Um relato de experiência: terrário como recurso metodológico para se ensinar ciências numa perspectiva de investigação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MHGXW |
Resumo: | O presente trabalho se trata de um relato de experiência, desenvolvido com alunos da rede pública, onde foi utilizado um terrário como proposta pedagógica, visando possibilitar de forma mais efetiva a realização dos Estudos Intensivos, na modalidade de recuperação, com uma carga horária curta estabelecida pela Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Como professora da Rede e aceitando tal desafio, me propus a trabalhar o terrário na perspectiva de um modelo de ecossistema, no qual vários conteúdos conceituais de Ecologia poderiam ser ampliados ou mesmo construídos pelos alunos, com a minha mediação. Como estratégia de ensino para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos utilizei um pré-teste, do mesmo modo preparei aulas expositivas, aulas práticas, lâminas e vídeos, nos quais os alunos deveriam estabelecer uma relação entre os ambientes micro (terrário) e macro (planeta) para entender como se dá o ciclo da água e da matéria (decomposição), o funcionamento de ecossistemas (cadeias alimentares, processos que envolvem a fotossíntese, interação animal/planta, entre outros) e a importância da formação e da preservação dos ambientes. Por meio da montagem e do acompanhamento dos terrários foi possível verificar o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem e concluir como atividades experimentais no ensino de Ciências por Investigação são pertinentes e motivadoras. Por último apliquei um pós teste com a intenção de avaliar a aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos pertinentes ao tema. |
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