Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13195 |
Resumo: | Ensaio teórico reflexivo sobre a abordagem metacognitiva de uma estratégia de ensino. 4E X 2 corresponde a uma proposta de instrução por investigação criada por pesquisadores da Clemson University College Education nos EUA na qual 4E significa: Engajar, Explorar, Explicar e Estender e o X2, significa Avaliar e Refletir. O objetivo deste trabalho é apresentar e descrever a 4E X 2 e relacionar seus procedimentos e constructos com a teoria e estratégias de ensino metacognitivo. A descrição detalhada dos procedimentos de aplicação da estratégia fornece subsídios para sua utilização por professores do ensino básico, enquanto sua análise explicita a conexão com a teoria metacognitiva e estratégias de ensino metacognitivas. Observamos aspectos positivos na forma pragmática como os templates e protocolos são apresentados, verificamos interfaces entre a estratégia e as componentes conhecimento do conhecimento e do controle executivo autorregulador, assim como, os procedimentos de aplicação apresentam-se compatíveis com as definições das funções das estratégias de ensino metacognitivo. Este estudo reforça a importância da aproximação da produção do contexto acadêmico com o ambiente escolar, onde o principal objetivo sempre será a reprodução possível destas teorias na prática do dia a dia do professor. |
id |
UFMS-2_2005cad8c16a01fe101fdef905356679 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/13195 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria MetacognitivaEnsaio teórico reflexivo sobre a abordagem metacognitiva de uma estratégia de ensino. 4E X 2 corresponde a uma proposta de instrução por investigação criada por pesquisadores da Clemson University College Education nos EUA na qual 4E significa: Engajar, Explorar, Explicar e Estender e o X2, significa Avaliar e Refletir. O objetivo deste trabalho é apresentar e descrever a 4E X 2 e relacionar seus procedimentos e constructos com a teoria e estratégias de ensino metacognitivo. A descrição detalhada dos procedimentos de aplicação da estratégia fornece subsídios para sua utilização por professores do ensino básico, enquanto sua análise explicita a conexão com a teoria metacognitiva e estratégias de ensino metacognitivas. Observamos aspectos positivos na forma pragmática como os templates e protocolos são apresentados, verificamos interfaces entre a estratégia e as componentes conhecimento do conhecimento e do controle executivo autorregulador, assim como, os procedimentos de aplicação apresentam-se compatíveis com as definições das funções das estratégias de ensino metacognitivo. Este estudo reforça a importância da aproximação da produção do contexto acadêmico com o ambiente escolar, onde o principal objetivo sempre será a reprodução possível destas teorias na prática do dia a dia do professor.Editora UFMS2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1319510.55028/pdres.v9i19.13195Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 318-3422358-184010.55028/pdres.v9i19reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13195/10258Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier, César SilvaPeixoto, Mauricio Abreu Pinto Veiga, Luciana Lima de Albuquerque da Cataldo Muniz Domingues, Katy Conceição 2022-05-27T01:42:12Zoai:periodicos.ufms.br:article/13195Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:42:12Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva |
title |
Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva |
spellingShingle |
Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva Xavier, César Silva |
title_short |
Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva |
title_full |
Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva |
title_fullStr |
Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva |
title_full_unstemmed |
Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva |
title_sort |
Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva |
author |
Xavier, César Silva |
author_facet |
Xavier, César Silva Peixoto, Mauricio Abreu Pinto Veiga, Luciana Lima de Albuquerque da Cataldo Muniz Domingues, Katy Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Peixoto, Mauricio Abreu Pinto Veiga, Luciana Lima de Albuquerque da Cataldo Muniz Domingues, Katy Conceição |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, César Silva Peixoto, Mauricio Abreu Pinto Veiga, Luciana Lima de Albuquerque da Cataldo Muniz Domingues, Katy Conceição |
description |
Ensaio teórico reflexivo sobre a abordagem metacognitiva de uma estratégia de ensino. 4E X 2 corresponde a uma proposta de instrução por investigação criada por pesquisadores da Clemson University College Education nos EUA na qual 4E significa: Engajar, Explorar, Explicar e Estender e o X2, significa Avaliar e Refletir. O objetivo deste trabalho é apresentar e descrever a 4E X 2 e relacionar seus procedimentos e constructos com a teoria e estratégias de ensino metacognitivo. A descrição detalhada dos procedimentos de aplicação da estratégia fornece subsídios para sua utilização por professores do ensino básico, enquanto sua análise explicita a conexão com a teoria metacognitiva e estratégias de ensino metacognitivas. Observamos aspectos positivos na forma pragmática como os templates e protocolos são apresentados, verificamos interfaces entre a estratégia e as componentes conhecimento do conhecimento e do controle executivo autorregulador, assim como, os procedimentos de aplicação apresentam-se compatíveis com as definições das funções das estratégias de ensino metacognitivo. Este estudo reforça a importância da aproximação da produção do contexto acadêmico com o ambiente escolar, onde o principal objetivo sempre será a reprodução possível destas teorias na prática do dia a dia do professor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13195 10.55028/pdres.v9i19.13195 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13195 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v9i19.13195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13195/10258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 318-342 2358-1840 10.55028/pdres.v9i19 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246842331136 |