Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nozu, Washington Cesar Shoiti
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Petelin, Kátia Pereira, Sá, Michele Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19008
Resumo: A escolarização de indígenas com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação tem sido o alvo das pesquisas nas interfaces Educação Especial e Educação Escolar Indígena. Este artigo objetiva produzir indicadores da produção científica nas interfaces Educação Especial e Educação Escolar Indígena, tendo como base teses de Doutorado e dissertações de Mestrado defendidas em Programas de Pós-Graduação brasileiros. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como base de dados o Catálogo de Teses & Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após selecionadas, as teses e dissertações foram submetidas à análise bibliométrica, a partir da qual foram elaborados 12 indicadores da produção científica sobre a temática. Espera-se que o estudo auxilie os pesquisadores com um panorama de importantes características da produção e, dessa forma, traga pistas para o aprofundamento investigativo de problemáticas relativas às interfaces da Educação Especial e da Educação Escolar Indígena.
id UFMS-2_20e8df8b1a999db4275553ccb1f672ea
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/19008
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígenaA escolarização de indígenas com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação tem sido o alvo das pesquisas nas interfaces Educação Especial e Educação Escolar Indígena. Este artigo objetiva produzir indicadores da produção científica nas interfaces Educação Especial e Educação Escolar Indígena, tendo como base teses de Doutorado e dissertações de Mestrado defendidas em Programas de Pós-Graduação brasileiros. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como base de dados o Catálogo de Teses & Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após selecionadas, as teses e dissertações foram submetidas à análise bibliométrica, a partir da qual foram elaborados 12 indicadores da produção científica sobre a temática. Espera-se que o estudo auxilie os pesquisadores com um panorama de importantes características da produção e, dessa forma, traga pistas para o aprofundamento investigativo de problemáticas relativas às interfaces da Educação Especial e da Educação Escolar Indígena.Editora UFMS2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1900810.55028/pdres.v10i24.19008Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 413-4332358-184010.55028/pdres.v10i24reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19008/13284Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNozu, Washington Cesar ShoitiPetelin, Kátia PereiraSá, Michele Aparecida de2023-11-16T04:01:39Zoai:periodicos.ufms.br:article/19008Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-11-16T04:01:39Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena
title Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena
spellingShingle Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena
Nozu, Washington Cesar Shoiti
title_short Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena
title_full Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena
title_fullStr Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena
title_full_unstemmed Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena
title_sort Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena
author Nozu, Washington Cesar Shoiti
author_facet Nozu, Washington Cesar Shoiti
Petelin, Kátia Pereira
Sá, Michele Aparecida de
author_role author
author2 Petelin, Kátia Pereira
Sá, Michele Aparecida de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nozu, Washington Cesar Shoiti
Petelin, Kátia Pereira
Sá, Michele Aparecida de
description A escolarização de indígenas com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação tem sido o alvo das pesquisas nas interfaces Educação Especial e Educação Escolar Indígena. Este artigo objetiva produzir indicadores da produção científica nas interfaces Educação Especial e Educação Escolar Indígena, tendo como base teses de Doutorado e dissertações de Mestrado defendidas em Programas de Pós-Graduação brasileiros. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como base de dados o Catálogo de Teses & Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após selecionadas, as teses e dissertações foram submetidas à análise bibliométrica, a partir da qual foram elaborados 12 indicadores da produção científica sobre a temática. Espera-se que o estudo auxilie os pesquisadores com um panorama de importantes características da produção e, dessa forma, traga pistas para o aprofundamento investigativo de problemáticas relativas às interfaces da Educação Especial e da Educação Escolar Indígena.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19008
10.55028/pdres.v10i24.19008
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19008
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i24.19008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19008/13284
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 413-433
2358-1840
10.55028/pdres.v10i24
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247777660928