Perspectivas de consolidação da educação matemática como campo de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flavia Aparecida Britto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8CBRTS
Resumo: O objetivo desta pesquisa é lançar luzes sobre as perspectivas de consolidação da Educação Matemática como campo de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG PPGE-UFMG. Partindo das considerações de Pierre Bourdieu sobre o campo científico e de Antonio Miguel sobre o processo de disciplinarização (consolidação) da prática social em Educação Matemática, buscou-se investigar o modo como a pesquisa no campo foi realizada nesse Programa, no período 1971-2007, e identificar as possíveis sintonias entre as tendências temáticas delineadas por tal pesquisa e as que se verificam mais amplamente no Brasil. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas leitura e análise de documentos referentes à administração acadêmica do PPGE-UFMG, tais como atas das reuniões do Colegiado e editais de processos seletivos; entrevista com a professora e orientadora da linha de pesquisa Educação Matemática do Programa, Maria Manuela David; aplicação de questionário a dois ex-alunos que realizaram tentativas não concluídas de pesquisa em Educação Matemática no PPGE-UFMG; leitura integral das 35 dissertações e sete teses defendidas no Programa entre 1971 e 2007; leitura de resumos das dissertações e teses defendidas no período de interesse em três importantes instituições brasileiras que desenvolvem investigações em Educação Matemática: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Após a proposição de uma possível distribuição dos trabalhos investigados em eixos temáticos, percebeu-se uma considerável semelhança entre as principais temáticas focalizadas pelas dissertações e teses em Educação Matemática do PPGE-UFMG e aquelas investigadas nas três instituições estudadas. Além disso, foi identificado um conjunto de iniciativas (intencionais ou não) empreendidas em favor do processo de disciplinarização da prática social em Educação Matemática no âmbito do PPGE-UFMG de acordo com a proposta de Antonio Miguel. Conclui-se que tais iniciativas vêm contribuindo para a sustentação, o fortalecimento, enquanto prática social, e a continuidade dessa prática social no Programa.
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Como procedimentos metodológicos, foram realizadas leitura e análise de documentos referentes à administração acadêmica do PPGE-UFMG, tais como atas das reuniões do Colegiado e editais de processos seletivos; entrevista com a professora e orientadora da linha de pesquisa Educação Matemática do Programa, Maria Manuela David; aplicação de questionário a dois ex-alunos que realizaram tentativas não concluídas de pesquisa em Educação Matemática no PPGE-UFMG; leitura integral das 35 dissertações e sete teses defendidas no Programa entre 1971 e 2007; leitura de resumos das dissertações e teses defendidas no período de interesse em três importantes instituições brasileiras que desenvolvem investigações em Educação Matemática: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Após a proposição de uma possível distribuição dos trabalhos investigados em eixos temáticos, percebeu-se uma considerável semelhança entre as principais temáticas focalizadas pelas dissertações e teses em Educação Matemática do PPGE-UFMG e aquelas investigadas nas três instituições estudadas. Além disso, foi identificado um conjunto de iniciativas (intencionais ou não) empreendidas em favor do processo de disciplinarização da prática social em Educação Matemática no âmbito do PPGE-UFMG de acordo com a proposta de Antonio Miguel. Conclui-se que tais iniciativas vêm contribuindo para a sustentação, o fortalecimento, enquanto prática social, e a continuidade dessa prática social no Programa.The objective of this research is to shed light on the prospects for the consolidation of Mathematics Education as a research field in the Graduate Program in Education at UFMG - PPGE-UFMG. Having as starting point Pierre Bourdieu's considerations on the scientific field and Antonio Miguel's ideas about the process of consolidation of social practice in Mathematics Education, we sought to investigate how the field research was carried out within the program, for the period 1971-2007, and to identify possible tunings between theme trends outlined by this research and those more widely found in Brazil. The methodological procedures performed were the reading and analysis of documents related to academic administration of PPGE-UFMG, such as minutes of meetings of the Board and invitations to selection processes, an interview with the teacher and advisor to the theme "Mathematics Education" program, Maria Manuela David, a questionnaire applied to two students who have not completed research attempts in Mathematics Education in PPGE-UFMG; full reading of the 35 dissertations and 7 theses in the program between 1971 and 2007, reading of dissertation and thesis summaries written during this period in three major Brazilian institutions that develop research in Mathematics Education: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) and Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). After the proposition of a possible distribution of the work investigated in themes, a considerable similarity between the key issues targeted by theses and dissertations in Mathematics Education from PPGE-UFMG and those investigated in the three institutions was noticed. Furthermore, we identified a set of initiatives (intentional or not) undertaken in favor of the process of disciplining of the social practice in Mathematics Education under the PPGE-UFMG according to Antonio Miguel's proposal. We conclude that such initiatives have contributed to the supporting, strengthening and the continuance of this social practice in the program.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica  Estudo e ensinoCampo científicoEducação matemáticaDisciplinarizaçãoEixos temáticosPerspectivas de consolidação da educação matemática como campo de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___fl_via_aparecida_britto.pdfapplication/pdf1751820https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUDB-8CBRTS/1/disserta__o___fl_via_aparecida_britto.pdf6a03a23dc2a057bc620d97502b625d5cMD51TEXTdisserta__o___fl_via_aparecida_britto.pdf.txtdisserta__o___fl_via_aparecida_britto.pdf.txtExtracted texttext/plain375835https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUDB-8CBRTS/2/disserta__o___fl_via_aparecida_britto.pdf.txtaa8213c0154e4fa8bbe697f82baea224MD521843/BUDB-8CBRTS2019-11-14 12:55:49.642oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUDB-8CBRTSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:55:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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