Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, July Roberta dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fonseca, Michele Pereira de Souza da, Brito, Leandro Teofilo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17736
Resumo: Este artigo retrata parte das ações desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Educação Física na Perspectiva Inclusiva (PEFEPI) e tem como objetivo discutir e problematizar experiências de estudantes sobre gênero e esporte nas aulas de Educação Física. O referencial teórico apresenta discussões envolvendo o conceito amplo de inclusão, compreendendo o gênero como uma categoria da diferença e articulada à perspectiva inclusiva. Metodologicamente este estudo se baseia em uma abordagem colaborativa por meio de uma pesquisa-ação, também adotada no projeto de extensão. Participaram dessa pesquisa duas turmas de nono ano da escola onde atua o projeto de extensão, totalizando 65 estudantes. O perfil dos(as) estudantes configura-se em jovens de 14 a 16 anos, com maior predominância de meninos em ambas. Por meio da exibição de vídeos sobre gênero e esporte na aula de educação física, este artigo sinaliza a importância de construções coletivas para a materialização de ações formativas na perspectiva inclusiva que questionam o âmbito esportivo generificado, propondo diferentes abordagens do esporte, de modo a fomentar reflexões sobre contextos excludentes que ainda consideram o gênero enquanto dispositivo regulador.
id UFMS-2_1d085aa7ec5f7d7fea69512f54e93127
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17736
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolarEste artigo retrata parte das ações desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Educação Física na Perspectiva Inclusiva (PEFEPI) e tem como objetivo discutir e problematizar experiências de estudantes sobre gênero e esporte nas aulas de Educação Física. O referencial teórico apresenta discussões envolvendo o conceito amplo de inclusão, compreendendo o gênero como uma categoria da diferença e articulada à perspectiva inclusiva. Metodologicamente este estudo se baseia em uma abordagem colaborativa por meio de uma pesquisa-ação, também adotada no projeto de extensão. Participaram dessa pesquisa duas turmas de nono ano da escola onde atua o projeto de extensão, totalizando 65 estudantes. O perfil dos(as) estudantes configura-se em jovens de 14 a 16 anos, com maior predominância de meninos em ambas. Por meio da exibição de vídeos sobre gênero e esporte na aula de educação física, este artigo sinaliza a importância de construções coletivas para a materialização de ações formativas na perspectiva inclusiva que questionam o âmbito esportivo generificado, propondo diferentes abordagens do esporte, de modo a fomentar reflexões sobre contextos excludentes que ainda consideram o gênero enquanto dispositivo regulador.Editora UFMS2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1773610.55028/pdres.v10i24.17736Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 374-3892358-184010.55028/pdres.v10i24reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17736/13282Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, July Roberta dos SantosFonseca, Michele Pereira de Souza daBrito, Leandro Teofilo de2023-11-16T04:01:39Zoai:periodicos.ufms.br:article/17736Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-11-16T04:01:39Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar
title Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar
spellingShingle Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar
Amorim, July Roberta dos Santos
title_short Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar
title_full Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar
title_fullStr Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar
title_full_unstemmed Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar
title_sort Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar
author Amorim, July Roberta dos Santos
author_facet Amorim, July Roberta dos Santos
Fonseca, Michele Pereira de Souza da
Brito, Leandro Teofilo de
author_role author
author2 Fonseca, Michele Pereira de Souza da
Brito, Leandro Teofilo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, July Roberta dos Santos
Fonseca, Michele Pereira de Souza da
Brito, Leandro Teofilo de
description Este artigo retrata parte das ações desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Educação Física na Perspectiva Inclusiva (PEFEPI) e tem como objetivo discutir e problematizar experiências de estudantes sobre gênero e esporte nas aulas de Educação Física. O referencial teórico apresenta discussões envolvendo o conceito amplo de inclusão, compreendendo o gênero como uma categoria da diferença e articulada à perspectiva inclusiva. Metodologicamente este estudo se baseia em uma abordagem colaborativa por meio de uma pesquisa-ação, também adotada no projeto de extensão. Participaram dessa pesquisa duas turmas de nono ano da escola onde atua o projeto de extensão, totalizando 65 estudantes. O perfil dos(as) estudantes configura-se em jovens de 14 a 16 anos, com maior predominância de meninos em ambas. Por meio da exibição de vídeos sobre gênero e esporte na aula de educação física, este artigo sinaliza a importância de construções coletivas para a materialização de ações formativas na perspectiva inclusiva que questionam o âmbito esportivo generificado, propondo diferentes abordagens do esporte, de modo a fomentar reflexões sobre contextos excludentes que ainda consideram o gênero enquanto dispositivo regulador.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17736
10.55028/pdres.v10i24.17736
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17736
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i24.17736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17736/13282
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 374-389
2358-1840
10.55028/pdres.v10i24
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247672803328