O currículo no contexto social da Escola Estadual de Felisburgo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNUV |
Resumo: | O presente trabalho tem como campo de observações e práticas a Escola Estadual de Felisburgo, tendo como foco o Projeto Político Pedagógico existente na mesma. O currículo é o enfoque principal da educação, pois em decorrência de seu caráter socializador ele se torna o local onde repercutem os interesses sociais e políticos. Ao contextualizá-lo deve-se ter claro que esse instrumento é cultural e social, onde se alicerça a vida social e democrática do país, visto que a formação real deve ser sustentada por todos os envolvidos com o fazer educação. O currículo é um instrumento de função socializador, um elemento imprescindível à prática pedagógica, pois ele está estritamente ligado às variações dos conteúdos, a sociedade e a profissionalização dos docentes. A educação tem poder ímpar na sociedade, através dela é que o conhecimento é distribuído e o currículo passa a ser considerado como um veículo de interesses sociais que concordam com valores e crenças dos grupos dominantes. Sendo assim, compreende-se que a questão curricular é o enfoque principal da educação, pois é principalmente através dele que acontecem os processos de mudança. O mundo está em movimento acelerado detransformações e a escola, como veículo socializador, deve oferecer um currículo que acompanhe essas mudanças para que não se torne algo obsoleto, sem funcionalidade quando relacionarmos com outras instâncias de informações tão próximas e tão presentes na vida em sociedade. Com o propósito de desmistificar a dicotomia entre fazer e executar o currículo, buscou-se nesse trabalho o suporte teórico para aprofundar o entendimento desse tema tão importante para a educação,visando identificar os fatores que compõem essas discussões. |
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O currículo no contexto social da Escola Estadual de FelisburgoCurrículoEducação e culturaCurrículosSociologia educacionalPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoO presente trabalho tem como campo de observações e práticas a Escola Estadual de Felisburgo, tendo como foco o Projeto Político Pedagógico existente na mesma. O currículo é o enfoque principal da educação, pois em decorrência de seu caráter socializador ele se torna o local onde repercutem os interesses sociais e políticos. Ao contextualizá-lo deve-se ter claro que esse instrumento é cultural e social, onde se alicerça a vida social e democrática do país, visto que a formação real deve ser sustentada por todos os envolvidos com o fazer educação. O currículo é um instrumento de função socializador, um elemento imprescindível à prática pedagógica, pois ele está estritamente ligado às variações dos conteúdos, a sociedade e a profissionalização dos docentes. A educação tem poder ímpar na sociedade, através dela é que o conhecimento é distribuído e o currículo passa a ser considerado como um veículo de interesses sociais que concordam com valores e crenças dos grupos dominantes. Sendo assim, compreende-se que a questão curricular é o enfoque principal da educação, pois é principalmente através dele que acontecem os processos de mudança. O mundo está em movimento acelerado detransformações e a escola, como veículo socializador, deve oferecer um currículo que acompanhe essas mudanças para que não se torne algo obsoleto, sem funcionalidade quando relacionarmos com outras instâncias de informações tão próximas e tão presentes na vida em sociedade. Com o propósito de desmistificar a dicotomia entre fazer e executar o currículo, buscou-se nesse trabalho o suporte teórico para aprofundar o entendimento desse tema tão importante para a educação,visando identificar os fatores que compõem essas discussões.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDenise França StehlingCharles Moreira CunhaBruna Layla Neres Matos2019-08-10T17:26:36Z2019-08-10T17:26:36Z2013-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNUVinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T08:47:08Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKNUVRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T08:47:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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