Avaliações escritas de língua inglesa em contextos de extensão e formação de professores: possíveis relações com letramento crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-AYNSVK |
Resumo: | Este trabalho investigou testes escritos produzidos por professores em formação, estagiários em um programa extensionista de uma universidade mineira que oferece cursos de língua para a comunidade em seu entorno. O objetivo principal desta pesquisa concentrou-se em estudar a possibilidade da inserção de testes escritos em um processo de ensino que utilize a perspectiva do letramento crítico (LC). Além disso, a pesquisa teve como objetivos específicos a descrição e a análise dos testes e a compreensão das experiências dos participantes em formação. Para tanto, esta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa para coleta, geração e análise de dados, por ter traços naturalistas, descritivos, processuais, contextuais e indutivos. Primeiramente, a introdução justifica a relevância desta pesquisa ao apontar a necessidade de vinculação entre o processo de ensino e aprendizagem pautado em leis e diretrizes governamentais e as práticas avaliativas que fazem parte desse processo. Em seguida, este trabalho apresenta uma revisão das principais teorias que embasam a questão da avaliação em contexto de língua estrangeira, discutindo suas principais características, para, assim, observarmos o teste como instrumento avaliativo e os princípios que o orientam, como validade, confiabilidade, praticidade, autenticidade e efeito retroativo, e as performances que podem ser testadas em cada habilidade linguística (BROWN, 2004). Além disso, este trabalho aborda as perspectivas de ensino pautadas nos letramentos, que estimula a preparação do cidadão para agir nas práticas sociais, e no LC, que observa que essas práticas são permeadas por ideologias e relações de poder. No capítulo que se segue, descrevemos a pesquisa documental como a metodologia utilizada na investigação, na qual os testes foram tomados como documentos que fazem parte do contexto em que foram elaborados e das ações com as quais estão ligados (COHEN; MANION; MORRISON, 2007). Assim, foram aplicados questionários para conhecer o contexto em que os testes foram elaborados, e as experiências, as vozes e as visões daqueles que os elaboraram. Como resultados, esta pesquisa revelou a possibilidade de inserção do teste em um processo pautado no LC, a posição dos participantes quanto a essa possibilidade e quanto a suas próprias experiências de formação. Por fim, o capítulo final tece reflexões sobre os resultados e as implicações desta pesquisa, aludindo às temáticas levantadas nos capítulos anteriores e às análises, em especial à elaboração de testes e à formação de professores. |
id |
UFMG_f74afeb190c54014af81ac2a27a61507 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AYNSVK |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Andrea Machado de Almeida MattosMaralice de Souza NevesLeina Claudia Viana JucaLilian Aparecida Vimieiro Pascoal2019-08-11T03:35:03Z2019-08-11T03:35:03Z2018-03-26http://hdl.handle.net/1843/LETR-AYNSVKEste trabalho investigou testes escritos produzidos por professores em formação, estagiários em um programa extensionista de uma universidade mineira que oferece cursos de língua para a comunidade em seu entorno. O objetivo principal desta pesquisa concentrou-se em estudar a possibilidade da inserção de testes escritos em um processo de ensino que utilize a perspectiva do letramento crítico (LC). Além disso, a pesquisa teve como objetivos específicos a descrição e a análise dos testes e a compreensão das experiências dos participantes em formação. Para tanto, esta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa para coleta, geração e análise de dados, por ter traços naturalistas, descritivos, processuais, contextuais e indutivos. Primeiramente, a introdução justifica a relevância desta pesquisa ao apontar a necessidade de vinculação entre o processo de ensino e aprendizagem pautado em leis e diretrizes governamentais e as práticas avaliativas que fazem parte desse processo. Em seguida, este trabalho apresenta uma revisão das principais teorias que embasam a questão da avaliação em contexto de língua estrangeira, discutindo suas principais características, para, assim, observarmos o teste como instrumento avaliativo e os princípios que o orientam, como validade, confiabilidade, praticidade, autenticidade e efeito retroativo, e as performances que podem ser testadas em cada habilidade linguística (BROWN, 2004). Além disso, este trabalho aborda as perspectivas de ensino pautadas nos letramentos, que estimula a preparação do cidadão para agir nas práticas sociais, e no LC, que observa que essas práticas são permeadas por ideologias e relações de poder. No capítulo que se segue, descrevemos a pesquisa documental como a metodologia utilizada na investigação, na qual os testes