231271MD521843/BUOS-9XQJXJ2019-11-14 20:16:01.096oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XQJXJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:16:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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