Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael da Costa Silva
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/36337
Resumo: The present study carried out a systematic bibliographic review in order to search and analyze articles that presented practical possibilities for the school inclusion of subjects diagnosed with Autism Spectrum Disorder within the current Brazilian context. For this, the SciELO database was used for search, due to its free access and for gather studies by Brazilian researchers. The initial research resulted in 13 studies, of which only 4 met the established criteria of location, topicality and investigation of some inclusive practice. It was possible to perceive from this review effort, in addition to the scarcity of effective investigations of technologies for inclusion, a great focus on the education of parents and the teaching staff, often individualizing the responsibility for the school inclusion of these subjects, an effect notably linked to the Brazilian political-economic model of adaptation to neoliberalism. In addition to a distance between the formulation of studies and the applicability of technologies and tools.
id UFMG_e0b24170034162f5323bc35c9b8097dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/36337
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusãoSchool inclusion and autism spectrum disorder : a bibliographic review of propositons to inclusionAutismoTEAInclusão escolarPolíticaEscolaTecnologia de inclusãoRevisãoThe present study carried out a systematic bibliographic review in order to search and analyze articles that presented practical possibilities for the school inclusion of subjects diagnosed with Autism Spectrum Disorder within the current Brazilian context. For this, the SciELO database was used for search, due to its free access and for gather studies by Brazilian researchers. The initial research resulted in 13 studies, of which only 4 met the established criteria of location, topicality and investigation of some inclusive practice. It was possible to perceive from this review effort, in addition to the scarcity of effective investigations of technologies for inclusion, a great focus on the education of parents and the teaching staff, often individualizing the responsibility for the school inclusion of these subjects, an effect notably linked to the Brazilian political-economic model of adaptation to neoliberalism. In addition to a distance between the formulation of studies and the applicability of technologies and tools.O presente estudo realizou uma revisão bibliográfica sistemática com o objetivo de buscar e analisar artigos que apresentassem possibilidades práticas da inclusão escolar de sujeitos com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo dentro da atual conjuntura brasileira. Para isso foi utilizada para coleta a base de dados SciELO, devido ao seu livre acesso e por condensar estudos de pesquisadores brasileiros. A pesquisa inicial teve como resultado 13 estudos, dos quais apenas 4 se enquadraram nos critérios estabelecidos de localização, atualidade e de se pautar na investigação de alguma prática inclusiva. Foi possível perceber a partir desse esforço de revisão além da escassez de investigações efetivas de tecnologias para inclusão um grande foco na formação de pais e do corpo docente, individualizando muitas vezes a responsabilidade sobre a inclusão escolar desses sujeitos, efeito notavelmente ligado ao processo político-econômico brasileiro de adequação ao neoliberalismo. Além de um deslocamento entre a formulação dos estudos e a aplicabilidade das tecnologias e ferramentas.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIACurso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)UFMGJardel Sander da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1922446460472894Adriana Araújo Pereira BorgesThais Porlan de OliveiraRafael da Costa Silva2021-06-05T09:42:58Z2021-06-05T09:42:58Z2020-03-14Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/36337porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-06-05T09:42:58Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/36337Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-06-05T09:42:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão
School inclusion and autism spectrum disorder : a bibliographic review of propositons to inclusion
title Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão
spellingShingle Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão
Rafael da Costa Silva
Autismo
TEA
Inclusão escolar
Política
Escola
Tecnologia de inclusão
Revisão
title_short Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão
title_full Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão
title_fullStr Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão
title_full_unstemmed Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão
title_sort Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão
author Rafael da Costa Silva
author_facet Rafael da Costa Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jardel Sander da Silva
http://lattes.cnpq.br/1922446460472894
Adriana Araújo Pereira Borges
Thais Porlan de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael da Costa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
TEA
Inclusão escolar
Política
Escola
Tecnologia de inclusão
Revisão
topic Autismo
TEA
Inclusão escolar
Política
Escola
Tecnologia de inclusão
Revisão
description The present study carried out a systematic bibliographic review in order to search and analyze articles that presented practical possibilities for the school inclusion of subjects diagnosed with Autism Spectrum Disorder within the current Brazilian context. For this, the SciELO database was used for search, due to its free access and for gather studies by Brazilian researchers. The initial research resulted in 13 studies, of which only 4 met the established criteria of location, topicality and investigation of some inclusive practice. It was possible to perceive from this review effort, in addition to the scarcity of effective investigations of technologies for inclusion, a great focus on the education of parents and the teaching staff, often individualizing the responsibility for the school inclusion of these subjects, an effect notably linked to the Brazilian political-economic model of adaptation to neoliberalism. In addition to a distance between the formulation of studies and the applicability of technologies and tools.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-14
2021-06-05T09:42:58Z
2021-06-05T09:42:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/36337
url http://hdl.handle.net/1843/36337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829818428194816