A Era Vargas no pentagrama: dimensões político-discursivas do canto orfeônico de Villa-Lobos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-76KR43 |
Resumo: | O presente trabalho realiza uma análise discursiva do canto orfeônico disseminado na sociedade brasileira nos anos conhecidos como A Era Vargas (1930-1945), como parte do ensino de música instaurado nas escolas pelo Estado e administrado por Villa-Lobos. O canto coletivo, com seus hinos nacionais e/ou canções patrióticas, era destinado, também, a ser executado por grandes concentrações corais, as quais tinham lugar em solenidades e comemorações públicas, promovidas pelo governo em datas e ocasiões cívicas. Com a análise, ressaltamos a contribuição dessas composições para a formação de um cidadão adequado às demandas político-econômico-ideológicas do Estado, através da lucidação de algumas estratégias e dimensões político-discursivas apreensíveis na materialidade textual e, em alguma medida, musical. Teoricamente, o trabalho realiza reflexões acerca dos processos enunciativo e argumentativo, buscando sempre subsídiosconceituais para compreender o objeto discurso. Dada a importância social do canto coletivo no período aqui enfocado, e de sua complexidade semiótica (letra e música), o trabalho tece relações também com referências oriundas da História e da SemiologiaMusical. Esta tese procura, portanto, contribuir para uma melhor compreensão do funcionamento do discurso orfeônico em seu contexto de circulação, além de permitir uma crítica à tradição musicológica brasileira e à cultura oficial, as quais insistem na não pertinência da abordagem política da relação Estado/Villa-Lobos. Em suma, trata-se deum trabalho interdisciplinar entre a Análise do Discurso e outras áreas de conhecimento. |
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Renato de MelloWilliam Augusto MenezesMaria Celina Soares D'araújoOiliam Jose LannaAntonio Luiz AssunçãoMelliandro Mendes Galinari2019-08-10T20:45:25Z2019-08-10T20:45:25Z2007-08-30http://hdl.handle.net/1843/ALDR-76KR43O presente trabalho realiza uma análise discursiva do canto orfeônico disseminado na sociedade brasileira nos anos conhecidos como A Era Vargas (1930-1945), como parte do ensino de música instaurado nas escolas pelo Estado e administrado por Villa-Lobos. O canto coletivo, com seus hinos nacionais e/ou canções patrióticas, era destinado, também, a ser executado por grandes concentrações corais, as quais tinham lugar em solenidades e comemorações públicas, promovidas pelo governo em datas e ocasiões cívicas. Com a análise, ressaltamos a contribuição dessas composições para a formação de um cidadão adequado às demandas político-econômico-ideológicas do Estado, através da lucidação de algumas estratégias e dimensões político-discursivas apreensíveis na materialidade textual e, em alguma medida, musical. Teoricamente, o trabalho realiza reflexões acerca dos processos enunciativo e argumentativo, buscando sempre subsídiosconceituais para compreender o objeto discurso. Dada a importância social do canto coletivo no período aqui enfocado, e de sua complexidade semiótica (letra e música), o trabalho tece relações também com referências oriundas da História e da SemiologiaMusical. Esta tese procura, portanto, contribuir para uma melhor compreensão do funcionamento do discurso orfeônico em seu contexto de circulação, além de permitir uma crítica à tradição musicológica brasileira e à cultura oficial, as quais insistem na não pertinência da abordagem política da relação Estado/Villa-Lobos. Em suma, trata-se deum trabalho interdisciplinar entre a Análise do Discurso e outras áreas de conhecimento.This work makes a discursive analysis of the orpheonic singing spread through Brazilian society, in the years known as The Vargas Age (1930-1945), taken as part of the music teaching established by the State and commanded by Villa-Lobos. The collective singing, with its national anthems and/or patriotic songs, was also created to great chorus groups performances, which used to take place in solemnities and public celebrations, promoted by government in civic dates and occasions. With the analysis, we emphasize this pieces contribution to the formation of an adequate citizen, according to the politic, economic and ideological demands of the State, by elucidating some political-discursive strategies and dimensions understandablein the textual and, in some amount, in the musical materiality. Theoretically, this work creates reflections about the enunciative and argumentative processes, always looking forward to finding conceptual subsidies to comprehend the discourse. Based on the social importance and on the semiotic complexity (lyrics and music) of the collectivesinging, during the period broached for this job, some relations with History and Musical Semiology references were also weaved.This Thesis has the goal, therefore, to contribute for a better understanding of the orpheonic discourses functioning in its context of circulation, besides allowing a critic to Brazilian musicological tradition and to official culture, which insist on an impertinent political approach of the relation between the State and Villa-Lobos. In summary, this is an interdisciplinary work from Discourse Analysis with others knowledge domains.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959 Canto orfeônicoAnálise do discursoCanto orfeonico BrasilBrasil Presidente (1930-1945 : Getúlio Vargas)RetóricaHinos nacionaisSemiotica (Musica)Discurso políticoMúsicaDiscurso políticoA Era Vargas no pentagrama: dimensões político-discursivas do canto orfeônico de Villa-Lobosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmelliandro_mendes_galinari_tese_2007.pdfapplication/pdf4360420https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-76KR43/1/melliandro_mendes_galinari_tese_2007.pdf7b5bcb786aecd676f0ba7f93f54b1274MD51TEXTmelliandro_mendes_galinari_tese_2007.pdf.txtmelliandro_mendes_galinari_tese_2007.pdf.txtExtracted texttext/plain825003https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-76KR43/2/melliandro_mendes_galinari_tese_2007.pdf.txt649defc7d34f665d02f9a6987fe0b1acMD521843/ALDR-76KR432019-11-14 06:36:55.849oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-76KR43Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:36:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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