Percepções sobre ensino de Libras no currículo de formação docente em licenciaturas fluminenses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8182 |
Resumo: | Este artigo aborda o ensino de Libras em cursos de formação docente no Ensino Superior, previsto no Decreto 5.626/05. Tem como objetivo analisar como o ensino de Libras constante do currículo de licenciaturas vem sendo trabalhado em alguns dos municípios no estado do Rio de Janeiro. Através de metodologia qualitativa foram realizadas entrevistas semiestruturadas, em caráter dialógico, com cinco professores da disciplina, buscando os sentidos e significados presentes em suas narrativas. Após análise de conteúdo, emergiram diferentes interpretações sobre a função docente. A análise orientou a construção de três eixos temáticos: Currículo da Disciplina de Libras, Metodologia de Ensino e Formação Profissional. Resultados apontaram para avanços no cumprimento da obrigatoriedade legal, mas percebe-se a obrigatoriedade do ensino da Libras ainda de forma instrumental, desconsiderando aspectos importantes necessários à compreensão dos traços do alunado surdo. Conclui-se que a inclusão vai além do ensino do léxico da língua de sinais, envolvendo compreensão do bilinguismo e biculturalismo de surdos, traços culturais, históricos e educacionais no ensino da disciplina. |
id |
UFMS-2_35f430952948ae76b33cb8419fde1b3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/8182 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções sobre ensino de Libras no currículo de formação docente em licenciaturas fluminensesFormação Docente. Libras. Ensino Superior.Este artigo aborda o ensino de Libras em cursos de formação docente no Ensino Superior, previsto no Decreto 5.626/05. Tem como objetivo analisar como o ensino de Libras constante do currículo de licenciaturas vem sendo trabalhado em alguns dos municípios no estado do Rio de Janeiro. Através de metodologia qualitativa foram realizadas entrevistas semiestruturadas, em caráter dialógico, com cinco professores da disciplina, buscando os sentidos e significados presentes em suas narrativas. Após análise de conteúdo, emergiram diferentes interpretações sobre a função docente. A análise orientou a construção de três eixos temáticos: Currículo da Disciplina de Libras, Metodologia de Ensino e Formação Profissional. Resultados apontaram para avanços no cumprimento da obrigatoriedade legal, mas percebe-se a obrigatoriedade do ensino da Libras ainda de forma instrumental, desconsiderando aspectos importantes necessários à compreensão dos traços do alunado surdo. Conclui-se que a inclusão vai além do ensino do léxico da língua de sinais, envolvendo compreensão do bilinguismo e biculturalismo de surdos, traços culturais, históricos e educacionais no ensino da disciplina.Editora UFMS2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8182Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 94-1102358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8182/7078Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntonio, Luiz Cláudio OliveiraKelman, Celeste Azulay2022-05-27T01:35:44Zoai:periodicos.ufms.br:article/8182Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:35:44Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções sobre ensino de Libras no currículo de formação docente em licenciaturas fluminenses |
title |
Percepções sobre ensino de Libras no currículo de formação docente em licenciaturas fluminenses |
spellingShingle |
Percepções sobre ensino de Libras no currículo de formação docente em licenciaturas fluminenses Antonio, Luiz Cláudio Oliveira Formação Docente. Libras. Ensino Superior. |
title_short |
Percepções sobre ensino de Libras no currículo de formação docente em licenciaturas fluminenses |
title_full |
Percepções sobre ensino de Libras no currículo de formação docente em licenciaturas fluminenses |
title_fullStr |
Percepções sobre ensino de Libras no currículo de formação docente em licenciaturas fluminenses |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre ensino de Libras no currículo de formação docente em licenciaturas fluminenses |
title_sort |
Percepções sobre ensino de Libras no currículo de formação docente em licenciaturas fluminenses |
author |
Antonio, Luiz Cláudio Oliveira |
author_facet |
Antonio, Luiz Cláudio Oliveira Kelman, Celeste Azulay |
author_role |
author |
author2 |
Kelman, Celeste Azulay |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonio, Luiz Cláudio Oliveira Kelman, Celeste Azulay |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente. Libras. Ensino Superior. |
topic |
Formação Docente. Libras. Ensino Superior. |
description |
Este artigo aborda o ensino de Libras em cursos de formação docente no Ensino Superior, previsto no Decreto 5.626/05. Tem como objetivo analisar como o ensino de Libras constante do currículo de licenciaturas vem sendo trabalhado em alguns dos municípios no estado do Rio de Janeiro. Através de metodologia qualitativa foram realizadas entrevistas semiestruturadas, em caráter dialógico, com cinco professores da disciplina, buscando os sentidos e significados presentes em suas narrativas. Após análise de conteúdo, emergiram diferentes interpretações sobre a função docente. A análise orientou a construção de três eixos temáticos: Currículo da Disciplina de Libras, Metodologia de Ensino e Formação Profissional. Resultados apontaram para avanços no cumprimento da obrigatoriedade legal, mas percebe-se a obrigatoriedade do ensino da Libras ainda de forma instrumental, desconsiderando aspectos importantes necessários à compreensão dos traços do alunado surdo. Conclui-se que a inclusão vai além do ensino do léxico da língua de sinais, envolvendo compreensão do bilinguismo e biculturalismo de surdos, traços culturais, históricos e educacionais no ensino da disciplina. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8182 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8182/7078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 94-110 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246361034752 |