Psicologia escolar e inclusão de alunos (as) autistas: desafios no contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Gilson Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cruz, Adriana Nunes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15730
Resumo: Esse estudo tem por objetivo de investigar os processos e práticas inclusivas de alunos autistas na escola regular de ensino. Essa investigação consiste em uma revisão integrativa de literatura, sendo essa mais ampla e capaz de abranger várias formas de estudos e resultados eficazes que, propõem ao pesquisador melhor compreensão do fenômeno estudado. Foram selecionados 20 estudos entre os anos de 2003 e 2021 para compor a revisão, o levantamento de texto foi realizado por meio da base da dados do Scholar Google, em seguida pela leitura do título e resumo. Os resultados mostraram que as políticas inclusivas romperam os paradigmas de uma escola tradicional e formalista por uma escola revolucionária através do conceito de inclusão escolar, todavia os dados investigados também evidenciaram que apesar das mudanças ocorridas tanto na escola quanto no ambiente escolar ainda existem uma série de fatores que dificultam a entrada e permanência de alunos autistas na escola regular de ensino. Quanto ao trabalho do psicólogo escolar foi possível constatar que esse profissional ainda busca por uma cristalização do seu campo de atuação dentro das escolas e enfrenta estigmas voltados para a medicalização de suas práticas.
id UFMS-2_207430ce2ef65455c2bbc3072f73dc26
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/15730
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Psicologia escolar e inclusão de alunos (as) autistas: desafios no contexto brasileiroEsse estudo tem por objetivo de investigar os processos e práticas inclusivas de alunos autistas na escola regular de ensino. Essa investigação consiste em uma revisão integrativa de literatura, sendo essa mais ampla e capaz de abranger várias formas de estudos e resultados eficazes que, propõem ao pesquisador melhor compreensão do fenômeno estudado. Foram selecionados 20 estudos entre os anos de 2003 e 2021 para compor a revisão, o levantamento de texto foi realizado por meio da base da dados do Scholar Google, em seguida pela leitura do título e resumo. Os resultados mostraram que as políticas inclusivas romperam os paradigmas de uma escola tradicional e formalista por uma escola revolucionária através do conceito de inclusão escolar, todavia os dados investigados também evidenciaram que apesar das mudanças ocorridas tanto na escola quanto no ambiente escolar ainda existem uma série de fatores que dificultam a entrada e permanência de alunos autistas na escola regular de ensino. Quanto ao trabalho do psicólogo escolar foi possível constatar que esse profissional ainda busca por uma cristalização do seu campo de atuação dentro das escolas e enfrenta estigmas voltados para a medicalização de suas práticas.Editora UFMS2023-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1573010.55028/pdres.v10i23.15730Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 23 (2023): Nexos interdisciplinares entre Teoria Crítica e Gênero; 295-3112358-184010.55028/pdres.v10i23reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15730/12682Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Gilson Gomes Cruz, Adriana Nunes da2023-08-19T03:55:21Zoai:periodicos.ufms.br:article/15730Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:55:21Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia escolar e inclusão de alunos (as) autistas: desafios no contexto brasileiro
title Psicologia escolar e inclusão de alunos (as) autistas: desafios no contexto brasileiro
spellingShingle Psicologia escolar e inclusão de alunos (as) autistas: desafios no contexto brasileiro
Coelho, Gilson Gomes
title_short Psicologia escolar e inclusão de alunos (as) autistas: desafios no contexto brasileiro
title_full Psicologia escolar e inclusão de alunos (as) autistas: desafios no contexto brasileiro
title_fullStr Psicologia escolar e inclusão de alunos (as) autistas: desafios no contexto brasileiro
title_full_unstemmed Psicologia escolar e inclusão de alunos (as) autistas: desafios no contexto brasileiro
title_sort Psicologia escolar e inclusão de alunos (as) autistas: desafios no contexto brasileiro
author Coelho, Gilson Gomes
author_facet Coelho, Gilson Gomes
Cruz, Adriana Nunes da
author_role author
author2 Cruz, Adriana Nunes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Gilson Gomes
Cruz, Adriana Nunes da
description Esse estudo tem por objetivo de investigar os processos e práticas inclusivas de alunos autistas na escola regular de ensino. Essa investigação consiste em uma revisão integrativa de literatura, sendo essa mais ampla e capaz de abranger várias formas de estudos e resultados eficazes que, propõem ao pesquisador melhor compreensão do fenômeno estudado. Foram selecionados 20 estudos entre os anos de 2003 e 2021 para compor a revisão, o levantamento de texto foi realizado por meio da base da dados do Scholar Google, em seguida pela leitura do título e resumo. Os resultados mostraram que as políticas inclusivas romperam os paradigmas de uma escola tradicional e formalista por uma escola revolucionária através do conceito de inclusão escolar, todavia os dados investigados também evidenciaram que apesar das mudanças ocorridas tanto na escola quanto no ambiente escolar ainda existem uma série de fatores que dificultam a entrada e permanência de alunos autistas na escola regular de ensino. Quanto ao trabalho do psicólogo escolar foi possível constatar que esse profissional ainda busca por uma cristalização do seu campo de atuação dentro das escolas e enfrenta estigmas voltados para a medicalização de suas práticas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15730
10.55028/pdres.v10i23.15730
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15730
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i23.15730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15730/12682
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 23 (2023): Nexos interdisciplinares entre Teoria Crítica e Gênero; 295-311
2358-1840
10.55028/pdres.v10i23
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247349841920