A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18084 |
Resumo: | O uso de ferramentas digitais se tornou presente de maneira inerente na vida diária de grande parte da população. População esta, que passa por uma acentuada mudança demográfica com o envelhecimento dos indivíduos. Este estudo objetivou compilar informações relativas ao letramento digital em face do processo de envelhecimento, investigando os benefícios e impactos do letramento na vida de pessoas idosas. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de revisão narrativa da literatura por meio de banco de dados como o Google Acadêmico, Scielo e PubMed. O panorama do letramento em diferentes contextos se apresentou como uma forma fundamental de participação social influenciada pela cultura e, com o avanço das tecnologias digitais, denota-se a importância do domínio e fluência de instrumentos envolvidos no mundo virtual. Indivíduos idosos inseridos na dinamicidade da tecnologia, passam por aprendizagens formais e informais no letramento, inferindo diferentes benefícios ao bem-estar e qualidade de vida a depender da especificidade deste, como o letramento em saúde que beneficia o autocuidado. Conclui-se que o letramento digital influencia positivamente na qualidade de vida de pessoas idosas, sendo a rede de apoio familiar um importante provedor informal de tal aprendizagem, considera-se ainda ressalvas sobre o desenvolvimento e fortalecimento das competências envolvidas no letramento digital, que de maneira integralizada promove a inclusão digital, social e o acesso à diversidade de ferramentas disponíveis no ambiente digital. |
id |
UFMS-2_10207b17c4666455dbbba995ae782b0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/18084 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosasO uso de ferramentas digitais se tornou presente de maneira inerente na vida diária de grande parte da população. População esta, que passa por uma acentuada mudança demográfica com o envelhecimento dos indivíduos. Este estudo objetivou compilar informações relativas ao letramento digital em face do processo de envelhecimento, investigando os benefícios e impactos do letramento na vida de pessoas idosas. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de revisão narrativa da literatura por meio de banco de dados como o Google Acadêmico, Scielo e PubMed. O panorama do letramento em diferentes contextos se apresentou como uma forma fundamental de participação social influenciada pela cultura e, com o avanço das tecnologias digitais, denota-se a importância do domínio e fluência de instrumentos envolvidos no mundo virtual. Indivíduos idosos inseridos na dinamicidade da tecnologia, passam por aprendizagens formais e informais no letramento, inferindo diferentes benefícios ao bem-estar e qualidade de vida a depender da especificidade deste, como o letramento em saúde que beneficia o autocuidado. Conclui-se que o letramento digital influencia positivamente na qualidade de vida de pessoas idosas, sendo a rede de apoio familiar um importante provedor informal de tal aprendizagem, considera-se ainda ressalvas sobre o desenvolvimento e fortalecimento das competências envolvidas no letramento digital, que de maneira integralizada promove a inclusão digital, social e o acesso à diversidade de ferramentas disponíveis no ambiente digital.Editora UFMS2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1808410.55028/pdres.v10i25.18084Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 351-3612358-184010.55028/pdres.v10i25reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18084/13313Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOgassavara, Dante Ferreira-Costa, JenifferSilva, Daiane Fuga da Silva-Ferreira, Thais da Montiel, José Maria2023-12-05T15:56:53Zoai:periodicos.ufms.br:article/18084Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-12-05T15:56:53Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas |
title |
A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas |
spellingShingle |
A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas Ogassavara, Dante |
title_short |
A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas |
title_full |
A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas |
title_fullStr |
A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas |
title_full_unstemmed |
A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas |
title_sort |
A importância da educação na inclusão e letramento digital em pessoas idosas |
author |
Ogassavara, Dante |
author_facet |
Ogassavara, Dante Ferreira-Costa, Jeniffer Silva, Daiane Fuga da Silva-Ferreira, Thais da Montiel, José Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira-Costa, Jeniffer Silva, Daiane Fuga da Silva-Ferreira, Thais da Montiel, José Maria |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ogassavara, Dante Ferreira-Costa, Jeniffer Silva, Daiane Fuga da Silva-Ferreira, Thais da Montiel, José Maria |
description |
O uso de ferramentas digitais se tornou presente de maneira inerente na vida diária de grande parte da população. População esta, que passa por uma acentuada mudança demográfica com o envelhecimento dos indivíduos. Este estudo objetivou compilar informações relativas ao letramento digital em face do processo de envelhecimento, investigando os benefícios e impactos do letramento na vida de pessoas idosas. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de revisão narrativa da literatura por meio de banco de dados como o Google Acadêmico, Scielo e PubMed. O panorama do letramento em diferentes contextos se apresentou como uma forma fundamental de participação social influenciada pela cultura e, com o avanço das tecnologias digitais, denota-se a importância do domínio e fluência de instrumentos envolvidos no mundo virtual. Indivíduos idosos inseridos na dinamicidade da tecnologia, passam por aprendizagens formais e informais no letramento, inferindo diferentes benefícios ao bem-estar e qualidade de vida a depender da especificidade deste, como o letramento em saúde que beneficia o autocuidado. Conclui-se que o letramento digital influencia positivamente na qualidade de vida de pessoas idosas, sendo a rede de apoio familiar um importante provedor informal de tal aprendizagem, considera-se ainda ressalvas sobre o desenvolvimento e fortalecimento das competências envolvidas no letramento digital, que de maneira integralizada promove a inclusão digital, social e o acesso à diversidade de ferramentas disponíveis no ambiente digital. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18084 10.55028/pdres.v10i25.18084 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18084 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i25.18084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18084/13313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 351-361 2358-1840 10.55028/pdres.v10i25 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247697969152 |