A Era Vargas no pentagrama: dimensões político-discursivas do canto orfeônico de Villa-Lobos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melliandro Mendes Galinari
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-76KR43
Resumo: O presente trabalho realiza uma análise discursiva do canto orfeônico disseminado na sociedade brasileira nos anos conhecidos como A Era Vargas (1930-1945), como parte do ensino de música instaurado nas escolas pelo Estado e administrado por Villa-Lobos. O canto coletivo, com seus hinos nacionais e/ou canções patrióticas, era destinado, também, a ser executado por grandes concentrações corais, as quais tinham lugar em solenidades e comemorações públicas, promovidas pelo governo em datas e ocasiões cívicas. Com a análise, ressaltamos a contribuição dessas composições para a formação de um cidadão adequado às demandas político-econômico-ideológicas do Estado, através da lucidação de algumas estratégias e dimensões político-discursivas apreensíveis na materialidade textual e, em alguma medida, musical. Teoricamente, o trabalho realiza reflexões acerca dos processos enunciativo e argumentativo, buscando sempre subsídiosconceituais para compreender o objeto discurso. Dada a importância social do canto coletivo no período aqui enfocado, e de sua complexidade semiótica (letra e música), o trabalho tece relações também com referências oriundas da História e da SemiologiaMusical. Esta tese procura, portanto, contribuir para uma melhor compreensão do funcionamento do discurso orfeônico em seu contexto de circulação, além de permitir uma crítica à tradição musicológica brasileira e à cultura oficial, as quais insistem na não pertinência da abordagem política da relação Estado/Villa-Lobos. Em suma, trata-se deum trabalho interdisciplinar entre a Análise do Discurso e outras áreas de conhecimento.
id UFMG_f269e73bbf026856b945e9a9f90c5c4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-76KR43
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Renato de MelloWilliam Augusto MenezesMaria Celina Soares D'araújoOiliam Jose LannaAntonio Luiz AssunçãoMelliandro Mendes Galinari2019-08-10T20:45:25Z2019-08-10T20:45:25Z2007-08-30http://hdl.handle.net/1843/ALDR-76KR43O presente trabalho realiza uma análise discursiva do canto orfeônico disseminado na sociedade brasileira nos anos conhecidos como A Era Vargas (1930-1945), como parte do ensino de música instaurado nas escolas pelo Estado e administrado por Villa-Lobos. O canto coletivo, com seus hinos nacionais e/ou canções patrióticas, era destinado, também, a ser executado por grandes concentrações corais, as quais tinham lugar em solenidades e comemorações públicas, promovidas pelo governo em datas e ocasiões cívicas. Com a análise, ressaltamos a contribuição dessas composições para a formação de um cidadão adequado às demandas político-econômico-ideológicas do Estado, através da lucidação de algumas estratégias e dimensões político-discursivas apreensíveis na materialidade textual e, em alguma medida, musical. Teoricamente, o trabalho realiza reflexões acerca dos processos enunciativo e argumentativo, buscando sempre subsídiosconceituais para compreender o objeto discurso. Dada a importância social do canto coletivo no período aqui enfocado, e de sua complexidade semiótica (letra e música), o trabalho tece relações também com referências oriundas da História e da SemiologiaMusical. Esta tese procura, portanto, contribuir para uma melhor compreensão do funcionamento do discurso orfeônico em seu contexto de circulação, além de permitir uma crítica à tradição musicológica brasileira e à cultura oficial, as quais insistem na não pertinência da abordagem política da relação Estado/Villa-Lobos. Em suma, trata-se deum trabalho interdisciplinar entre a Análise do Discurso e outras áreas de conhecimento.This work makes a discursive analysis of the orpheonic singing spread through Brazilian society, in the years known as The Vargas Age (1930-1945), taken as part of the music teaching established by the State and commanded by Villa-Lobos. The collective singing, with its national anthems and/or patriotic songs, was also created to great chorus groups performances, which used to take place in solemnities and public celebrations, promoted by government in civic dates and occasions. With the analysis, we emphasize this pieces contribution to the formation of an adequate citizen, according to the politic, economic and ideological demands of the State, by elucidating some political-discursive strategies and dimensions understandablein the textual and, in some amount, in the musical materiality. Theoretically, this work creates reflections about the enunciative and argumentative processes, always looking forward to finding conceptual subsidies to comprehend the discourse. Based on the social importance and on the semiotic complexity (lyrics and music) of the collectivesinging, during the period broached for this job, some relations with History and Musical Semiology references were also weaved.This Thesis has the goal, therefore, to contribute for a better understanding of the orpheonic discourses functioning in its context of circulation, besides allowing a critic to Brazilian musicological tradition and to official culture, which insist on an impertinent political approach of the relation between the State and Villa-Lobos. In summary, this is an interdisciplinary work from Discourse Analysis with others knowledge domains.