O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15478 |
Resumo: | Neste trabalho refletimos sobre o ensino de Sociologia no contexto da pandemia de Covid-19, e os potenciais de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e das metodologias ativas na efetivação do processo de ensino-aprendizado por meio remoto. Para tanto, realizamos atividades de análise e pesquisa bibliográfica, aliada a reflexões de uma experiência vivenciada por meio do acompanhamento da prática do ensino, ou seja, aulas da disciplina de Sociologia, em uma escola de ensino médio no município de Anamã-AM. Apresentamos ainda, alguns impactos do cenário de pandemia do Covid-19 na organização escolar, perpassando também pelos desafios que insurgiram e que se apresentaram principalmente aos docentes neste período. Contribuindo para possíveis soluções e/ou formas de convívio com a problemática do ensino da Sociologia em tempos de restrições de convívio e interações sociais presenciais. Por fim, refletimos sobre a adoção de novas TDICs no processo de ensino-aprendizado, e apresentando outras metodologias que podem ser utilizadas, atentando para a emergência imposta à mudança do sistema de ensino convencional. |
id |
UFMS-2_596e6dcf7afc75189bcd74d322ec2ca7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/15478 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafiosNeste trabalho refletimos sobre o ensino de Sociologia no contexto da pandemia de Covid-19, e os potenciais de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e das metodologias ativas na efetivação do processo de ensino-aprendizado por meio remoto. Para tanto, realizamos atividades de análise e pesquisa bibliográfica, aliada a reflexões de uma experiência vivenciada por meio do acompanhamento da prática do ensino, ou seja, aulas da disciplina de Sociologia, em uma escola de ensino médio no município de Anamã-AM. Apresentamos ainda, alguns impactos do cenário de pandemia do Covid-19 na organização escolar, perpassando também pelos desafios que insurgiram e que se apresentaram principalmente aos docentes neste período. Contribuindo para possíveis soluções e/ou formas de convívio com a problemática do ensino da Sociologia em tempos de restrições de convívio e interações sociais presenciais. Por fim, refletimos sobre a adoção de novas TDICs no processo de ensino-aprendizado, e apresentando outras metodologias que podem ser utilizadas, atentando para a emergência imposta à mudança do sistema de ensino convencional.Editora UFMS2022-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1547810.55028/pdres.v9i21.15478Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 21 (2022): Lutas e Resistências em Michel Foucault; 290-3082358-184010.55028/pdres.v9i21reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15478/11741Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEduardo Braga Moura, CarlosGlaúcia Seccatto, Ana2023-08-19T03:55:50Zoai:periodicos.ufms.br:article/15478Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:55:50Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios |
title |
O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios |
spellingShingle |
O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios Eduardo Braga Moura, Carlos |
title_short |
O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios |
title_full |
O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios |
title_fullStr |
O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios |
title_full_unstemmed |
O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios |
title_sort |
O ensino de sociologia na pandemia: reflexões sobre o ensino remoto emergencial e outros desafios |
author |
Eduardo Braga Moura, Carlos |
author_facet |
Eduardo Braga Moura, Carlos Glaúcia Seccatto, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Glaúcia Seccatto, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eduardo Braga Moura, Carlos Glaúcia Seccatto, Ana |
description |
Neste trabalho refletimos sobre o ensino de Sociologia no contexto da pandemia de Covid-19, e os potenciais de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e das metodologias ativas na efetivação do processo de ensino-aprendizado por meio remoto. Para tanto, realizamos atividades de análise e pesquisa bibliográfica, aliada a reflexões de uma experiência vivenciada por meio do acompanhamento da prática do ensino, ou seja, aulas da disciplina de Sociologia, em uma escola de ensino médio no município de Anamã-AM. Apresentamos ainda, alguns impactos do cenário de pandemia do Covid-19 na organização escolar, perpassando também pelos desafios que insurgiram e que se apresentaram principalmente aos docentes neste período. Contribuindo para possíveis soluções e/ou formas de convívio com a problemática do ensino da Sociologia em tempos de restrições de convívio e interações sociais presenciais. Por fim, refletimos sobre a adoção de novas TDICs no processo de ensino-aprendizado, e apresentando outras metodologias que podem ser utilizadas, atentando para a emergência imposta à mudança do sistema de ensino convencional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15478 10.55028/pdres.v9i21.15478 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15478 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v9i21.15478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15478/11741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 21 (2022): Lutas e Resistências em Michel Foucault; 290-308 2358-1840 10.55028/pdres.v9i21 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247327821824 |