Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KWMB8 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objeto de análise a prática pedagógica dos professores dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Saúde oferecidos pela Escola Técnica de Saúde Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luís Barbosa Cortez - CEEPS/ETSUS PI. Partiu da revisão conceitual das temáticas: trabalho, processo de trabalho em saúde e técnica de nível médio para o SUS; formação docente para o ensino na educação profissional técnica de nível médio em saúde e os fundamentos para docência neste nível e modalidade de ensino na perspectiva da metodologia problematizadora. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, como resultantes da observação participante e da análise documental. Buscou-se: identificar as concepções pedagógicas do Projeto Político Pedagógico do CEEPS/ETSUS-PI, possibilitando-nos construir algumas considerações assim como uma proposta de formação permanente a ser oferecida à Escola investigada. Os docentes são agentes formadores e necessitam atualizar seus conhecimentos. Desse modo, é fundamental repensar a prática pedagógica, dando ênfase a uma atividade educativa com base na práxis, como instrumento de transformação. |
id |
UFMG_e0c3178f6a91a857d422478b750915ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KWMB8 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Adriane VieiraVera Alice Melo2019-08-09T18:06:35Z2019-08-09T18:06:35Z2013-06-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KWMB8O presente trabalho teve como objeto de análise a prática pedagógica dos professores dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Saúde oferecidos pela Escola Técnica de Saúde Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luís Barbosa Cortez - CEEPS/ETSUS PI. Partiu da revisão conceitual das temáticas: trabalho, processo de trabalho em saúde e técnica de nível médio para o SUS; formação docente para o ensino na educação profissional técnica de nível médio em saúde e os fundamentos para docência neste nível e modalidade de ensino na perspectiva da metodologia problematizadora. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, como resultantes da observação participante e da análise documental. Buscou-se: identificar as concepções pedagógicas do Projeto Político Pedagógico do CEEPS/ETSUS-PI, possibilitando-nos construir algumas considerações assim como uma proposta de formação permanente a ser oferecida à Escola investigada. Os docentes são agentes formadores e necessitam atualizar seus conhecimentos. Desse modo, é fundamental repensar a prática pedagógica, dando ênfase a uma atividade educativa com base na práxis, como instrumento de transformação.This work analyzes the pedagogical practice of teachers in the Technical Courses in Middle Level in Health, offered by the Technical Health School Center Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luís Barbosa Cortez - CEEPS/ETSUS PI. It is based on the conceptual review of the following issues: work, the work process in health and the mid-level technical training to SUS; the teachers training for middle level health education and the teaching principles at this level; and the type of education according to the problem solving methodology. It was used the qualitative research, resulting from participant observation and document analysis. identify educational ideas of the Political Process of the was possible to construct reflections on the educational practice of teachers, considering the experiences reported by them, enabling us to build some considerations and a proposal for continuing education being offered to the school investigated. Teachers are training agents that need to update their knowledge. Thus, it is crucial to rethink the teaching practice, with emphasis on educational activities based on the "practice" as an instrument of transformation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em Enfermagem: Formação DocentePrática PedagógicaEducação Profissional Técnica em SaúdeEducação em SaúdeCapacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_vera_vers_o_final_21_02_2014.pdfapplication/pdf208475https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KWMB8/1/tcc_vera_vers_o_final_21_02_2014.pdf5a4172dcb81366884aaa55aabbca8598MD51TEXTtcc_vera_vers_o_final_21_02_2014.pdf.txttcc_vera_vers_o_final_21_02_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain113326https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KWMB8/2/tcc_vera_vers_o_final_21_02_2014.pdf.txtc227f51036e81c1d1f2ef2c48f61f917MD521843/BUBD-9KWMB82019-11-14 03:06:25.781oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KWMB8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:06:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí |
title |
Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí |
spellingShingle |
Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí Vera Alice Melo : Formação Docente Prática Pedagógica Educação Profissional Técnica em Saúde Educação em Saúde Educação em Enfermagem |
title_short |
Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí |
title_full |
Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí |
title_fullStr |
Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí |
title_full_unstemmed |
Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí |
title_sort |
Capacitação Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS Piauí |
author |
Vera Alice Melo |
author_facet |
Vera Alice Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Adriane Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vera Alice Melo |
contributor_str_mv |
Adriane Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
: Formação Docente Prática Pedagógica Educação Profissional Técnica em Saúde Educação em Saúde |
topic |
: Formação Docente Prática Pedagógica Educação Profissional Técnica em Saúde Educação em Saúde Educação em Enfermagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem |
description |
O presente trabalho teve como objeto de análise a prática pedagógica dos professores dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Saúde oferecidos pela Escola Técnica de Saúde Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luís Barbosa Cortez - CEEPS/ETSUS PI. Partiu da revisão conceitual das temáticas: trabalho, processo de trabalho em saúde e técnica de nível médio para o SUS; formação docente para o ensino na educação profissional técnica de nível médio em saúde e os fundamentos para docência neste nível e modalidade de ensino na perspectiva da metodologia problematizadora. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, como resultantes da observação participante e da análise documental. Buscou-se: identificar as concepções pedagógicas do Projeto Político Pedagógico do CEEPS/ETSUS-PI, possibilitando-nos construir algumas considerações assim como uma proposta de formação permanente a ser oferecida à Escola investigada. Os docentes são agentes formadores e necessitam atualizar seus conhecimentos. Desse modo, é fundamental repensar a prática pedagógica, dando ênfase a uma atividade educativa com base na práxis, como instrumento de transformação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T18:06:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T18:06:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KWMB8 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KWMB8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KWMB8/1/tcc_vera_vers_o_final_21_02_2014.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KWMB8/2/tcc_vera_vers_o_final_21_02_2014.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a4172dcb81366884aaa55aabbca8598 c227f51036e81c1d1f2ef2c48f61f917 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589146143358976 |