Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, César Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Peixoto, Mauricio Abreu Pinto, Veiga, Luciana Lima de Albuquerque da, Cataldo Muniz Domingues, Katy Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13195
Resumo: Ensaio teórico reflexivo sobre a abordagem metacognitiva de uma estratégia de ensino. 4E X 2 corresponde a uma proposta de instrução por investigação criada por pesquisadores da Clemson University College Education nos EUA na qual 4E significa: Engajar, Explorar, Explicar e Estender e o X2, significa Avaliar e Refletir. O objetivo deste trabalho é apresentar e descrever a 4E X 2 e relacionar seus procedimentos e constructos com a teoria e estratégias de ensino metacognitivo. A descrição detalhada dos procedimentos de aplicação da estratégia fornece subsídios para sua utilização por professores do ensino básico, enquanto sua análise explicita a conexão com a teoria metacognitiva e estratégias de ensino metacognitivas. Observamos aspectos positivos na forma pragmática como os templates e protocolos são apresentados, verificamos interfaces entre a estratégia e as componentes conhecimento do conhecimento e do controle executivo autorregulador, assim como, os procedimentos de aplicação apresentam-se compatíveis com as definições das funções das estratégias de ensino metacognitivo. Este estudo reforça a importância da aproximação da produção do contexto acadêmico com o ambiente escolar, onde o principal objetivo sempre será a reprodução possível destas teorias na prática do dia a dia do professor.
id UFMS-2_2005cad8c16a01fe101fdef905356679
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/13195
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria MetacognitivaEnsaio teórico reflexivo sobre a abordagem metacognitiva de uma estratégia de ensino. 4E X 2 corresponde a uma proposta de instrução por investigação criada por pesquisadores da Clemson University College Education nos EUA na qual 4E significa: Engajar, Explorar, Explicar e Estender e o X2, significa Avaliar e Refletir. O objetivo deste trabalho é apresentar e descrever a 4E X 2 e relacionar seus procedimentos e constructos com a teoria e estratégias de ensino metacognitivo. A descrição detalhada dos procedimentos de aplicação da estratégia fornece subsídios para sua utilização por professores do ensino básico, enquanto sua análise explicita a conexão com a teoria metacognitiva e estratégias de ensino metacognitivas. Observamos aspectos positivos na forma pragmática como os templates e protocolos são apresentados, verificamos interfaces entre a estratégia e as componentes conhecimento do conhecimento e do controle executivo autorregulador, assim como, os procedimentos de aplicação apresentam-se compatíveis com as definições das funções das estratégias de ensino metacognitivo. Este estudo reforça a importância da aproximação da produção do contexto acadêmico com o ambiente escolar, onde o principal objetivo sempre será a reprodução possível destas teorias na prática do dia a dia do professor.Editora UFMS2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1319510.55028/pdres.v9i19.13195Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 318-3422358-184010.55028/pdres.v9i19reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13195/10258Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier, César SilvaPeixoto, Mauricio Abreu Pinto Veiga, Luciana Lima de Albuquerque da Cataldo Muniz Domingues, Katy Conceição 2022-05-27T01:42:12Zoai:periodicos.ufms.br:article/13195Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:42:12Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva
title Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva
spellingShingle Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva
Xavier, César Silva
title_short Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva
title_full Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva
title_fullStr Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva
title_full_unstemmed Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva
title_sort Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva
author Xavier, César Silva
author_facet Xavier, César Silva
Peixoto, Mauricio Abreu Pinto
Veiga, Luciana Lima de Albuquerque da
Cataldo Muniz Domingues, Katy Conceição
author_role author
author2 Peixoto, Mauricio Abreu Pinto
Veiga, Luciana Lima de Albuquerque da
Cataldo Muniz Domingues, Katy Conceição
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, César Silva
Peixoto, Mauricio Abreu Pinto
Veiga, Luciana Lima de Albuquerque da
Cataldo Muniz Domingues, Katy Conceição
description Ensaio teórico reflexivo sobre a abordagem metacognitiva de uma estratégia de ensino. 4E X 2 corresponde a uma proposta de instrução por investigação criada por pesquisadores da Clemson University College Education nos EUA na qual 4E significa: Engajar, Explorar, Explicar e Estender e o X2, significa Avaliar e Refletir. O objetivo deste trabalho é apresentar e descrever a 4E X 2 e relacionar seus procedimentos e constructos com a teoria e estratégias de ensino metacognitivo. A descrição detalhada dos procedimentos de aplicação da estratégia fornece subsídios para sua utilização por professores do ensino básico, enquanto sua análise explicita a conexão com a teoria metacognitiva e estratégias de ensino metacognitivas. Observamos aspectos positivos na forma pragmática como os templates e protocolos são apresentados, verificamos interfaces entre a estratégia e as componentes conhecimento do conhecimento e do controle executivo autorregulador, assim como, os procedimentos de aplicação apresentam-se compatíveis com as definições das funções das estratégias de ensino metacognitivo. Este estudo reforça a importância da aproximação da produção do contexto acadêmico com o ambiente escolar, onde o principal objetivo sempre será a reprodução possível destas teorias na prática do dia a dia do professor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13195
10.55028/pdres.v9i19.13195
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13195
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v9i19.13195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13195/10258
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 318-342
2358-1840
10.55028/pdres.v9i19
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246842331136