Influência da quantidade de prática no estudo de frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marluce Aparecida Fonseca
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/KMCM-9DEHBQ
Resumo: Frequência de conhecimento de resultados (CR) refere-se à quantidade de CRs fornecidos em uma sessão de prática, classificada em frequência absoluta (total de CR fornecido) e relativa (proporção de CR em relação ao número de tentativas de prática). Nos estudos sobre frequência de CR, duas formas são utilizadas para manipular a frequência relativa de CR: uma, fixar a frequência absoluta de CR e variar a quantidade de prática. Outra, manipular a frequência absoluta, mantendo constante o número de tentativas de prática. Ao comparar os resultados dos estudos de frequência de CR entre fixar a frequência absoluta ou fixar o número de tentativas, verificou-se o aumento da quantidade de prática quando se fixa a frequência absoluta. A presente pesquisa buscou investigar se há influência da quantidade de prática no estudo de frequência de CR na aprendizagem de habilidades motoras. Participaram do estudo, 48 universitários, destros, sem experiência prévia na tarefa arremessar um dardo de salão ao alvo, com o movimento póstero-anterior do braço dominante. Os participantes foram divididos em quatro grupos experimentais (G100%, G33%a, G33%b e G11, 1%). Na fase de aquisição, os grupos G100% e G33%a realizaram 60 tentativas e receberam 60 e 20 CRs, respectivamente e os grupos G33%b e G11,1% realizaram 180 tentativas e receberam 60 e 20 CRs, respectivamente. Após a fase de aquisição, todos os grupos realizaram 10 tentativas sem CR, nos testes de transferência imediata (TI), atrasada (TA) e atrasada (T3). Os resultados dos testes mostraram que os grupos com frequências relativas reduzidas apresentaram menor erro e variabilidade que o grupo de alta frequência relativa de CR e que uma maior quantidade de prática mostrou-se benéfica apenas para uma frequência relativa ótima de CR. Concluiu-se que a frequência relativa reduzida é mais efetiva que alta frequência (100%) e que maior quantidade de prática contribuiu apenas para uma frequência relativa ótima.
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A presente pesquisa buscou investigar se há influência da quantidade de prática no estudo de frequência de CR na aprendizagem de habilidades motoras. Participaram do estudo, 48 universitários, destros, sem experiência prévia na tarefa arremessar um dardo de salão ao alvo, com o movimento póstero-anterior do braço dominante. Os participantes foram divididos em quatro grupos experimentais (G100%, G33%a, G33%b e G11, 1%). Na fase de aquisição, os grupos G100% e G33%a realizaram 60 tentativas e receberam 60 e 20 CRs, respectivamente e os grupos G33%b e G11,1% realizaram 180 tentativas e receberam 60 e 20 CRs, respectivamente. Após a fase de aquisição, todos os grupos realizaram 10 tentativas sem CR, nos testes de transferência imediata (TI), atrasada (TA) e atrasada (T3). Os resultados dos testes mostraram que os grupos com frequências relativas reduzidas apresentaram menor erro e variabilidade que o grupo de alta frequência relativa de CR e que uma maior quantidade de prática mostrou-se benéfica apenas para uma frequência relativa ótima de CR. Concluiu-se que a frequência relativa reduzida é mais efetiva que alta frequência (100%) e que maior quantidade de prática contribuiu apenas para uma frequência relativa ótima.Frequency of knowledge of results (KR) is the amount of supplied KRs in a practice session, and it is classified in absolute (total of supplied KR) and relative frequency (proportion of KR in relation to number of practice trials). In studies of KR frequency, two possibilities are used to manipulate relative frequency: one, keeping absolute frequency and to vary amount of practice. Other, varying KR absolute frequency and to keep constant the number of practice trials. In comparing the results of KR frequency or keeping absolute frequency or keeping number of trials, it was observed the increase of amount of practice when absolute frequency is kept constant. The present research aimed to investigate the influence of amount of practice in the study of KR frequency in motor skills learning. Forty eight undergraduate students took part of the study. All of them were righted-hand and they had no previous experience in the task of salon-dart throwing to a target, with a posterior-anterior movement of dominant arm. Participants were set in four experimental groups (G100%, G33%a, G33%b e G11, 1%). In acquisition phase, groups G100% and G33%a performed 60 trials and received 60 and 20 KRs respectively. Groups G33%b and G11,1% performed 180 trials and received 60 and 20 KRs respectively. After acquisition phase, all groups performed ten trials with no KR in transfer test: immediate (TI), delayed (TA) and delayed (T3). Tests results showed that groups with reduced relative frequency presented less error and variability than high KR relative frequency group. Results in TA still showed that higher amount of practice was beneficial only to an optimal KR relative frequency. It was conclude that reduced relative frequency is more effective than high frequency (100%), and higher amount of practice contributes only to an optimal relative frequency.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem motoraCapacidade motoraEducação físicaHabilidades motorasAprendizagem motoraFrequência de conhecimento de resultadosInfluência da quantidade de prática no estudo de frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarluce_versao_final_para_biblioteca_em_pdf.pdfapplication/pdf1057673https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCM-9DEHBQ/1/marluce_versao_final_para_biblioteca_em_pdf.pdfcccffa09a667f6199687daab95e04ab7MD51TEXTmarluce_versao_final_para_biblioteca_em_pdf.pdf.txtmarluce_versao_final_para_biblioteca_em_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain101666https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCM-9DEHBQ/2/marluce_versao_final_para_biblioteca_em_pdf.pdf.txt19427051e68eec27dceee4799b0fb6f7MD521843/KMCM-9DEHBQ2019-11-14 18:06:19.809oai:repositorio.ufmg.br:1843/KMCM-9DEHBQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:06:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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