foram tomados como documentos que fazem parte do contexto em que foram elaborados e das ações com as quais estão ligados (COHEN; MANION; MORRISON, 2007). Assim, foram aplicados questionários para conhecer o contexto em que os testes foram elaborados, e as experiências, as vozes e as visões daqueles que os elaboraram. Como resultados, esta pesquisa revelou a possibilidade de inserção do teste em um processo pautado no LC, a posição dos participantes quanto a essa possibilidade e quanto a suas próprias experiências de formação. Por fim, o capítulo final tece reflexões sobre os resultados e as implicações desta pesquisa, aludindo às temáticas levantadas nos capítulos anteriores e às análises, em especial à elaboração de testes e à formação de professores.This research investigated written tests produced by pre-service teachers, trainees in an extra-mural program of a public university in Minas Gerais that offers language courses for the community in its surroundings. The main objective of this research was to study the possibility of written tests being included in a teaching process that uses the perspective of critical literacy (CL). In addition, the research had as specific objectives the tests description and analysis and the understanding of participants experiences. Hence, this research used the qualitative approach for data collection and analysis, for its naturalistic, descriptive, procedural, contextual and inductive traces. Firstly, the introductory chapter explains the relevance of this research by pointing out the need for a link between the teaching and learning process based on governmental laws and guidelines and the evaluative practices that are part of this process. Furthermore, this study presents a review of the main theories underlying the assessment in foreign language contexts, discussing its main features, thus enabling the observation of the test as an assessment tool and the principles that guide it, such as validity, reliability, practicality, authenticity, and washback effect, and the performances that can be tested in each language skill (BROWN, 2004). Moreover, this research uses the perspective of teaching based on literacy, which stimulates citizen preparation to act in social practices, and CL, which observes that these practices are imbued with ideologies and power relations. In the subsequent chapter, the documentary research is described as the methodology used in this study, according to which the tests were taken as documents that are part of the context in which they were created and of the actions with which they are linked (COHEN; MANION; MORRISON, 2007). Thus, questionnaires were applied to learn about the tests context, and the experiences, voices and views of those who built them. The results of this research revealed the possibility of the inclusion of the test in a process based on CL, the participants position regarding this possibility and their own pre-service experiences. Finally, the concluding chapter reflects on the results and implications of this study, alluding to the themes addressed in the previous chapters and to the analyzes, particularly the preparation of tests and teacher education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa Métodos de ensinoLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosLetramentoProfessores de inglês Formaçãoação extensionistatestes escritosformação de professoresavaliação em língua inglesaletramento críticoAvaliações escritas de língua inglesa em contextos de extensão e formação de professores: possíveis relações com letramento críticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1886m.pdfapplication/pdf3953705https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AYNSVK/1/1886m.pdf195b0cfadbe69028c00a6a8defffe015MD51TEXT1886m.pdf.txt1886m.pdf.txtExtracted texttext/plain396581https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AYNSVK/2/1886m.pdf.txt616b4b72b742256075c41443203b818dMD521843/LETR-AYNSVK2019-11-14 10:57:58.646oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AYNSVKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:57:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliações escritas de língua inglesa em contextos de extensão e formação de professores: possíveis relações com letramento crítico |
title |
Avaliações escritas de língua inglesa em contextos de extensão e formação de professores: possíveis relações com letramento crítico |
spellingShingle |
Avaliações escritas de língua inglesa em contextos de extensão e formação de professores: possíveis relações com letramento crítico Lilian Aparecida Vimieiro Pascoal ação extensionista testes escritos formação de professores avaliação em língua inglesa letramento crítico Língua inglesa Métodos de ensino Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Letramento Professores de inglês Formação |
title_short |
