Cindir a cena, partilhar o cinema: sobre Bamako, de Abderrahmane Sissako

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberta Oliveira Veiga
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.394
http://hdl.handle.net/1843/37962
https://orcid.org/ 0000-0002-8538-1185
Resumo: The film Bamako (2006), by the Mauritanian director Abderrahmane Sissako, places the African people, dispossessed of their ways of life, and the world's major financial corporations, side by side in an imaginary court that enables the film to rewrite history against the grain. In a cinematographic fiction that is crossed by the real and impregnated by dust from the ground and the black people who lives in a divided and unjust world, where only the capital owners have a voice, rewriting history is to give to the other the time of image and of the word. This, thus, amounts to reinventing politics altogether.
id UFMG_f86b712ff77b3443a08f096ecd65faea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37962
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cindir a cena, partilhar o cinema: sobre Bamako, de Abderrahmane SissakoCinema africanoDispositivoDissensoPartilha do sensívelCinema africanoPolítica na artePolítica no cinemaProblemas sociais no cinemaRelações raciaisThe film Bamako (2006), by the Mauritanian director Abderrahmane Sissako, places the African people, dispossessed of their ways of life, and the world's major financial corporations, side by side in an imaginary court that enables the film to rewrite history against the grain. In a cinematographic fiction that is crossed by the real and impregnated by dust from the ground and the black people who lives in a divided and unjust world, where only the capital owners have a voice, rewriting history is to give to the other the time of image and of the word. This, thus, amounts to reinventing politics altogether.No filme Bamako (2006), o diretor mauritano Abderrahmane Sissako coloca lado a lado, num tribunal imaginário, o povo africano (expropriado de suas formas de vida) e as grandes corporações financeiras mundiais. Assim, permite ao cinema escrever a história a contrapelo. No terreno das ficções cinematográficas, atravessada pelo real, impregnada pelo pó da terra e por rostos negros, num mundo dividido e injusto, onde só os donos do capital têm voz, reescrever a história é conceder ao outro o tempo da imagem e do verbo. É, portanto, reinventar a política.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALUFMG2021-09-09T18:47:17Z2021-09-09T18:47:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.3942316-9230http://hdl.handle.net/1843/37962https://orcid.org/ 0000-0002-8538-1185porRebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e AudiovisualRoberta Oliveira Veigainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-09-09T18:47:17Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/37962Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-09-09T18:47:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cindir a cena, partilhar o cinema: sobre Bamako, de Abderrahmane Sissako
title Cindir a cena, partilhar o cinema: sobre Bamako, de Abderrahmane Sissako
spellingShingle Cindir a cena, partilhar o cinema: sobre Bamako, de Abderrahmane Sissako
Roberta Oliveira Veiga
Cinema africano
Dispositivo
Dissenso
Partilha do sensível
Cinema africano
Política na arte
Política no cinema
Problemas sociais no cinema
Relações raciais
title_short Cindir a cena, partilhar o cinema: sobre Bamako, de Abderrahmane Sissako
title_full Cindir a cena, partilhar o cinema: sobre Bamako, de Abderrahmane Sissako
title_fullStr Cindir a cena, partilhar o cinema: sobre Bamako, de Abderrahmane Sissako
title_full_unstemmed Cindir a cena, partilhar o cinema: sobre Bamako, de Abderrahmane Sissako
title_sort Cindir a cena, partilhar o cinema: sobre Bamako, de Abderrahmane Sissako
author Roberta Oliveira Veiga
author_facet Roberta Oliveira Veiga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberta Oliveira Veiga
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema africano
Dispositivo
Dissenso
Partilha do sensível
Cinema africano
Política na arte
Política no cinema
Problemas sociais no cinema
Relações raciais
topic Cinema africano
Dispositivo
Dissenso
Partilha do sensível
Cinema africano
Política na arte
Política no cinema
Problemas sociais no cinema
Relações raciais
description The film Bamako (2006), by the Mauritanian director Abderrahmane Sissako, places the African people, dispossessed of their ways of life, and the world's major financial corporations, side by side in an imaginary court that enables the film to rewrite history against the grain. In a cinematographic fiction that is crossed by the real and impregnated by dust from the ground and the black people who lives in a divided and unjust world, where only the capital owners have a voice, rewriting history is to give to the other the time of image and of the word. This, thus, amounts to reinventing politics altogether.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-09-09T18:47:17Z
2021-09-09T18:47:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.394
2316-9230
http://hdl.handle.net/1843/37962
https://orcid.org/ 0000-0002-8538-1185
url https://doi.org/10.22475/rebeca.v5n2.394
http://hdl.handle.net/1843/37962
https://orcid.org/ 0000-0002-8538-1185
identifier_str_mv 2316-9230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829710326300672