Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vera Alice Melo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KWMB8
Resumo: O presente trabalho teve como objeto de análise a prática pedagógica dos professores dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Saúde oferecidos pela Escola Técnica de Saúde Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luís Barbosa Cortez - CEEPS/ETSUS PI. Partiu da revisão conceitual das temáticas: trabalho, processo de trabalho em saúde e técnica de nível médio para o SUS; formação docente para o ensino na educação profissional técnica de nível médio em saúde e os fundamentos para docência neste nível e modalidade de ensino na perspectiva da metodologia problematizadora. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, como resultantes da observação participante e da análise documental. Buscou-se: identificar as concepções pedagógicas do Projeto Político Pedagógico do CEEPS/ETSUS-PI, possibilitando-nos construir algumas considerações assim como uma proposta de formação permanente a ser oferecida à Escola investigada. Os docentes são agentes formadores e necessitam atualizar seus conhecimentos. Desse modo, é fundamental repensar a prática pedagógica, dando ênfase a uma atividade educativa com base na práxis, como instrumento de transformação.
id UFMG_e0c3178f6a91a857d422478b750915ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KWMB8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adriane VieiraVera Alice Melo2019-08-09T18:06:35Z2019-08-09T18:06:35Z2013-06-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KWMB8O presente trabalho teve como objeto de análise a prática pedagógica dos professores dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Saúde oferecidos pela Escola Técnica de Saúde Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luís Barbosa Cortez - CEEPS/ETSUS PI. Partiu da revisão conceitual das temáticas: trabalho, processo de trabalho em saúde e técnica de nível médio para o SUS; formação docente para o ensino na educação profissional técnica de nível médio em saúde e os fundamentos para docência neste nível e modalidade de ensino na perspectiva da metodologia problematizadora. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, como resultantes da observação participante e da análise documental. Buscou-se: identificar as concepções pedagógicas do Projeto Político Pedagógico do CEEPS/ETSUS-PI, possibilitando-nos construir algumas considerações assim como uma proposta de formação permanente a ser oferecida à Escola investigada. Os docentes são agentes formadores e necessitam atualizar seus conhecimentos. Desse modo, é fundamental repensar a prática pedagógica, dando ênfase a uma atividade educativa com base na práxis, como instrumento de transformação.This work analyzes the pedagogical practice of teachers in the Technical Courses in Middle Level in Health, offered by the Technical Health School Center Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luís Barbosa Cortez - CEEPS/ETSUS PI. It is based on the conceptual review of the following issues: work, the work process in health and the mid-level technical training to SUS; the teachers training for middle level health education and the teaching principles at this level; and the type of education according to the problem solving methodology. It was used the qualitative research, resulting from participant observation and document analysis. identify educational ideas of the Political Process of the was possible to construct reflections on the educational practice of teachers, considering the experiences reported by them, enabling us to build some considerations and a proposal for continuing education being offered to the school investigated. Teachers are training agents that need to update their knowledge. Thus, it is crucial to rethink the teaching practice, with emphasis on educational activities based on the "practice" as an instrument of transformation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em Enfermagem: Formação DocentePrática PedagógicaEducação Profissional Técnica em SaúdeEducação em SaúdeCapacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_vera_vers_o_final_21_02_2014.pdfapplication/pdf208475https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KWMB8/1/tcc_vera_vers_o_final_21_02_2014.pdf5a4172dcb81366884aaa55aabbca8598MD51TEXTtcc_vera_vers_o_final_21_02_2014.pdf.txttcc_vera_vers_o_final_21_02_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain113326https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KWMB8/2/tcc_vera_vers_o_final_21_02_2014.pdf.txtc227f51036e81c1d1f2ef2c48f61f917MD521843/BUBD-9KWMB82019-11-14 03:06:25.781oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KWMB8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:06:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí
title Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí
spellingShingle Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí
Vera Alice Melo
: Formação Docente
Prática Pedagógica
Educação Profissional Técnica em Saúde
Educação em Saúde
Educação em Enfermagem
title_short Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí
title_full Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí
title_fullStr Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí
title_full_unstemmed Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí
title_sort Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí
author Vera Alice Melo
author_facet Vera Alice Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriane Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Vera Alice Melo
contributor_str_mv Adriane Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv : Formação Docente
Prática Pedagógica
Educação Profissional Técnica em Saúde
Educação em Saúde
topic : Formação Docente
Prática Pedagógica
Educação Profissional Técnica em Saúde
Educação em Saúde
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description O presente trabalho teve como objeto de análise a prática pedagógica dos professores dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Saúde oferecidos pela Escola Técnica de Saúde Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luís Barbosa Cortez - CEEPS/ETSUS PI. Partiu da revisão conceitual das temáticas: trabalho, processo de trabalho em saúde e técnica de nível médio para o SUS; formação docente para o ensino na educação profissional técnica de nível médio em saúde e os fundamentos para docência neste nível e modalidade de ensino na perspectiva da metodologia problematizadora. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, como resultantes da observação participante e da análise documental. Buscou-se: identificar as concepções pedagógicas do Projeto Político Pedagógico do CEEPS/ETSUS-PI, possibilitando-nos construir algumas considerações assim como uma proposta de formação permanente a ser oferecida à Escola investigada. Os docentes são agentes formadores e necessitam atualizar seus conhecimentos. Desse modo, é fundamental repensar a prática pedagógica, dando ênfase a uma atividade educativa com base na práxis, como instrumento de transformação.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T18:06:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T18:06:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KWMB8
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KWMB8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KWMB8/1/tcc_vera_vers_o_final_21_02_2014.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KWMB8/2/tcc_vera_vers_o_final_21_02_2014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a4172dcb81366884aaa55aabbca8598
c227f51036e81c1d1f2ef2c48f61f917
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589146143358976