O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo Braga Moura, Carlos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Glaúcia Seccatto, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15478
Resumo: Neste trabalho refletimos sobre o ensino de Sociologia no contexto da pandemia de Covid-19, e os potenciais de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e das metodologias ativas na efetivação do processo de ensino-aprendizado por meio remoto. Para tanto, realizamos atividades de análise e pesquisa bibliográfica, aliada a reflexões de uma experiência vivenciada por meio do acompanhamento da prática do ensino, ou seja, aulas da disciplina de Sociologia, em uma escola de ensino médio no município de Anamã-AM. Apresentamos ainda, alguns impactos do cenário de pandemia do Covid-19 na organização escolar, perpassando também pelos desafios que insurgiram e que se apresentaram principalmente aos docentes neste período. Contribuindo para possíveis soluções e/ou formas de convívio com a problemática do ensino da Sociologia em tempos de restrições de convívio e interações sociais presenciais. Por fim, refletimos sobre a adoção de novas TDICs no processo de ensino-aprendizado, e apresentando outras metodologias que podem ser utilizadas, atentando para a emergência imposta à mudança do sistema de ensino convencional.
id UFMS-2_596e6dcf7afc75189bcd74d322ec2ca7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/15478
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafiosNeste trabalho refletimos sobre o ensino de Sociologia no contexto da pandemia de Covid-19, e os potenciais de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e das metodologias ativas na efetivação do processo de ensino-aprendizado por meio remoto. Para tanto, realizamos atividades de análise e pesquisa bibliográfica, aliada a reflexões de uma experiência vivenciada por meio do acompanhamento da prática do ensino, ou seja, aulas da disciplina de Sociologia, em uma escola de ensino médio no município de Anamã-AM. Apresentamos ainda, alguns impactos do cenário de pandemia do Covid-19 na organização escolar, perpassando também pelos desafios que insurgiram e que se apresentaram principalmente aos docentes neste período. Contribuindo para possíveis soluções e/ou formas de convívio com a problemática do ensino da Sociologia em tempos de restrições de convívio e interações sociais presenciais. Por fim, refletimos sobre a adoção de novas TDICs no processo de ensino-aprendizado, e apresentando outras metodologias que podem ser utilizadas, atentando para a emergência imposta à mudança do sistema de ensino convencional.Editora UFMS2022-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1547810.55028/pdres.v9i21.15478Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 21 (2022): Lutas e Resistências em Michel Foucault; 290-3082358-184010.55028/pdres.v9i21reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15478/11741Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEduardo Braga Moura, CarlosGlaúcia Seccatto, Ana2023-08-19T03:55:50Zoai:periodicos.ufms.br:article/15478Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:55:50Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios
title O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios
spellingShingle O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios
Eduardo Braga Moura, Carlos
title_short O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios
title_full O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios
title_fullStr O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios
title_full_unstemmed O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios
title_sort O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios
author Eduardo Braga Moura, Carlos
author_facet Eduardo Braga Moura, Carlos
Glaúcia Seccatto, Ana
author_role author
author2 Glaúcia Seccatto, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo Braga Moura, Carlos
Glaúcia Seccatto, Ana
description Neste trabalho refletimos sobre o ensino de Sociologia no contexto da pandemia de Covid-19, e os potenciais de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e das metodologias ativas na efetivação do processo de ensino-aprendizado por meio remoto. Para tanto, realizamos atividades de análise e pesquisa bibliográfica, aliada a reflexões de uma experiência vivenciada por meio do acompanhamento da prática do ensino, ou seja, aulas da disciplina de Sociologia, em uma escola de ensino médio no município de Anamã-AM. Apresentamos ainda, alguns impactos do cenário de pandemia do Covid-19 na organização escolar, perpassando também pelos desafios que insurgiram e que se apresentaram principalmente aos docentes neste período. Contribuindo para possíveis soluções e/ou formas de convívio com a problemática do ensino da Sociologia em tempos de restrições de convívio e interações sociais presenciais. Por fim, refletimos sobre a adoção de novas TDICs no processo de ensino-aprendizado, e apresentando outras metodologias que podem ser utilizadas, atentando para a emergência imposta à mudança do sistema de ensino convencional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15478
10.55028/pdres.v9i21.15478
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15478
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v9i21.15478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15478/11741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 21 (2022): Lutas e Resistências em Michel Foucault; 290-308
2358-1840
10.55028/pdres.v9i21
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247327821824