Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/36337 |
Resumo: | The present study carried out a systematic bibliographic review in order to search and analyze articles that presented practical possibilities for the school inclusion of subjects diagnosed with Autism Spectrum Disorder within the current Brazilian context. For this, the SciELO database was used for search, due to its free access and for gather studies by Brazilian researchers. The initial research resulted in 13 studies, of which only 4 met the established criteria of location, topicality and investigation of some inclusive practice. It was possible to perceive from this review effort, in addition to the scarcity of effective investigations of technologies for inclusion, a great focus on the education of parents and the teaching staff, often individualizing the responsibility for the school inclusion of these subjects, an effect notably linked to the Brazilian political-economic model of adaptation to neoliberalism. In addition to a distance between the formulation of studies and the applicability of technologies and tools. |
id |
UFMG_e0b24170034162f5323bc35c9b8097dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/36337 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusãoSchool inclusion and autism spectrum disorder : a bibliographic review of propositons to inclusionAutismoTEAInclusão escolarPolíticaEscolaTecnologia de inclusãoRevisãoThe present study carried out a systematic bibliographic review in order to search and analyze articles that presented practical possibilities for the school inclusion of subjects diagnosed with Autism Spectrum Disorder within the current Brazilian context. For this, the SciELO database was used for search, due to its free access and for gather studies by Brazilian researchers. The initial research resulted in 13 studies, of which only 4 met the established criteria of location, topicality and investigation of some inclusive practice. It was possible to perceive from this review effort, in addition to the scarcity of effective investigations of technologies for inclusion, a great focus on the education of parents and the teaching staff, often individualizing the responsibility for the school inclusion of these subjects, an effect notably linked to the Brazilian political-economic model of adaptation to neoliberalism. In addition to a distance between the formulation of studies and the applicability of technologies and tools.O presente estudo realizou uma revisão bibliográfica sistemática com o objetivo de buscar e analisar artigos que apresentassem possibilidades práticas da inclusão escolar de sujeitos com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo dentro da atual conjuntura brasileira. Para isso foi utilizada para coleta a base de dados SciELO, devido ao seu livre acesso e por condensar estudos de pesquisadores brasileiros. A pesquisa inicial teve como resultado 13 estudos, dos quais apenas 4 se enquadraram nos critérios estabelecidos de localização, atualidade e de se pautar na investigação de alguma prática inclusiva. Foi possível perceber a partir desse esforço de revisão além da escassez de investigações efetivas de tecnologias para inclusão um grande foco na formação de pais e do corpo docente, individualizando muitas vezes a responsabilidade sobre a inclusão escolar desses sujeitos, efeito notavelmente ligado ao processo político-econômico brasileiro de adequação ao neoliberalismo. Além de um deslocamento entre a formulação dos estudos e a aplicabilidade das tecnologias e ferramentas.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIACurso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)UFMGJardel Sander da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1922446460472894Adriana Araújo Pereira BorgesThais Porlan de OliveiraRafael da Costa Silva2021-06-05T09:42:58Z2021-06-05T09:42:58Z2020-03-14Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/36337porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-06-05T09:42:58Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/36337Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-06-05T09:42:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão School inclusion and autism spectrum disorder : a bibliographic review of propositons to inclusion |
title |
Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão |
spellingShingle |
Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão Rafael da Costa Silva Autismo TEA Inclusão escolar Política Escola Tecnologia de inclusão Revisão |
title_short |
Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão |
title_full |
Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão |
title_fullStr |
Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão |
title_sort |
Inclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusão |
author |
Rafael da Costa Silva |
author_facet |
Rafael da Costa Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jardel Sander da Silva http://lattes.cnpq.br/1922446460472894 Adriana Araújo Pereira Borges Thais Porlan de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafael da Costa Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo TEA Inclusão escolar Política Escola Tecnologia de inclusão Revisão |
topic |
Autismo TEA Inclusão escolar Política Escola Tecnologia de inclusão Revisão |
description |
The present study carried out a systematic bibliographic review in order to search and analyze articles that presented practical possibilities for the school inclusion of subjects diagnosed with Autism Spectrum Disorder within the current Brazilian context. For this, the SciELO database was used for search, due to its free access and for gather studies by Brazilian researchers. The initial research resulted in 13 studies, of which only 4 met the established criteria of location, topicality and investigation of some inclusive practice. It was possible to perceive from this review effort, in addition to the scarcity of effective investigations of technologies for inclusion, a great focus on the education of parents and the teaching staff, often individualizing the responsibility for the school inclusion of these subjects, an effect notably linked to the Brazilian political-economic model of adaptation to neoliberalism. In addition to a distance between the formulation of studies and the applicability of technologies and tools. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-14 2021-06-05T09:42:58Z 2021-06-05T09:42:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/36337 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/36337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829818428194816 |