Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17736 |
Resumo: | Este artigo retrata parte das ações desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Educação Física na Perspectiva Inclusiva (PEFEPI) e tem como objetivo discutir e problematizar experiências de estudantes sobre gênero e esporte nas aulas de Educação Física. O referencial teórico apresenta discussões envolvendo o conceito amplo de inclusão, compreendendo o gênero como uma categoria da diferença e articulada à perspectiva inclusiva. Metodologicamente este estudo se baseia em uma abordagem colaborativa por meio de uma pesquisa-ação, também adotada no projeto de extensão. Participaram dessa pesquisa duas turmas de nono ano da escola onde atua o projeto de extensão, totalizando 65 estudantes. O perfil dos(as) estudantes configura-se em jovens de 14 a 16 anos, com maior predominância de meninos em ambas. Por meio da exibição de vídeos sobre gênero e esporte na aula de educação física, este artigo sinaliza a importância de construções coletivas para a materialização de ações formativas na perspectiva inclusiva que questionam o âmbito esportivo generificado, propondo diferentes abordagens do esporte, de modo a fomentar reflexões sobre contextos excludentes que ainda consideram o gênero enquanto dispositivo regulador. |
id |
UFMS-2_1d085aa7ec5f7d7fea69512f54e93127 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17736 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolarEste artigo retrata parte das ações desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Educação Física na Perspectiva Inclusiva (PEFEPI) e tem como objetivo discutir e problematizar experiências de estudantes sobre gênero e esporte nas aulas de Educação Física. O referencial teórico apresenta discussões envolvendo o conceito amplo de inclusão, compreendendo o gênero como uma categoria da diferença e articulada à perspectiva inclusiva. Metodologicamente este estudo se baseia em uma abordagem colaborativa por meio de uma pesquisa-ação, também adotada no projeto de extensão. Participaram dessa pesquisa duas turmas de nono ano da escola onde atua o projeto de extensão, totalizando 65 estudantes. O perfil dos(as) estudantes configura-se em jovens de 14 a 16 anos, com maior predominância de meninos em ambas. Por meio da exibição de vídeos sobre gênero e esporte na aula de educação física, este artigo sinaliza a importância de construções coletivas para a materialização de ações formativas na perspectiva inclusiva que questionam o âmbito esportivo generificado, propondo diferentes abordagens do esporte, de modo a fomentar reflexões sobre contextos excludentes que ainda consideram o gênero enquanto dispositivo regulador.Editora UFMS2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1773610.55028/pdres.v10i24.17736Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 374-3892358-184010.55028/pdres.v10i24reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17736/13282Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, July Roberta dos SantosFonseca, Michele Pereira de Souza daBrito, Leandro Teofilo de2023-11-16T04:01:39Zoai:periodicos.ufms.br:article/17736Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-11-16T04:01:39Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar |
title |
Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar |
spellingShingle |
Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar Amorim, July Roberta dos Santos |
title_short |
Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar |
title_full |
Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar |
title_fullStr |
Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar |
title_sort |
Articulando gênero e a perspectiva inclusiva na educação física escolar |
author |
Amorim, July Roberta dos Santos |
author_facet |
Amorim, July Roberta dos Santos Fonseca, Michele Pereira de Souza da Brito, Leandro Teofilo de |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Michele Pereira de Souza da Brito, Leandro Teofilo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, July Roberta dos Santos Fonseca, Michele Pereira de Souza da Brito, Leandro Teofilo de |
description |
Este artigo retrata parte das ações desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Educação Física na Perspectiva Inclusiva (PEFEPI) e tem como objetivo discutir e problematizar experiências de estudantes sobre gênero e esporte nas aulas de Educação Física. O referencial teórico apresenta discussões envolvendo o conceito amplo de inclusão, compreendendo o gênero como uma categoria da diferença e articulada à perspectiva inclusiva. Metodologicamente este estudo se baseia em uma abordagem colaborativa por meio de uma pesquisa-ação, também adotada no projeto de extensão. Participaram dessa pesquisa duas turmas de nono ano da escola onde atua o projeto de extensão, totalizando 65 estudantes. O perfil dos(as) estudantes configura-se em jovens de 14 a 16 anos, com maior predominância de meninos em ambas. Por meio da exibição de vídeos sobre gênero e esporte na aula de educação física, este artigo sinaliza a importância de construções coletivas para a materialização de ações formativas na perspectiva inclusiva que questionam o âmbito esportivo generificado, propondo diferentes abordagens do esporte, de modo a fomentar reflexões sobre contextos excludentes que ainda consideram o gênero enquanto dispositivo regulador. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17736 10.55028/pdres.v10i24.17736 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17736 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i24.17736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17736/13282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 374-389 2358-1840 10.55028/pdres.v10i24 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247672803328 |