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959 Canto orfeônicoAnálise do discursoCanto orfeonico BrasilBrasil Presidente (1930-1945 : Getúlio Vargas)RetóricaHinos nacionaisSemiotica (Musica)Discurso políticoMúsicaDiscurso políticoA Era Vargas no pentagrama: dimensões político-discursivas do canto orfeônico de Villa-Lobosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmelliandro_mendes_galinari_tese_2007.pdfapplication/pdf4360420https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-76KR43/1/melliandro_mendes_galinari_tese_2007.pdf7b5bcb786aecd676f0ba7f93f54b1274MD51TEXTmelliandro_mendes_galinari_tese_2007.pdf.txtmelliandro_mendes_galinari_tese_2007.pdf.txtExtracted texttext/plain825003https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-76KR43/2/melliandro_mendes_galinari_tese_2007.pdf.txt649defc7d34f665d02f9a6987fe0b1acMD521843/ALDR-76KR432019-11-14 06:36:55.849oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-76KR43Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:36:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Era Vargas no pentagrama: dimensões político-discursivas do canto orfeônico de Villa-Lobos
title A Era Vargas no pentagrama: dimensões político-discursivas do canto orfeônico de Villa-Lobos
spellingShingle A Era Vargas no pentagrama: dimensões político-discursivas do canto orfeônico de Villa-Lobos
Melliandro Mendes Galinari
Música
Discurso político
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 Canto orfeônico
Análise do discurso
Canto orfeonico Brasil
Brasil Presidente (1930-1945 : Getúlio Vargas)
Retórica
Hinos nacionais
Semiotica (Musica)
Discurso político
title_short A Era Vargas no pentagrama: dimensões político-discursivas do canto orfeônico de Villa-Lobos
title_full A Era Vargas no pentagrama: dimensões político-discursivas do canto orfeônico de Villa-Lobos
title_fullStr A Era Vargas no pentagrama: dimensões político-discursivas do canto orfeônico de Villa-Lobos
title_full_unstemmed A Era Vargas no pentagrama: dimensões político-discursivas do canto orfeônico de Villa-Lobos
title_sort A Era Vargas no pentagrama: dimensões político-discursivas do canto orfeônico de Villa-Lobos
author Melliandro Mendes Galinari
author_facet Melliandro Mendes Galinari
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renato de Mello
dc.contributor.referee1.fl_str_mv William Augusto Menezes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Celina Soares D'araújo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oiliam Jose Lanna
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Antonio Luiz Assunção
dc.contributor.author.fl_str_mv Melliandro Mendes Galinari
contributor_str_mv Renato de Mello
William Augusto Menezes
Maria Celina Soares D'araújo
Oiliam Jose Lanna
Antonio Luiz Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Discurso político
topic Música
Discurso político
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 Canto orfeônico
Análise do discurso
Canto orfeonico Brasil
Brasil Presidente (1930-1945 : Getúlio Vargas)
Retórica
Hinos nacionais
Semiotica (Musica)
Discurso político
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 Canto orfeônico
Análise do discurso
Canto orfeonico Brasil
Brasil Presidente (1930-1945 : Getúlio Vargas)
Retórica
Hinos nacionais
Semiotica (Musica)
Discurso político
description O presente trabalho realiza uma análise discursiva do canto orfeônico disseminado na sociedade brasileira nos anos conhecidos como A Era Vargas (1930-1945), como parte do ensino de música instaurado nas escolas pelo Estado e administrado por Villa-Lobos. O canto coletivo, com seus hinos nacionais e/ou canções patrióticas, era destinado, também, a ser executado por grandes concentrações corais, as quais tinham lugar em solenidades e comemorações públicas, promovidas pelo governo em datas e ocasiões cívicas. Com a análise, ressaltamos a contribuição dessas composições para a formação de um cidadão adequado às demandas político-econômico-ideológicas do Estado, através da lucidação de algumas estratégias e dimensões político-discursivas apreensíveis na materialidade textual e, em alguma medida, musical. Teoricamente, o trabalho realiza reflexões acerca dos processos enunciativo e argumentativo, buscando sempre subsídiosconceituais para compreender o objeto discurso. Dada a importância social do canto coletivo no período aqui enfocado, e de sua complexidade semiótica (letra e música), o trabalho tece relações também com referências oriundas da História e da SemiologiaMusical. Esta tese procura, portanto, contribuir para uma melhor compreensão do funcionamento do discurso orfeônico em seu contexto de circulação, além de permitir uma crítica à tradição musicológica brasileira e à cultura oficial, as quais insistem na não pertinência da abordagem política da relação Estado/Villa-Lobos. Em suma, trata-se deum trabalho interdisciplinar entre a Análise do Discurso e outras áreas de conhecimento.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T20:45:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T20:45:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ALDR-76KR43
url http://hdl.handle.net/1843/ALDR-76KR43
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-76KR43/1/melliandro_mendes_galinari_tese_2007.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-76KR43/2/melliandro_mendes_galinari_tese_2007.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b5bcb786aecd676f0ba7f93f54b1274
649defc7d34f665d02f9a6987fe0b1ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676619314626560