A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ogassavara, Dante
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira-Costa, Jeniffer, Silva, Daiane Fuga da, Silva-Ferreira, Thais da, Montiel, José Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18084
Resumo: O uso de ferramentas digitais se tornou presente de maneira inerente na vida diária de grande parte da população. População esta, que passa por uma acentuada mudança demográfica com o envelhecimento dos indivíduos. Este estudo objetivou compilar informações relativas ao letramento digital em face do processo de envelhecimento, investigando os benefícios e impactos do letramento na vida de pessoas idosas. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de revisão narrativa da literatura por meio de banco de dados como o Google Acadêmico, Scielo e PubMed. O panorama do letramento em diferentes contextos se apresentou como uma forma fundamental de participação social influenciada pela cultura e, com o avanço das tecnologias digitais, denota-se a importância do domínio e fluência de instrumentos envolvidos no mundo virtual. Indivíduos idosos inseridos na dinamicidade da tecnologia, passam por aprendizagens formais e informais no letramento, inferindo diferentes benefícios ao bem-estar e qualidade de vida a depender da especificidade deste, como o letramento em saúde que beneficia o autocuidado. Conclui-se que o letramento digital influencia positivamente na qualidade de vida de pessoas idosas, sendo a rede de apoio familiar um importante provedor informal de tal aprendizagem, considera-se ainda ressalvas sobre o desenvolvimento e fortalecimento das competências envolvidas no letramento digital, que de maneira integralizada promove a inclusão digital, social e o acesso à diversidade de ferramentas disponíveis no ambiente digital.
id UFMS-2_10207b17c4666455dbbba995ae782b0d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/18084
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosasO uso de ferramentas digitais se tornou presente de maneira inerente na vida diária de grande parte da população. População esta, que passa por uma acentuada mudança demográfica com o envelhecimento dos indivíduos. Este estudo objetivou compilar informações relativas ao letramento digital em face do processo de envelhecimento, investigando os benefícios e impactos do letramento na vida de pessoas idosas. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de revisão narrativa da literatura por meio de banco de dados como o Google Acadêmico, Scielo e PubMed. O panorama do letramento em diferentes contextos se apresentou como uma forma fundamental de participação social influenciada pela cultura e, com o avanço das tecnologias digitais, denota-se a importância do domínio e fluência de instrumentos envolvidos no mundo virtual. Indivíduos idosos inseridos na dinamicidade da tecnologia, passam por aprendizagens formais e informais no letramento, inferindo diferentes benefícios ao bem-estar e qualidade de vida a depender da especificidade deste, como o letramento em saúde que beneficia o autocuidado. Conclui-se que o letramento digital influencia positivamente na qualidade de vida de pessoas idosas, sendo a rede de apoio familiar um importante provedor informal de tal aprendizagem, considera-se ainda ressalvas sobre o desenvolvimento e fortalecimento das competências envolvidas no letramento digital, que de maneira integralizada promove a inclusão digital, social e o acesso à diversidade de ferramentas disponíveis no ambiente digital.Editora UFMS2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1808410.55028/pdres.v10i25.18084Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 351-3612358-184010.55028/pdres.v10i25reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18084/13313Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOgassavara, Dante Ferreira-Costa, JenifferSilva, Daiane Fuga da Silva-Ferreira, Thais da Montiel, José Maria2023-12-05T15:56:53Zoai:periodicos.ufms.br:article/18084Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-12-05T15:56:53Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas
title A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas
spellingShingle A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas
Ogassavara, Dante
title_short A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas
title_full A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas
title_fullStr A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas
title_full_unstemmed A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas
title_sort A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas
author Ogassavara, Dante
author_facet Ogassavara, Dante
Ferreira-Costa, Jeniffer
Silva, Daiane Fuga da
Silva-Ferreira, Thais da
Montiel, José Maria
author_role author
author2 Ferreira-Costa, Jeniffer
Silva, Daiane Fuga da
Silva-Ferreira, Thais da
Montiel, José Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ogassavara, Dante
Ferreira-Costa, Jeniffer
Silva, Daiane Fuga da
Silva-Ferreira, Thais da
Montiel, José Maria
description O uso de ferramentas digitais se tornou presente de maneira inerente na vida diária de grande parte da população. População esta, que passa por uma acentuada mudança demográfica com o envelhecimento dos indivíduos. Este estudo objetivou compilar informações relativas ao letramento digital em face do processo de envelhecimento, investigando os benefícios e impactos do letramento na vida de pessoas idosas. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de revisão narrativa da literatura por meio de banco de dados como o Google Acadêmico, Scielo e PubMed. O panorama do letramento em diferentes contextos se apresentou como uma forma fundamental de participação social influenciada pela cultura e, com o avanço das tecnologias digitais, denota-se a importância do domínio e fluência de instrumentos envolvidos no mundo virtual. Indivíduos idosos inseridos na dinamicidade da tecnologia, passam por aprendizagens formais e informais no letramento, inferindo diferentes benefícios ao bem-estar e qualidade de vida a depender da especificidade deste, como o letramento em saúde que beneficia o autocuidado. Conclui-se que o letramento digital influencia positivamente na qualidade de vida de pessoas idosas, sendo a rede de apoio familiar um importante provedor informal de tal aprendizagem, considera-se ainda ressalvas sobre o desenvolvimento e fortalecimento das competências envolvidas no letramento digital, que de maneira integralizada promove a inclusão digital, social e o acesso à diversidade de ferramentas disponíveis no ambiente digital.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18084
10.55028/pdres.v10i25.18084
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18084
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i25.18084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18084/13313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 351-361
2358-1840
10.55028/pdres.v10i25
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247697969152