Políticas públicas para além da escola: um levantamento bibliográfico sobre atividades extracurriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neyfsom Carlos Fernandes Matias
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DNFPP
Resumo: Sobre o desenvolvimento humano há influências de distintas variáveis dos mais diferentes contextos ao longo da vida. A escola é um contexto que proporciona conhecimentos que vão estar presentes em toda a existência de quem passou por ela. No entanto, o que se faz fora deste local também se apresenta como uma questão importante no desenvolvimento. A partir disso teve-se o intuito de verificar as influências exercidas pelas atividades extracurriculares, ou seja, fora da escola, sobre o desenvolvimento de crianças e adolescentes. A fim de alcançar este objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico de estudos e pesquisas que tenham investigado a influência destas atividades para além da escola, destacando os efeitos relatados por estes trabalhos. Dois estudos foram conduzidos para dar conta do objetivo deste trabalho, realizados na forma de levantamentos bibliográficos. No estudo 1 levantou-se em periódicos brasileiros trabalhos que tenham investigado questões referentes às atividades extracurriculares. No estudo 2 fez-se um levantamento, na base de dados PsycINFO, de resumos de publicações científicas que apresentassem a palavra extracurricular no título. Como os resultados do estudo 1 mostraram-se aquém da expectativa, não apresentando trabalhos significativos que permitissem uma análise aprofundada sobre o tema, optou-se pela condução do estudo 2. Buscando-se elementos em trabalhos internacionais de diferentes países, foram encontrados 177 trabalhos, dos quais foram selecionados 109 para compor a amostra. Dentre os resultados, observou-se que as atividades extracurriculares influenciam distintos aspectos do desenvolvimento infantil e adolescente. São realizadas considerações no sentido de que deve ser dada uma atenção a estes resultados quando se for pensar em políticas públicas para crianças e adolescentes fora da escola ou na implementação de escolas de tempo integral. É ressaltada, sobretudo, a quase ausência deste tipo de trabalho no Brasil, o que implica a importância de maiores investimentos na construção de conhecimento, a partir de pesquisas empíricas, sobre atividades extracurriculares no país.
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