Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19008 |
Resumo: | A escolarização de indígenas com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação tem sido o alvo das pesquisas nas interfaces Educação Especial e Educação Escolar Indígena. Este artigo objetiva produzir indicadores da produção científica nas interfaces Educação Especial e Educação Escolar Indígena, tendo como base teses de Doutorado e dissertações de Mestrado defendidas em Programas de Pós-Graduação brasileiros. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como base de dados o Catálogo de Teses & Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após selecionadas, as teses e dissertações foram submetidas à análise bibliométrica, a partir da qual foram elaborados 12 indicadores da produção científica sobre a temática. Espera-se que o estudo auxilie os pesquisadores com um panorama de importantes características da produção e, dessa forma, traga pistas para o aprofundamento investigativo de problemáticas relativas às interfaces da Educação Especial e da Educação Escolar Indígena. |
id |
UFMS-2_20e8df8b1a999db4275553ccb1f672ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/19008 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígenaA escolarização de indígenas com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação tem sido o alvo das pesquisas nas interfaces Educação Especial e Educação Escolar Indígena. Este artigo objetiva produzir indicadores da produção científica nas interfaces Educação Especial e Educação Escolar Indígena, tendo como base teses de Doutorado e dissertações de Mestrado defendidas em Programas de Pós-Graduação brasileiros. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como base de dados o Catálogo de Teses & Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após selecionadas, as teses e dissertações foram submetidas à análise bibliométrica, a partir da qual foram elaborados 12 indicadores da produção científica sobre a temática. Espera-se que o estudo auxilie os pesquisadores com um panorama de importantes características da produção e, dessa forma, traga pistas para o aprofundamento investigativo de problemáticas relativas às interfaces da Educação Especial e da Educação Escolar Indígena.Editora UFMS2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1900810.55028/pdres.v10i24.19008Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 413-4332358-184010.55028/pdres.v10i24reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19008/13284Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNozu, Washington Cesar ShoitiPetelin, Kátia PereiraSá, Michele Aparecida de2023-11-16T04:01:39Zoai:periodicos.ufms.br:article/19008Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-11-16T04:01:39Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena |
title |
Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena |
spellingShingle |
Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena Nozu, Washington Cesar Shoiti |
title_short |
Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena |
title_full |
Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena |
title_fullStr |
Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena |
title_full_unstemmed |
Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena |
title_sort |
Produção científica brasileira nas interfaces educação especial e educação escolar indígena |
author |
Nozu, Washington Cesar Shoiti |
author_facet |
Nozu, Washington Cesar Shoiti Petelin, Kátia Pereira Sá, Michele Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
Petelin, Kátia Pereira Sá, Michele Aparecida de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nozu, Washington Cesar Shoiti Petelin, Kátia Pereira Sá, Michele Aparecida de |
description |
A escolarização de indígenas com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação tem sido o alvo das pesquisas nas interfaces Educação Especial e Educação Escolar Indígena. Este artigo objetiva produzir indicadores da produção científica nas interfaces Educação Especial e Educação Escolar Indígena, tendo como base teses de Doutorado e dissertações de Mestrado defendidas em Programas de Pós-Graduação brasileiros. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como base de dados o Catálogo de Teses & Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após selecionadas, as teses e dissertações foram submetidas à análise bibliométrica, a partir da qual foram elaborados 12 indicadores da produção científica sobre a temática. Espera-se que o estudo auxilie os pesquisadores com um panorama de importantes características da produção e, dessa forma, traga pistas para o aprofundamento investigativo de problemáticas relativas às interfaces da Educação Especial e da Educação Escolar Indígena. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19008 10.55028/pdres.v10i24.19008 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19008 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i24.19008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19008/13284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 413-433 2358-1840 10.55028/pdres.v10i24 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247777660928 |