Avaliações escritas de língua inglesa em contextos de extensão e formação de professores: possíveis relações com letramento crítico |
title_full |
Avaliações escritas de língua inglesa em contextos de extensão e formação de professores: possíveis relações com letramento crítico |
title_fullStr |
Avaliações escritas de língua inglesa em contextos de extensão e formação de professores: possíveis relações com letramento crítico |
title_full_unstemmed |
Avaliações escritas de língua inglesa em contextos de extensão e formação de professores: possíveis relações com letramento crítico |
title_sort |
Avaliações escritas de língua inglesa em contextos de extensão e formação de professores: possíveis relações com letramento crítico |
author |
Lilian Aparecida Vimieiro Pascoal |
author_facet |
Lilian Aparecida Vimieiro Pascoal |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrea Machado de Almeida Mattos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maralice de Souza Neves |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Leina Claudia Viana Juca |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lilian Aparecida Vimieiro Pascoal |
contributor_str_mv |
Andrea Machado de Almeida Mattos Maralice de Souza Neves Leina Claudia Viana Juca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ação extensionista testes escritos formação de professores avaliação em língua inglesa letramento crítico |
topic |
ação extensionista testes escritos formação de professores avaliação em língua inglesa letramento crítico Língua inglesa Métodos de ensino Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Letramento Professores de inglês Formação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Língua inglesa Métodos de ensino Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Letramento Professores de inglês Formação |
description |
Este trabalho investigou testes escritos produzidos por professores em formação, estagiários em um programa extensionista de uma universidade mineira que oferece cursos de língua para a comunidade em seu entorno. O objetivo principal desta pesquisa concentrou-se em estudar a possibilidade da inserção de testes escritos em um processo de ensino que utilize a perspectiva do letramento crítico (LC). Além disso, a pesquisa teve como objetivos específicos a descrição e a análise dos testes e a compreensão das experiências dos participantes em formação. Para tanto, esta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa para coleta, geração e análise de dados, por ter traços naturalistas, descritivos, processuais, contextuais e indutivos. Primeiramente, a introdução justifica a relevância desta pesquisa ao apontar a necessidade de vinculação entre o processo de ensino e aprendizagem pautado em leis e diretrizes governamentais e as práticas avaliativas que fazem parte desse processo. Em seguida, este trabalho apresenta uma revisão das principais teorias que embasam a questão da avaliação em contexto de língua estrangeira, discutindo suas principais características, para, assim, observarmos o teste como instrumento avaliativo e os princípios que o orientam, como validade, confiabilidade, praticidade, autenticidade e efeito retroativo, e as performances que podem ser testadas em cada habilidade linguística (BROWN, 2004). Além disso, este trabalho aborda as perspectivas de ensino pautadas nos letramentos, que estimula a preparação do cidadão para agir nas práticas sociais, e no LC, que observa que essas práticas são permeadas por ideologias e relações de poder. No capítulo que se segue, descrevemos a pesquisa documental como a metodologia utilizada na investigação, na qual os testes foram tomados como documentos que fazem parte do contexto em que foram elaborados e das ações com as quais estão ligados (COHEN; MANION; MORRISON, 2007). Assim, foram aplicados questionários para conhecer o contexto em que os testes foram elaborados, e as experiências, as vozes e as visões daqueles que os elaboraram. Como resultados, esta pesquisa revelou a possibilidade de inserção do teste em um processo pautado no LC, a posição dos participantes quanto a essa possibilidade e quanto a suas próprias experiências de formação. Por fim, o capítulo final tece reflexões sobre os resultados e as implicações desta pesquisa, aludindo às temáticas levantadas nos capítulos anteriores e às análises, em especial à elaboração de testes e à formação de professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T03:35:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T03:35:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-AYNSVK |
url |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-AYNSVK |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AYNSVK/1/1886m.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AYNSVK/2/1886m.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
195b0cfadbe69028c00a6a8defffe015 616b4b72b742256075c41443203b818d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589278537613312 |